Machine learning e AI: quais as tendências para os próximos anos?

em Tendências.

Muitas pessoas mal perceberam isso, mas os conceitos de machine learning e AI já fazem parte do nosso cotidiano e dos processos que se desenrolam nas empresas. E eles definitivamente vieram para ficar! Ao longo dos próximos anos, as principais tendências de machine learning e de inteligência artificial vão se tornar parte ainda mais integrante do nosso dia a dia, tanto pessoal quanto profissional.

Nesse contexto, é fundamental entender melhor quais são essas tendências e por que elas têm um potencial tão grande. Antes disso, é necessário mergulhar nos conceitos em si, para compreender o que eles significam, como se diferenciam e por qual motivo se tornaram tão importantes.

Você verá tudo isso neste post que preparamos sobre o assunto. Então, continue a leitura e confira tudo o que precisa saber sobre machine learning e AI!

O que é machine learning e AI?

Tratam-se de dois conceitos diferentes que, de certa forma, se complementam. Para começar, é importante entender que o machine learning é um dos processos envolvidos na inteligência artificial.

Quando os cientistas e pesquisadores começaram a falar sobre inteligência artificial (ou simplesmente AI, do termo em inglês “artificial intelligence”), tanto eles quanto os escritores e fãs de ficção científica pensavam em máquinas capazes de realizar praticamente todas as funções de um ser humano.

Mas, na realidade, o que temos são máquinas, computadores e sistemas aptos a exercer tarefas bastante específicas — e, sim, com tanta ou mais capacidade e eficiência do que uma pessoa. Com isso, é possível aumentar a produtividade, eliminar erros e trabalhar de forma mais ágil.

E como essas máquinas aprendem a exercer essas atividades melhor do que os humanos? A inteligência artificial vai muito além da automação por si só, pois requer um aprendizado constante para conquistar aprimoramento, adaptabilidade e cada vez mais eficácia. E é aí que entra o machine learning (em português, “aprendizado da máquina”), uma das tecnologias que permitem a chegada até a AI.

O machine learning é, em uma explicação básica, o uso de algoritmos para que as máquinas possam coletar dados, aprender a partir deles e, então, tomar decisões ou fazer predições sobre algo — no caso, a tarefa para a qual foram designadas. Isso permite um treinamento constante da máquina, eliminando a necessidade de implementar todas as rotinas em um software desenhado por alguém e que, de qualquer forma, teria que ser atualizado constantemente. Com o machine learning isso acontece por conta própria.

Por que esses conceitos são tão importantes?

Além de representarem a realização de objetivos de longa data de programadores e cientistas, machine learning e AI são muito mais do que apenas inovações e já provaram que vieram para ficar. Mas quais são, exatamente, os benefícios que esses dois conceitos trazem para a realidade das empresas? Veja agora!

Otimização dos processos

Já falamos que machine learning e AI vão muito além da automação. Por aprenderem efetivamente conforme realizam suas demandas, as máquinas e sistemas inteligentes proporcionam uma incrível otimização dos processos. Afinal, além de darem conta do recado com mais eficiência do que um colaborador de carne e osso, elas ainda fazem isso com mais rapidez e com menos erros.

Aumento da produtividade

Mais rapidez e mais eficiência, é claro, resultam em um aumento da produtividade. Machine learning e AI também proporcionam isso porque, enquanto as máquinas trabalham, os colaboradores podem se dedicar a tarefas que realmente não podem ser designadas a elas. Com isso, a expertise e os talentos da equipe são muito melhor aproveitados.

Além disso, trabalhar com ferramentas inovadoras e eficientes gera um ambiente de trabalho mais ágil, dinâmico e engajado, o que também contribui diretamente para o aumento da produtividade.

Mais eficácia na tomada de decisões estratégicas

Machine learning e AI trazem mais eficácia no desenvolvimento de relatórios, nas análises de desempenho, detecção e prevenção de fraudes, previsão de falhas, riscos e muito mais. Tudo isso significa que as decisões estratégicas da empresa poderão ser tomadas com base em um leque maior de dados e informações relevantes, ou seja, com mais chances de serem bem-sucedidas.

Quais são as principais tendências de machine learning e AI?

Para entender melhor como essas tecnologias estão presentes ao nosso redor e começar a investir nelas, conheça agora as principais tendências de machine learning e AI para os próximos anos!

Chatbots

Uma das maiores possibilidades da AI é a de aprimorar o relacionamento entre homens e máquinas. E é aí que entram os chatbots, programas designados para conversarem, darem informações e tirarem dúvidas dos clientes no site da empresa ou nas redes sociais, por exemplo.

A tendência, portanto, é que os chatbots sejam cada vez mais aprimorados para reconhecerem um leque maior de pedidos, dúvidas, reclamações, nuances de algo que foi dito por uma pessoa etc. Com isso, o atendimento ficará ainda mais dinâmico e eficiente, otimizando a experiência do cliente.

Parametrização de dados

A parametrização de dados também faz parte de machine learning e AI e promete crescer ainda mais no futuro próximo. Afinal, o aprimoramento do uso e dos fatores de parâmetros é um dos guias das máquinas ao longo dos processos de aprendizado. Quando esses parâmetros se tornam mais adaptáveis e fáceis de serem modificados, o mesmo acontece com a máquina inteligente e com seus processos de trabalho.

Assistentes inteligentes

Assistentes digitais dotados de AI, como a Alexa da Amazon ou a Siri da Apple, vão ser uma parte ainda maior das nossas rotinas nos próximos anos. Afinal, eles oferecem possibilidades enormes de otimização do tempo, melhor organização dos compromissos e demandas, mais personalização e individualização em diversos momentos, entre muitas outras coisas.

E uma grande tendência é que esses assistentes deixem os lares e celulares para alcançarem lugares como o seu carro, por exemplo. Em meio às rotinas cada vez mais corridas que levamos, essa aplicação do AI pode trazer mais facilidade, organização e até mesmo diversão ao dia a dia.

Viu só? Machine learning e TI são conceitos que saíram dos sonhos dos cientistas e se tornaram realidade de maneira que, definitivamente, vieram para ficar.

Se você gostou de entender um pouco mais sobre machine learning e AI, compartilhe este post em suas redes sociais e apresente todas essas possibilidades para seus amigos e seguidores.