Os 5 benefícios do Outsourcing de TI para a sua empresa

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Uma pesquisa feita em todo o mundo pelo Everest Group mostra que o Brasil é hoje um dos países que mais criam oportunidades em outsourcing de TI. E isso vem de uma crescente que teve início em 2013, quando essa modalidade de serviço ganhou rápida força global — a IDC estima que naquele ano os serviços de tecnologia baseados nessa prática movimentaram R$ 12 bilhões no país.

São muitas as razões pelas quais o outsourcing de TI é uma realidade cada vez mais presente nas empresas brasileiras, e elas vão muito além de apenas reduzir custos. Se antes essa prática era vista com reticência pelos gestores de TI, hoje é aceita com mais simpatia.

E é justamente sobre isso que vamos refletir neste artigo. Continue lendo para entender o que é e quais benefícios sua empresa pode obter com essa modalidade de aquisição de serviços e recursos tecnológicos!

O que é outsourcing de TI

Uma definição bem prática do que é outsourcing de Tecnologia da Informação pode ser encontrada no Glossário de TI do Gartner: “o uso de prestadores de serviços externos para entregar TI efetiva”.

Em outras palavras, estamos falando da prática de terceirizar serviços ou tarefas estratégicas de uma empresa em relação à tecnologia, transferindo boa parte das responsabilidades para um ou mais fornecedores especializados.

Ao praticar outsourcing de TI, portanto, uma empresa coloca nas mãos de seus fornecedores atividades como gestão de infraestrutura, monitoramento e controle de segurança da informação, desenvolvimento de softwares e aplicativos, suporte etc.

A maneira mais comum de controlar como o serviço terceirizado está sendo realizado pelo fornecedor especializado é a mediação por um acordo de nível de serviço (SLA).

O uso do outsourcing, em muitos casos, faz todo o sentido. Tarefas mais operacionais ou que requerem uma habilitade técnica muito específica geram muita demanda e se o equipe interna dedicar tempo com estas ações, fica impedida de atuar em projetos estratégicos e de grande impacto para o negócio.

São muitas as razões para que o outsourcing de TI seja cada vez mais adotado pelas empresas. Entre elas, destacam-se:

  • redução e controle de custos operacionais;
  • ajuste de foco de atuação do time de TI;
  • busca de acesso a capacidades tecnológicas excepcionais;
  • liberação de recursos internos (financeiros, humanos etc.) para outros fins;
  • superação da falta de recursos tecnológicos próprios;
  • transferência de riscos diversos para fornecedores experientes.

5 grandes benefícios do outsourcing de TI para a sua empresa

Agora que você já sabe exatamente o que significa outsourcing de TI, vamos a uma lista detalhada das vantagens que essa prática pode trazer ao seu negócio:

1. Ganho de eficiência na gestão de TI

Como boa parte das atividades operacionais passa a ser executada pelo fornecedor, o time interno de TI tem mais tempo para se dedicar a desenvolver soluções e pensar inovações.

Além disso, para demonstrar os resultados, os fornecedores de outsourcing costumam trabalhar com indicadores-chave de desempenho (KPIs – Key Performance Indicators), o que fornece aos gestores de TI dados sobre performance, disponibilidade, segurança etc. e traz mais inteligência e poder de decisão para a governança.

2. Redução de custos

Normalmente, custa muito dinheiro manter uma equipe interna de TI com todas as funções necessárias para o máximo desempenho. Também é necessário comprar equipamentos e ferramentas sempre atualizadas e fazer sua manutenção constantemente, o que torna a operação onerosa para as finanças da empresa.

Também nisso o outsourcing de TI pode ajudar. Por um valor fixo (ou conforme as demandas, o que dá previsibilidade de gastos), os fornecedores entregam os serviços necessários, e cabe a eles a preocupação em manter seu time sempre com máxima eficiência.

3. Constantes atualizações tecnológicas e metodológicas

Como sabemos, o mercado de TI está em constante evolução. Assim, softwares, hardwares, melhores práticas e metodologias se tornam obsoletos com rapidez, sendo substituídos por novidades. Acompanhar essa dinâmica pode ser caro e demandar muito tempo de um time de TI que precisa fornecer soluções rápidas para o dia a dia corporativo.

O outsourcing de TI também evita que as empresas se tornem desatualizadas. Mais que isso, pode ajudar a garantir que a performance dos serviços e recursos tecnológicos esteja em constante melhoria. E isso contribui para a competitividade frente a um mercado que não para de investir em novidades, seja em ferramentas ou métodos.

4. Aumento de capacidades e ganho de reputação

No que se refere às capacidades de atendimento ao mercado, também o outsourcing de TI pode ajudar. Um exemplo disso é a obtenção de certificações de infraestrutura, que nem sempre é fácil de se conseguir, visto que contratar profissionais certificados para o time interno custa caro e demanda longos períodos de recrutamento e seleção.

Ao contar com equipe altamente especializada, advinda do fornecedor terceirizado, em pouco tempo, a empresa começa a transparecer para o mercado seu ganho de capacidade tecnológica. E isso, em médio e longo prazo, faz bem para a reputação da marca, que passa a ser vista como eficiente e confiável.

5. Ganho de produtividade e melhoria nos resultados do departamento de TI

Por fim, contando com a ajuda de um ou mais fornecedores externos, o departamento de TI tem o apoio necessário para ampliar suas capacidades e se dedicar à criação de soluções inovadoras para o negócio.

Isso faz com que os profissionais da área não sejam mais sobrecarregados e possam se dedicar exclusivamente às demandas inesperadas que surgem no cotidiano corporativo. O foco da equipe passa a ser bem mais voltado para a produtividade e entrega de resultados mensuráveis e satisfatórios.

Em suma, ao obter serviços e recursos de tecnologia da informação por meio do outsourcing, as empresas elevam suas capacidades a um patamar de alta performance. E isso é feito com custos menores e mais bem controlados, trazendo eficiência para o gerenciamento tecnológico, ganho de reputação e melhorias na produtividade e no cenário geral dos resultados.

A adoção dessa prática, no entanto, requer uma visão mais progressista da forma como a tecnologia é adquirida e administrada — tanto por parte dos executivos de TI quanto da diretoria das empresas. A descentralização dos controles e a visão de parceria com fornecedores especializados são fundamentais para a obtenção de sucesso.

 

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