Veja como uma parceria estratégica pode alavancar o seu negócio

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O caminho para a aquisição de novos clientes, ou a obtenção de melhores resultados, passa por várias abordagens. Uma delas, até certo tempo atrás pouco utilizada, é a aposta em parcerias estratégicas com o objetivo de alavancar um negócio.

Em constante expansão, principalmente relacionado aos processos de tecnologia da informação (TI), o segmento de outsourcing consultivo é uma forte tendência.

O relacionamento saudável entre empresas que podem trabalhar juntas e cooperar na construção de sólidos resultados permite uma visão mais aprofundada de um negócio e a aceleração de recursos. Esse é um fator que pode auxiliar em projetos específicos, nos quais a empresa parceira tenha domínio de um assunto de alta eficiência.

Negócios cada vez mais conectados comprovam que um dos caminhos da transformação digital é, justamente, o investimento em uma parceria estratégica com um executivo de negócios. Entenda neste artigo como unir forças pode ampliar os ganhos da sua empresa!

Parceria estratégica: porque é tão importante!

A partir do momento que se torna possível realizar alianças com grandes empresas, ideias que ainda estão em fase de crescimento, ou não contam com grande expertise em certos universos, passam a ter disponível um know-how diferenciado.

Com isso, a parceria estratégica se mostra como uma forma de explorar inovações tecnológicas e descobrir maneiras de se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Isso acontece, principalmente, porque a contratação de profissionais externos para a obtenção de resultados pode ser algo muito complexo e que traz grandes custos! Por isso o outsourcing, ou as alianças estratégicas, possibilitam que um profissional muito qualificado colabore em questões técnicas e decisivas que vão melhorar a sua empresa.

Como realizar: prepare-se para crescer

O relacionamento saudável para uma parceria estratégica começa com a escolha correta das empresas com as quais se associar. Antes mesmo de celebrar um acordo, é essencial:

  • consultar a reputação da futura empresa parceira;
  • estabelecer ou avaliar as regras para o negócio;
  • alinhar as formas de ação por meio de reuniões de planejamento;
  • definir questões financeiras ou estabelecer um orçamento;
  • determinar por meio de quais métricas os resultados serão acompanhados;
  • indicar um prazo para análise de resultado;
  • compartilhar os objetivos e garantir que ambas as partes estão de acordo;
  • avaliar os potenciais resultados e ver se eles se adéquam às necessidades atuais da sua empresa.

Até agora já ficou claro que o diferencial para uma parceria estratégica de sucesso está na escolha acertada da empresa parceira.

É importante celebrar alianças com companhias que estejam disponíveis para entregar total suporte, apresentando relatórios com métricas para tomadas de decisão. Só assim pode-se medir a eficiência de um acordo.

Além disso, é importante que as empresas parceiras contem com a disponibilidade necessária para a construção de soluções que realmente façam a diferença.

A escolha de uma parceria estratégica

Com tamanho potencial e um amplo universo de opções, também é interessante lembrar que existem alguns tipos de soluções entregues pelas parcerias estratégicas. Qual delas é a mais necessária para o momento atual da sua empresa?

Lembre-se que a aposta é uma maneira do seu negócio e colaboradores seguirem totalmente focados naquilo que sabem fazer melhor, sem desviar a atenção para outras questões que podem ser entregues à profissionais mais qualificados para tal.

A visão de um profissional externo deve estar ligada à melhoria da rotina de uma empresa — para assim terceirizar a realização das funções altamente específicas, que fogem do escopo de atuação de um negócio.

Para celebrar uma parceria estratégica também é importante que você avalie os pontos fortes exclusivos do seu negócio, assim como suas carências. Desse modo, você consegue traçar as melhores estratégias e lidar melhor com as dificuldades do seu negócio.

Benefícios de uma parceria estratégica: como definir

Uma parceria estratégica permite uma relação onde ambas as partes saem ganhando. Essa significativa vantagem surge a partir do momento em que duas empresas trabalham em conjunto para a construção de um resultado único.

Por permitir a expansão do mercado e gerar a aceleração de recursos, alianças desse tipo são favorecidas por ambientes digitais. É aí que entram a atuação do executivo de serviço.

Parceria estratégica de executivo de serviço

Para as empresas que buscam um olhar de um especialista altamente capacitado para acompanhar o seu negócio na esfera de TI, uma opção é a aposta em um parceria com executivo de serviço.

Essa é uma maneira de contar com um atendimento personalizado para a análise das mais adequadas demandas de soluções tecnológicas para o seu negócio.

O bom funcionamento deve se dar a partir de uma série de diferenciais que permitem a real obtenção de resultados. Veja quais são:

Qualidade

Uma parceria estratégica precisa ser feita com uma equipe especializada, capacitada para aplicar as melhores práticas e reduzir riscos. São equipes treinadas e certificadas em seus ramos de especialidade.

Eficiência

Respeito aos prazos e adequação às expectativas são pontos que definem se os resultados serão, ou não, alcançados. Para um executivo de serviço, esse é um diferencial que determina a conquista de soluções realmente ágeis. Afinal, nenhuma empresa tem tempo a perder.

Relatórios

Os processos de uma parceria estratégica de executivo de serviço precisam ser acompanhados por meio de métricas de desempenho, consumo e performance. Os dados são a referência que mostra o quanto o projeto trouxe de benefícios para a sua empresa.

Suporte

Contar com uma aliança de sucesso é, também, contar com um suporte — aquela ajuda que está sempre disponível. Melhor ainda se ele for realizado em português e poder ser utilizado todos os dias, a qualquer hora, sem custo, por meio de um painel de gerenciamento ou pelo telefone.

A eficiência de uma parceria estratégica para um executivo de negócios é um diferencial que apenas empresas sólidas no mercado conseguem entregar.

É preciso, por isso, avaliar a reputação e garantir que existem recursos acessíveis para o monitoramento do ambiente, desde a implementação à execução — assim como análise de resultados por meio de Service Level Agreement (SLA) e Key Performance Indicator (KPI). Os feedbacks constantes em todas as fases do projeto garantem o sucesso da aliança.

O que você acha de ter uma parceria estratégica para o seu negócio? Os benefícios de contar com um executivo de serviços podem determinar o sucesso da sua empresa no caminho da transformação digital.

Para saber mais sobre como uma parceria estratégica pode melhorar os resultados da sua empresa, entre em contato!