Gestão de TI: 5 benefícios dos métodos ágeis

em Tendências.

A área de TI está em constante transformação, afinal, cada vez mais empresas estão se deparando com a invasão da tecnologia no ambiente de trabalho, o que leva as organizações a contratar especialistas e uma equipe de TI que possam amenizar essa adequação e garantir que os processos fiquem ainda mais otimizados. E entre as ferramentas utilizadas na gestão de TI, estão os métodos ágeis.

Esse tipo de metodologia ainda é recente; entretanto, pode ser muito benéfica para o seu negócio. Os métodos ágeis têm uma abordagem inovadora, ou seja, buscam integrar a equipe de desenvolvimento, os especialistas e todos os outros envolvidos no empreendimento, para que aprendam a lidar com os imprevistos de forma mais espontânea e sem muitas preocupações.

Afinal, sabemos o quanto os acasos podem deixar o gestor de TI mais estressado ou perdido em relação ao seu problema; por isso, os métodos ágeis buscam eliminar esse processo de reconhecimento tardio, proporcionando mais liberdade e vantagens para a equipe de TI.

Há quatro aspectos que chamam mais atenção quando falamos dos métodos ágeis. São eles:

  • Introdução de softwares rápidos;
  • Maior integração entre as pessoas envolvidas, inclusive os clientes;
  • Gerenciamento de respostas mais rápidas na execução de imprevistos ou alterações nos projetos;
  • Uma abordagem de colaboração do cliente.

Metodologia Scrum

O Scrum tem como objetivo unir o gerente e a equipe de projetos para que eles, juntos, possam entregar serviços e softwares de qualidade sempre. O Scrum é um método que serve para tornar mais eficiente o processo de entrega dentro da empresa. Isso evita que o cliente fique insatisfeito com a conclusão do projeto que pediu e demorou meses ou anos para ser entregue.

Logo, o Scrum também visa a essa aproximação com o cliente, promovendo mais comunicação, uma vez que oferece a oportunidade de acompanhar o projeto semanalmente.

Aliás, outra característica dessa metodologia de desenvolvimento ágil é que a funcionalidade do projeto e seus objetivos são construídos e realizados em conjunto, envolvendo toda a equipe. Isso quer dizer que nenhum funcionário será responsável por apenas uma tarefa.

Metodologia XP

O XP, por sua vez, é um framework que prevê a qualidade do software que será entregue para o cliente. XP acrescenta outro nível de sofisticação, trazendo uma forte aposta na qualidade, insistindo em um conjunto de práticas de engenharia de base, que mantém o código limpo e software estável.

A metodologia XP está conectada com a engenharia do software e do projeto. É mais técnico. As equipes que implementam o XP trabalham em itens dentro de uma ordem de prioridade estrita, enquanto uma equipe Scrum pode não resolver, necessariamente, cada item na ordem de prioridade que esteja elencada em um Sprint.

Além disso, equipes XP podem trazer novos itens de trabalho em uma maior interação e mudar os itens de dimensão equivalente (desde que não tenham sido iniciado) se o cliente decidir sobre uma nova prioridade. Ambas as ferramentas têm reuniões diárias acerca do progresso e desenvolvimento do projeto.

Metodologia FDD (Feature Driven Development)

Já essa metodologia tem como foco realizar projetos por meio da funcionalidade. Isso quer dizer que também é desenvolvido por meio de fases. O FDD é mais utilizado em projetos em que há grande número de imprevisibilidade e incerteza, uma vez que, ao implementar um método ágil, é mais possível que as decisões sejam tomadas a partir dos dados e estimativas.

Uma das principais práticas da metodologia FDD é no controle de qualidade, como acontece no XP. Ela consegue detalhar e definir as funcionalidades de cada item, garantindo melhor organização.

Metodologia DSDM (Dynamic System Development Model)

Em contrapartida, temos a metodologia ágil DSDM, que difere muito das outras. A DSDM é destinada ao desenvolvimento daqueles projetos que possuem prazos curtos e orçamentos predefinidos (isto é, fixos). Não há flexibilidade em relação aos prazos. Há práticas também interessantes, como o desenvolvimento iterativo e a integração de funcionalidades.

Agora conheça os principais benefícios dessas metodologias quando implementadas no seu negócio!

Principais benefícios dos métodos ágeis

1. Melhor qualidade do produto

Métodos ágeis têm excelentes métricas para garantir que a qualidade seja tão alta quanto possível. Dessa forma, tem uma abordagem proativa para evitar problemas de qualidade para produtos, abraçando a excelência tecnológica, um bom design e desenvolvimento sustentável. Além disso, consegue definir e elaborar requisitos para que o conhecimento das características dos produtos seja tão relevante quanto possível.

As métricas ágeis são usadas para estimar tempo e custo, o desempenho do projeto e tomar decisões que são, muitas vezes, mais relevantes e mais precisas do que as métricas em projetos tradicionais. Em projetos ágeis, você fornece métricas por determinar os prazos e orçamentos com base no desempenho e capacidades reais de cada equipe de desenvolvimento.

2. Integração e testes

Incorporar integração contínua e testes diários no processo de desenvolvimento permite que a equipe de desenvolvimento resolva problemas assim que eles surgem. Os métodos ágeis aproveitam ferramentas de teste automatizado para desenvolver os processos durante o dia, testar durante a noite e corrigir erros na parte da manhã, por exemplo.

Ainda realiza retrospectivas de Sprint, permitindo a melhora contínua dos processos e trabalhos, concluindo-os após terem sido desenvolvidos, testados e integrados e documentados.

3. Satisfação do cliente

As equipes de projetos ágeis satisfazem os clientes por mantê-los envolvidos e comprometidos. Aliás, o gestor de TI acaba sendo um especialista nos requisitos do produto e necessidades do cliente. Com isso, ocorre a entrega de produtos de forma mais rápida e, muitas vezes, com inovações de ponta, gerando maior pontualidade no desenvolvimento dos projetos e, consequentemente, melhorando a credibilidade da empresa.

4. Independência e visibilidade

Ser parte de uma equipe de autogestão permite que as pessoas sejam criativas, inovadoras e reconhecidas por sua experiência. Com a metodologia ágil, é possível remover impedimentos e proteger a equipe de desenvolvimento de interferências externas. Trabalhando de forma interfuncional, os membros da equipe aprendem novas habilidades e crescem ao ensinar uns aos outros.

Equipe de desenvolvimento e o proprietário do produto trabalham em conjunto diariamente. Reuniões diárias atualizam a equipe em relação ao trabalho concluído, ao trabalho futuro e a bloqueios de outros projetos.

Devido ao tamanho limitado de equipes de desenvolvimento, os projetos ágeis podem ter várias equipes em um projeto. Autogestão e limite de tamanho fazem com que projetos ágeis possam fornecer oportunidades únicas para personalizar estruturas de equipe e ambientes de trabalho.

Em projetos ágeis, cada membro da equipe tem a oportunidade de saber como o projeto está indo em um determinado momento. As muitas oportunidades para inspecionar e adaptar-se ao longo de projetos ágeis permitem que todos os membros da equipe exerçam um controle para, finalmente, criar produtos melhores.

5. Menos riscos

Com os métodos ágeis, há uma melhor previsibilidade do projeto. Isso quer dizer que a equipe toda consegue prever os riscos em curto e longo prazo, diminuindo os imprevistos e evitando que as consequências comprometam o trabalho inteiro.

Com a velocidade da equipe de desenvolvimento, a equipe do projeto prevê prazos e orçamentos para lançamentos, por exemplo. Além disso, há maior redução do risco, porque essa tecnologia praticamente elimina a chance absoluta de fracasso do projeto.

Os métodos ágeis também garantem que você se mantenha concentrado no objetivo do processo, já que você tem em suas mãos os riscos implícitos, as métricas que serão usadas e como atender às expectativas do cliente. Isso não só gera maior visibilidade para a sua gestão de TI, como permite que você consiga expandir a sua tecnologia, otimizando e muito os recursos da organização.

Se você não sabia muito sobre os métodos ágeis, este post pretendeu tirar suas dúvidas e mostrar os principais benefícios dessa metodologia, que é uma tendência presente no mercado brasileiro de TI.

Quer saber mais sobre as soluções da Locaweb Corp? Acesse nosso site!