O que avaliar ao escolher o banco de dados ideal para minha empresa?

em Tendências.

Escolher o banco de dados certo é uma decisão que afetará os negócios no longo prazo. Nenhuma empresa quer começar uma implementação que será superada em poucos meses. Ter que repensar toda a estratégia de dados no decorrer do caminho, também não é o ideal.

Por isso, é fundamental ter bastante atenção para garantir que a escolha atenda às demandas da organização e supere as expectativas estratégicas. Afinal, estamos falando de um sistema que engloba a coleção de informações organizacionais, de modo que elas possam ser facilmente armazenadas, acessadas, gerenciadas e atualizadas.

Pensando nisso, resolvemos trazer neste artigo uma reflexão acerca dessa escolha. Continue lendo para ver as principais características que um bom banco de dados precisa ter e entender como cada uma delas influencia no sucesso do uso!

Escolher o banco de dados é um desafio

Bancos de dados são mais que colunas e linhas. Não importa se o negócio é baseado no modelo SaaS ou se é uma corporação de grande porte gerenciada nos moldes tradicionais: todo empreendimento precisa armazenar e estruturar seus dados com máxima segurança.

Felizmente, o ecossistema de banco de dados de hoje é rico em opções maduras. Muitas soluções, como o PostgreSQL, por exemplo, estão no mercado há mais de 20 anos e ainda estão crescendo em popularidade.

Por outro lado, o excesso de oferta pode confundir um pouco. Como um gestor de um pequeno negócio pode escolher o sistema correto? Que critérios ele deverá usar?

O desafio está em ter conhecimento técnico, mas também em identificar, entre os fornecedores possíveis, detalhes como possibilidade de customização, capacidade de armazenamento, facilidade de integração etc.

Quando se está começando do zero, a tarefa é um pouco mais fácil, uma vez que não há toda uma carga de dados legada para acomodar. Agora, quando o assunto é migrar para outro banco, a história fica mais complexa.

Seja como for, não há simplicidade na escolha. É preciso um olhar estratégico, especialmente se o seu negócio já estiver orientado a dados — o que, se ainda não aconteceu, acontecerá em breve.

O que avaliar ao escolher o banco de dados

Da definição da estratégia à integração, das facilidades de customização à segurança da informação. Confira, a seguir, uma série de fatores que não podem ser negligenciados ao escolher o banco de dados ideal para a sua empresa.

1. Defina ou revise sua estratégia de dados

Antes de mergulhar em bancos de dados operacionais, é crucial definir uma estratégia que se alinhe ao seu negócio.

Um banco de dados padrão é usado ​​para processamento de transações online em tempo real (OLTP) e é otimizado para registrar informações de várias origens e formatos.

Assim, entender os tipos de dados transacionais que você precisará registrar é importante na definição da estratégia e na avaliação dos bancos operacionais.

Com isso em mente, estabelecer uma estratégia de dados não precisa ser difícil. Na verdade, pode ser tão simples quanto avaliar seus requisitos e transformá-los no blueprint para sua estrutura.

Um ponto importante na criação da estratégia é entender o tipo de dado de maior volume no seu negócio.

Dados estruturados, como uma planilha de finanças, por exemplo, são organizados em linhas e colunas, o que facilita sua busca por consultas. Portanto, os dados estruturados são mais compatíveis com os bancos de dados relacionais.

Já os dados não estruturados não obedecem a um modelo predefinido nem são organizados de maneira específica. Exemplos de dados não estruturados incluem: publicações, documentos, imagens e metadados de mídias sociais.

Tudo isso deve ser levado em conta na hora de planejar a gestão estratégica de dados do negócio. O mais recomendado é que um especialista no assunto seja consultado.

2. Certifique-se que a solução escolhida possa ser customizada

Se seu negócio está em pleno movimento, a tecnologia deve acompanhar isso. Daí a importância de se certificar que a solução que você está avaliando abre caminho para customizações.

Da adição ou exclusão de colunas extras às configurações de testes, passando por alterações de estilo, tamanho e personalização de interface, por exemplo, a customização de banco de dados é necessária para aumentar o desempenho tecnológico da sua empresa.

3. Avalie a capacidade de armazenamento

O planejamento da capacidade de armazenamento é a prática de avaliar e prever futuros requisitos, para que o espaço adquirido seja suficiente e atenda às necessidades de usuários e aplicativos.

Dentro disso, estimar o tamanho do banco de dados pode ajudá-lo a determinar a configuração de hardware que você precisará para alcançar o desempenho exigido pelas aplicações da sua empresa. Ademais, auxiliará o processo de aquisição da quantidade de espaço em disco necessária para armazenar os dados e índices.

É muito importante saber o volume de dados que podem ser armazenados no banco — e se escalar essa capacidade será fácil quando sua empresa estiver prestes a atingir o limite.

4. Leve o tema da segurança da informação muito a sério

Um fator bastante sensível na hora de escolher o banco ideal, é avaliar como a solução está preparada para lidar com ameaças à segurança dos dados.

Com fraudes dos mais variados formatos surgindo e se sofisticando na mesma velocidade que a tecnologia se desenvolve, todo cuidado é pouco.

É fundamental entender, por exemplo, se a solução é configurada com técnicas de encriptação e outros mecanismos que garantam integridade, disponibilidade e confiabilidade dos dados.

5. Analise as possibilidades de integração

Mesmo que nesse momento não seja necessário, no futuro seu negócio poderá precisar de diversos bancos de dados. Inclusive de sistemas com particularidades técnicas bem diferentes entre si, pois os tiposde informações que serão armazenadas podem variar.

Logo, ao escolher o banco, é importante ter certeza que ele permite integrações. Tanto com as aplicações de negócio (ERP, CRM, entre outros), quanto com diferentes formatos de bancos.

Quer saber mais sobre as soluções da Locaweb Corp? Acesse nosso site!