Qual a relação entre a cultura da inovação e investimento tecnológico?

em Tendências.

O investimento em tecnologia é um dos pilares do desenvolvimento da cultura da inovação dentro de uma empresa. É fundamental estimular a criatividade da equipe para que a organização seja capaz de se adaptar e aderir a transformação digital e, uma das formas de alcançar isso, é aplicando recursos em equipamentos e sistemas de vanguarda.

Quando os colaboradores estão em contato direto com o que há de mais moderno na sua área de atuação, eles enxergam melhor as possibilidades de aplicação dessas tecnologias nas suas rotinas e como elas podem potencializar a operação da empresa.

Neste artigo, explicaremos melhor qual é essa relação profunda entre cultura da inovação e investimento tecnológico e porque esses dois elementos são tão importantes para qualquer empresa no contexto atual.

Cultura da inovação impulsionada pela tecnologia

A tecnologia é hoje parte estrutural da geração de valor de praticamente qualquer empresa em todas as áreas de atuação, e a tendência é que esse movimento se intensifique nos próximos anos. As organizações incapazes de percorrerem a transformação digital estão sendo ultrapassadas por concorrentes mais rápidos e produtivos, e é improvável que elas sobrevivam se não conseguirem se adaptar.

O primeiro passo para a mudança é a consciência de que a transformação precisa ser feita, e hoje muitas empresas já estão nesse estágio. Depois disso, é esperado que a gestão desenvolva uma estratégia de inovação, mas é um erro acreditar que só isso basta. É preciso também amadurecer a cultura organizacional.

A frase célebre “A cultura engole a estratégia no café da manhã”, de Peter Drucker, se encaixa perfeitamente neste contexto. Caso uma estratégia seja implementada sem levar em conta a cultura da empresa, ela será rejeitada de imediato pela equipe.

Para que a estratégia funcione, é preciso investir, também, em cultura da inovação. E parte desse investimento precisa ser destinado para novas tecnologias.

A inovação não é apenas a introdução de novas tecnologias na empresa, mas também a transformação de processos, rotinas de trabalho e adoção de modelos de negócio mais eficientes.

Mas é inegável que o que impulsiona essas mudanças são as possibilidades criadas pelas novas tecnologias e, para ser capaz de perceber como isso acontece, é crucial que a equipe tenha contato com essas novidades.

Contato direto com as tendências da área

Com o investimento tecnológico certo, os colaboradores da empresa terão contato direto com as principais tendências da área.

Existe uma diferença muito grande entre ler e ouvir falar sobre as novas tecnologias, e ter a oportunidade de colocar as mãos em um sistema ou equipamento de ponta. Para entender de fato como uma tecnologia disruptiva funciona, é preciso um pouco de conhecimento empírico.

A inovação é um processo que envolve tentativa e erro. E para explorar as possibilidades de uma nova tecnologia, o time precisa, antes de tudo, ter a chance de testá-la na prática.

Portanto, é fundamental investimentos que levem as novas tecnologias para dentro das empresas, disponibilizando a vanguarda da inovação aos colaboradores. Dessa forma, a cultura da inovação é naturalmente incentivada entre a equipe.

Vantagens competitivas proporcionadas pelo investimento tecnológico

O avanço tecnológico de uma empresa sempre será uma vantagem competitiva importante. Se ela conta com equipamentos mais modernos que o restante do mercado, será capaz de produzir mais e com mais qualidade e velocidade.

Mas as vantagens competitivas proporcionadas pelo investimento tecnológico não se resumem a máquinas melhores: a empresa que aplica parte dos seus recursos em tecnologia também cria um ambiente ideal para o florescimento da cultura da inovação.

Quando os colaboradores estão próximos das últimas tendências da sua área e contam com tecnologias de vanguarda no ambiente de trabalho, eles vão naturalmente explorar as possibilidades desses equipamentos e com isso descobrir mudanças não apenas quantitativas como também qualitativas no modelo de trabalho da organização.

Se, por exemplo, uma empresa de autopeças adquire um sistema que acelere os processos de expedição de produtos dentro da sua linha produtiva, o primeiro impacto sentido será uma produtividade mais rápida.

Mas, se o time que trabalha com as novas ferramentas já aderiu a cultura da inovação, é provável que em algum tempo sejam descobertas formas de utilizar as novas tecnologias para reduzir custos na área, e aprimorar o nível de detalhe do trabalho, sem a necessidade de um esforço maior.

Por isso, é crucial inserir elementos que fomentem a inovação dentro da empresa e permitam que os colaboradores sejam capazes de sugerir mudanças nos processos produtivos e até mesmo na proposta de valor do negócio.

Se existir uma abertura da gestão para a inovação, é esperado que os resultados dos investimentos tecnológicos cheguem muito além de uma simples mudança quantitativa e que a empresa se transforme com esse tipo de investimento.

Possibilidade de atuação mais estratégica da equipe

Foi-se o tempo em que a definição de estratégias era um privilégio reservado apenas aos cargos de gestão de uma empresa. Com a transformação digital, todos os times operacionais passam a ter uma atuação mais estratégica, e isso é proporcionado pelo investimento em novas tecnologias.

Quando a empresa tem uma cultura de inovação amadurecida, todos os colaboradores serão capazes de perceber possibilidades de mudanças em processos produtivos, rotinas de trabalho e até na proposta de valor do negócio.

Como o time operacional é quem está de fato trabalhando com as novas tecnologias e observando seus resultados práticos, eles serão os primeiros a perceber formas de aprimorar o desempenho com base na utilização desses equipamentos e sistemas.

Mas, se ainda não faz parte da cultura da empresa ouvir seus colaboradores, essas oportunidades se perderão e o processo de transformação digital será consideravelmente mais lento.

E é por isso que, ao investir em tecnologias e estratégias de inovação é preciso saber também como desenvolver a cultura organizacional, abrindo espaço para que todos tenham uma atuação estratégica e sejam capazes de colaborar com o progresso da companhia.

Quer saber mais sobre as soluções da Locaweb Corp? Acesse nosso site!