Porque ter uma tecnologia de armazenamento de dados é importante para minha instituição de ensino?

em Tendências.

Porque ter uma tecnologia de armazenamento de dados é importante para minha instituição de ensino?

Os últimos anos foram marcados não só pela popularização de serviços de Big Data, dos dispositivos da Internet das Coisas e da computação em nuvem, mas também pelo aumento contínuo do número de sistemas que lidam com grandes quantidades de informações.

E, em um cenário no qual o aumento no volume de dados cresce, os métodos tradicionais de armazenamento deixaram de atender às necessidades de uma infraestrutura escalável, de alta performance e disponibilidade, fazendo sentido a busca por outras tecnologias.

Poder organizar as atividades e ter uma maior otimização nos processos é fundamental, por exemplo, para que a instituição de ensino consiga otimizar a gestão educacional, oferecendo um serviço de qualidade para os alunos e melhores ferramentas de trabalho para os professores e demais colaboradores.

Entre uma das opções mais populares para solucionar tais problemas, destaca-se o Object Storage. Essa arquitetura de armazenamento de dados foi criada para que empresas tenham uma infraestrutura de TI capazes de lidarem com diversos tipos de arquivos, como por exemplo multimídia, logs de dados e soluções de computação em nuvem com alta performance e baixos índices de indisponibilidade.

Como o Object Storage pode ser utilizado pela instituição de ensino

O Object Storage possui diferentes aplicações no meio corporativo. Em geral, elas estão ligadas a processos que lidam com uma grande quantidade de dados (como armazenamento de arquivos multimídia e logs de uso de sistemas). Entre as principais, podemos destacar o armazenamento de:

imagens;

conteúdos de páginas web;

documentos de texto;

vídeos;

músicas;

backups;

arquivos de logs;

dados de sensores.

A tecnologia de armazenamento do Object Storage então, pode ser muito importante para um trabalho de qualidade da secretaria e tesouraria da instituição, por exemplo, locais que concentram importantes informações da instituição, como a ficha pessoal de cada aluno, dados cadastrais, matrículas, histórico de provas, solicitações financeiras, etc.

Vantagens do Object Storage

Com a utilização do Object Storage, o acesso aos dados ganha agilidade e toda a infraestrutura de serviços digitais torna-se mais escalável. Entre os seus principais benefícios, podemos destacar:

Ganho de escalabilidade operacional

O Object Storage é uma arquitetura de armazenamento de dados que, ao contrário dos métodos tradicionais, é facilmente escalável.

Baixo custo de manutenção

A maioria das aplicações que trabalham com Object Storage são projetadas para fornecer o máximo de desempenho sem que isso comprometa os custos operacionais, mesmo em situações de sobrecarga.

A instituição passa a ter custos mais precisos, que variam pouco em caso de aumento da quantidade de recursos contratados.

Durabilidade

O Object Storage é uma arquitetura projetada para ter uma grande durabilidade. Isso é algo crucial quando trabalhamos com arquivos em larga escala, uma vez que um problema de hardware pode comprometer todas as atividades do negócio.

Além disso, essa é uma arquitetura que já possui mecanismos para lidar com falhas. O Object Storage é dotado de recursos que facilitam o gerenciamento de falhas em discos, servidores e quedas de sistemas. Assim, o usuário terá acesso a aplicações com um nível elevado de disponibilidade e integridade dos dados.

Acesso rápido aos dados

O Object Storage torna o acesso aos dados mais simples e ágil do que outras opções. Como a arquitetura de arquivos não possui um sistema de diretórios, os sistemas conseguem localizar um objeto (arquivo) com maior rapidez. Isso pode facilitar e agilizar, por exemplo, o trabalho do departamento de compras da instituição, que necessita consultar os dados de um fornecedor que prestou um serviço de três anos atrás, ou o departamento de RH, que precisa consultar a ficha de um professor para fins trabalhistas.

Simples de gerenciar

O Object Storage simplifica a gestão de grandes quantidades de registros não estruturados. O gestor de TI pode modificar os seus recursos com maior agilidade, sem ter que se preocupar com particionamento de discos, configuração de árvores de arquivos ou outros detalhes que possam reduzir o tempo de resposta às demandas de usuários. Assim, a infraestrutura consegue fornecer o máximo de desempenho continuamente.

Esses são alguns dos benefícios que uma tecnologia de armazenamento, em especial, o Object Storage, pode oferecer para uma instituição. O grande volume de dados armazenado pode trazer maior organização e segurança para sua instituição, mas o que fazer com esses dados? Em que momento eu posso utilizá-los como informação e aplicá-los para que consiga obter resultados mais efetivos?

Confira como estratégias de Big Data podem ser utilizadas e personalizadas para o segmento de Educação.

Tem alguma dúvida sobre armazenamento de dados? Entre em contato conosco.