Quais são as principais vantagens do Cloud PCI?

em Tendências.

Você já deve conhecer a computação em nuvem e compreender como esse sistema funciona. Mas, agora, a bola da vez é o cloud PCI, uma estrutura altamente controlada, segura e certificada por esse padrão de segurança.

O PCI DSS é administrado pelo PCI Security Standards Council, que é composto por empresas do setor de cartões de pagamento, como American Express, MasterCard e Visa.

Mas, o que isso tem a ver com a sua empresa? A resposta é simples. Ao utilizar esse nível de segurança extra, você aumenta a competitividade do seu negócio e traz mais garantia aos clientes.

Para entender melhor esse contexto, neste post explicaremos o conceito de cloud PCI, para que serve e suas vantagens. Acompanhe!

O que é cloud PCI?

As empresas contam com diferentes padrões de segurança PCI. Os fabricantes têm o PTS, os desenvolvedores de softwares, o PA-DSS, e os comerciantes e prestadores de serviços, o DSS. O foco deste artigo é justamente esse último certificado, que é empregado a qualquer empresa que armazene, processe ou transmita dados do titular de um cartão ou informações que requerem algum tipo de autenticação.

Nesse contexto, a nuvem compatível com o PCI é aquela que tem níveis extras de segurança para salvar os dados do portador do cartão. As informações também ficam mais disponíveis e permanecem em uma estrutura segura e certificada por esse padrão.

Na prática, há centenas de itens de controle que preservam qualquer transação que exija autenticação, como uma compra feita no cartão de crédito. No entanto, para alcançar todos esses benefícios, é preciso que a empresa prestadora do serviço seja certificada em PCI DSS.

Para que serve?

A própria explicação do conceito da nuvem compatível com o PCI já especifica sua serventia. Para sua empresa, essa é a oportunidade de armazenar, processar e transmitir dados a partir de uma infraestrutura de tecnologia robusta, que conta com diferentes níveis de acesso, inclusive a biometria.

Além disso, a certificação da prestadora do serviço evidencia o compromisso com a segurança da informação e traz transparência ao processo. Essa também é uma maneira de garantir que as melhores práticas são utilizadas.

É importante citar que qualquer vazamento de dados sensíveis, como os de cartão de crédito, podem prejudicar gravemente a reputação de uma empresa. Isso aconteceu com a Target, que teve uma queda de 46% no lucro devido a uma situação semelhante, o que gerou a renúncia do CIO e do CEO da empresa.

A compatibilidade com o PCI ainda aumenta a conformidade com as exigências das administradoras de cartão de crédito e diminui os riscos de aplicação de multas em caso de violação de dados.

Quais são suas principais vantagens?

O cumprimento do compliance no cloud PCI traz diversos benefícios à organização. Confira os principais, a seguir.

Acesso seguro a qualquer hora e lugar

Essa é uma característica da computação em nuvem que é reforçada no PCI. As informações são hospedadas na cloud, o que permite acessá-las a qualquer momento, desde que se tenha um dispositivo móvel com conexão à internet.

Nesse caso, os dados do cartão ficam mais disponíveis. A segurança está embutida em um núcleo criptografado, que garante a preservação das informações em trânsito e o armazenamento de backup externo ou em repouso.

Por isso, é comum haver prevenção contra softwares mal-intencionados e identificação de vulnerabilidades por diferentes ferramentas de segurança, como firewall, antivírus e outras alternativas.

Economia

A grande vantagem da computação em nuvem é a redução de custos, já que o usuário paga apenas pelo que utiliza e pelos recursos adotados. Com o padrão PCI acontece a mesma coisa, porque os benefícios são similares.

No entanto, existem duas questões bem importantes nesse caso: o suporte e a tecnologia utilizada. No primeiro ponto, o ideal é que o atendimento ocorra 24 horas por dia, 7 dias por semana e sem custo, seja por telefone, seja por chamado.

Já em relação à tecnologia, o recomendado é que ela seja reconhecida no mercado pela sua eficiência. É o caso da Intel® Cloud Technology, que oferece um SLA de 99,9%. Com isso, o retorno do investimento é assegurado.

Segurança

O principal propósito do PCI DSS é a segurança, que é complementada pela criptografia do cloud computing. Lembre-se que a manutenção dos dados em servidores locais é mais arriscada, já que as informações estão sujeitas a perdas por alguma eventualidade — como pane ou erro físico.

Por sua vez, na hospedagem em servidores em nuvem essa possibilidade é significativamente menor, porque existe a autenticação em diferentes níveis. Portanto, a chance de algum ataque malicioso invadir o sistema e corromper as informações é praticamente nula, principalmente devido às centenas de controles oferecidos pelo PCI.

Otimização de equipamentos

As transações de compra e venda feitas com cartão de crédito são cada vez mais significativas, mas é comum haver variação da demanda com o passar do tempo. Por exemplo: em datas comemorativas, como Natal e Dia das Crianças, seu volume tende a aumentar.

O cloud PCI consegue lidar com essas oscilações, porque a nuvem oferece apenas os recursos necessários à organização. Essa característica também traz agilidade e dinamismo às operações diárias.

Mobilidade

Os serviços são muito mais flexíveis quando utilizados a partir da computação em nuvem. Existe a possibilidade de realizar transações financeiras, por exemplo, a partir de qualquer terminal ou dispositivo com acesso à internet — e o padrão PCI é mantido, nesse caso de que estamos tratando. Também é possível verificar informações relevantes com facilidade, a fim de tomar decisões acertadas.

Sustentabilidade

Sua empresa garante a proteção do meio ambiente sem deixar de lado a agilidade, as operações diárias e a segurança do processo. A virtualização dos arquivos e das transações permite economizar em espaço, energia, emissão de dióxido de carbono e refrigeração.

Na prática, isso também se traduz em redução de custos para o seu negócio. Você pode verificar esse benefício na queda de impressão de documentos e até na diminuição de ligações telefônicas.

Ficou claro que o cloud PCI é uma tendência mundial, que aumenta a agilidade, o desempenho e a privacidade do seu negócio, certo? Por meio dessa tecnologia, você ainda pode avaliar riscos, identificar vulnerabilidades e manter o controle de acesso, bem como sua autenticação e autorização.

Quer saber mais sobre as soluções da Locaweb Corp? Acesse nosso site!