Por que devo terceirizar a gestão de projeto da minha empresa?

em Tendências.

Com a aprovação da lei da terceirização em 2017 (13.429/2017 e 13.467/2017), acionar profissionais altamente qualificados para a realização de tarefas temporárias passou a ser uma escolha ainda mais segura para os empresários. Na gestão de projetos, isso pode figurar como a melhor saída buscando alavancar ou escalar o seu negócio!

A terceirização possibilita um ganho de competitividade para empresas que querem ampliar e especializar seu ramo de atuação, com o benefício de custos reduzidos. Trata-se de uma solução que aumenta a eficiência em processos internos, seja para implementar ações de melhoria no funcionamento da corporação ou para a manutenção de equipamentos.

Um levantamento realizado pelo Sebrae indica que 87% das empresas da indústria utilizam ou já utilizaram a terceirização. Além disso, 46% dos empresários de pequenos negócios afirmam encontrar dificuldade na busca por colaboradores qualificados. A combinação mostra que ir além da atividade principal pode ser uma razão para recorrer à mão de obra externa.

Você se interessa pelo assunto? Então entenda neste post como a terceirização da gestão de projeto pode impactar no seu negócio e até mesmo afetar o posicionamento da companhia perante a concorrência. Boa leitura!

O que significa terceirizar a gestão de projeto?

De acordo com o Project Management Body of Knowledge (PMBOK), um projeto é “um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que projetos são temporários e exclusivos, enquanto operações são contínuas e repetitivas”.

A definição em questão faz parte do Project Management Institute (PMI), instituto que é referência em modelo de gestão de negócios. Mas como se dá a terceirização neste caso específico?

A terceirização da gestão de projetos na prática

Terceirizar a gestão de projetos consiste em uma solução altamente eficiente para quem precisa viabilizar a execução de tarefas ou ações em uma empresa, com um objetivo e prazo de duração pré-determinado.

Essa prática pode ser empregada para melhorar a infraestrutura de tecnologia da informação (TI) ou aprimorar processos internos. Tudo isso sem afetar a rotina da corporação, evitando investimentos em capacitações para que os colaboradores estejam mais aptos e preparados para determinada área de atuação.

Tendo a transformação digital como uma necessidade cada vez mais urgente, quando a organização não dispõe de mão de obra qualificada internamente, são contratadas empresas terceiras, que ficam responsáveis por viabilizar a realização do projeto.

Por isso, a aplicação na gestão de projetos tem sido cada vez mais utilizada — em geral delegada para uma equipe externa.

Sendo assim, a terceirização de projetos é interessante especialmente para soluções temporárias. Assim, implementa-se novas práticas, nas quais é preciso experiência diferenciada na área de atuação ou mesmo o uso de tecnologias de alto custo.

Enfim, quer saber como a terceirização da gestão de projetos impacta na rotina da empresa? Confira!

Quais os benefícios do outsourcing em projetos?

A terceirização de qualquer atividade em uma empresa, conforme citado acima, é importante para que os colaboradores possam se dedicar exclusivamente ao que sabem fazer — sem criar uma quebra na rotina produtiva.

Vale ressaltar também que quando o novo projeto demanda dedicação ou conhecimento além do disponível internamente na empresa, o olhar externo permite que os projetos sejam implementados com mais eficiência.

Isso acontece no momento em que colaboradores não estão capacitados para exercer tais tarefas ou em situações nas quais é necessária uma infraestrutura muito especializada — o que costuma ocorrer no caso das soluções de TI.

Um dos principais benefícios de todas as formas de terceirização é a possibilidade de permitir que os funcionários internos sigam focados na sua área de especialização. Da mesma maneira, há benefícios como a especialização dos serviços, agregando novas visões e percepções para o desenvolvimento da empresa.

Veja algumas outras vantagens:

  • redução de custos;
  • maior flexibilidade;
  • imparcialidade nas análises;
  • qualidade das entregas;
  • cumprimento de prazos;
  • objetividade na execução do projeto;
  • possibilidade de crescimento eficiente para o negócio.

Outro ponto relevante, por fim, é que a terceirização impede possíveis vínculos empregatícios com trabalhadores escalados apenas para ações temporárias — o que pode trazer problemas futuros para a companhia.

O que avaliar antes de contratar uma empresa para gestão de projetos?

Para que a gestão de projetos terceirizada ocorra da maneira adequada e traga bons resultados para a corporação, é essencial compreender, antes de tudo, como deve funcionar o trabalho.

Em resumo, a terceirização da gestão de projetos acontece da seguinte maneira:

  1. planejamento;
  2. execução;
  3. entrega.

Por meio dessas três etapas é possível organizar, analisar e gerenciar transformações na organização, tendo em vista a redução de riscos e falhas em processos altamente eficazes.

Para que as mudanças tragam os efeitos esperados, é essencial verificar o protocolo oferecido pela empresa de outsourcing e qual o planejamento apresentado.

Nesse momento, contratante e contratada devem alinhar o prazo para a entrega final do projeto já aplicado na prática, assim como todos os custos envolvidos.

Além disso, é primordial consultar a experiência da empresa terceirizada no ramo, o respeito às normas trabalhistas, sua reputação e seu know-how — da mesma forma como a capacidade de ofertar soluções que estejam no nível de exigência esperado pelos gestores da companhia.

Participação da empresa durante a implementação do projeto

Para quem contrata um terceiro para a gestão de projeto, é vital incorporar a parceria estratégica como modo de agregar diversos benefícios para o negócio. Para isso, os colaboradores que estiverem em contato direto com a terceirizada devem fornecer as ferramentas e dados solicitados para o sucesso durante a implementação do projeto.

Acompanhar o planejamento e a execução do que foi planejado também é de suma importância. Desta maneira, pode-se interferir no momento adequado, caso necessário.

O controle de gastos operacionais e a eficiência do gerenciamento de atividades terceirizadas faz com que seu negócio tenha resultados rápidos sem grandes riscos — em alto nível de especialização.

Agora que já sabe por que deve terceirizar a gestão de projetos da empresa, descubra como incorporar profissionais especializados e com foco em resultados no seu empreendimento: conheça a solução de gestão de projeto Locaweb Corp!