A importância da TI para o sucesso da mobilidade corporativa

em Tendências.

O ambiente de trabalho moderno possui uma série de desafios. Um dos principais é a necessidade de ter times capazes de atender com agilidade às diferentes demandas do mercado. Hoje, clientes e parceiros comerciais buscam serviços que sejam entregues com rapidez e que se adaptem facilmente aos seus objetivos, o que modificou profundamente a organização interna dos empreendimentos.

Para acompanhar o mercado, negócios estão investindo em novas formas de trabalho. A BYOD (Bring Your Own Device), por exemplo, serve para aumentar a performance interna e, ao mesmo tempo, reduzir custos operacionais. Já a computação na nuvem dá mais flexibilidade para os fluxos de trabalho e integra times.

Junto a essas estratégias, existe o investimento em rotinas de alta mobilidade. Elas se aproveitam de uma série de tecnologias para que os colaboradores consigam ser produtivos mesmo longe do ambiente interno da empresa. Assim, é possível atender demandas de consumidores com maior qualidade e, ao mesmo tempo, reduzir custos.

 

Se você quer saber mais sobre como a mobilidade corporativa é estruturada e qual o papel da tecnologia nesse cenário, veja o nosso post de hoje!

Como a mobilidade corporativa é estruturada

A mobilidade corporativa pode ser compreendida como uma série de estratégias voltadas para maximizar a capacidade de processos internos serem executados longe do ambiente de trabalho. Para que isso seja possível, o empreendimento lança mão de diversas soluções de TI, como a internet móvel, smartphones e a computação na nuvem.

Isso permite que a empresa se mantenha operacional mesmo que a maior parte de sua equipe esteja longe do escritório. Nesse sentido, a mobilidade é vista como um fator estratégico: as ferramentas de trabalho estarão acessíveis a todo momento, permitindo que um profissional consiga executar as suas atividades mesmo durante viagens ou deslocamentos para o atendimento a um cliente.

As rotinas de home office também fazem parte desse conceito. Trabalhando em casa, profissionais passam a executar as suas atividades com mais qualidade e segurança. Em muitos casos, o simples fato de não ter que enfrentar os estresses diários do trânsito já faz com que o colaborador seja mais produtivo e eficaz.

A TI contribui para a mobilidade corporativa?

A tecnologia possui um papel-chave para as empresas que pretendem maximizar a sua mobilidade operacional. É por meio de soluções de TI modernas que empreendimentos podem adotar um regime de trabalho flexível, inteligente e com baixo custo. Assim, a organização pode oferecer processos de alta performance e qualidade a seus clientes.

Nesse cenário, a internet de alta velocidade é imprescindível. Conexões 4G, por exemplo, dão a tablets e smartphones a capacidade de se conectarem a diferentes aplicações, como serviços de cloud storage e videochamadas. Assim, mesmo durante um deslocamento, o colaborador poderá responder a uma mensagem sobre um projeto interno ou editar documentos importantes.

As ferramentas de teleconferência são úteis para amparar comunicações ativas em vários dispositivos. Seja no tablet, smartphone ou no computador pessoal, profissionais podem trocar informações por meio de mensagens de texto, realizar chamadas via VoIP ou videoconferências. Como consequência, reuniões se tornam mais dinâmicas e práticas.

O cloud storage será fundamental para integrar times e tornar mais simples o compartilhamento, o acesso e a edição de documentos. Esse tipo de ferramenta simplifica tais processos, permitindo que arquivos fiquem disponíveis para as pessoas certas em qualquer aparelho com uma conexão à internet.

O papel da computação na nuvem vai além. Integrando soluções internas a plataformas de cloud computing, o negócio não só maximiza a performance de seus serviços, mas também dá a cada time a capacidade de acessar as suas principais ferramentas de trabalho em outros locais, como é o caso do uso de ERPs na nuvem.

E para garantir que o acesso a tais recursos seja feito em segurança, o negócio pode implementar soluções simples, como sistemas de monitoramento de rede, VPNs e ferramentas de antivírus. Assim, mesmo que aparelhos pessoais sejam incorporados ao ambiente interno, a infraestrutura de TI seguirá protegida contra diferentes ameaças.

Vantagens de possuir uma estratégia de alta mobilidade integrada a ferramentas de TI

Possuir uma estratégia operacional de alta mobilidade traz vários benefícios para o negócio. Quando isso ocorre, o empreendimento terá grande parte dos seus processos otimizados e os seus serviços apresentarão alta competitividade. Nesse sentido, destacamos como principais vantagens da mobilidade corporativa:

Redução de custos

Ter mais mobilidade auxilia o empreendimento a reduzir parte dos seus custos operacionais. Não será necessário deslocar um funcionário diariamente para o local de trabalho, eliminando gastos com transporte, por exemplo. Assim, a empresa contará com mais recursos para investir em inovação e ganho de performance.

Maior colaboração

As estratégias de mobilidade incentivam a adoção de soluções que proporcionam ganhos de colaboração. Cada time passará a manter processos de troca de informações mais dinâmicos, que contam com ferramentas perfeitas para que a empresa possa aumentar a integração entre diferentes setores. Dessa forma, as rotinas internas terão menos erros e mais fluidez.

Melhoria no antedimento a clientes

Ter mais mobilidade operacional é a chave para que a empresa possa atender o seu público-alvo com alta performance. Durante o suporte ao consumidor e parceiros comerciais, profissionais conseguirão consultar dados da companhia por meio de uma conexão de rede, eliminando as chances de ocorrer um erro.

Ganho de produtividade e qualidade de trabalho

As empresas que possuem estratégias baseadas na alta mobilidade corporativa podem atingir níveis elevados de produtividade sem que isso comprometa a sua capacidade de atender a demandas do mercado com qualidade e segurança. Essa abordagem tem como consequência a criação de um ambiente de trabalho que estimula profissionais a serem mais eficientes em suas rotinas.

As soluções de cloud computing e a possibilidade de trabalhar remotamente contribuem para que cada time consiga usufruir de uma rotina flexível e prática. Dessa forma, todos os profissionais podem atender a demandas de forma mais rápida e a empresa consegue cumprir todos os seus prazos sem grandes dificuldades.

Quer saber mais sobre as soluções da Locaweb Corp? Acesse nosso site!.