Executivo de serviço: o que ele faz e quais são as vantagens de ter?

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Por mais que a empresa invista em seus colaboradores e busque otimizar seus processos, chega uma hora em que seus esforços podem gerar resultados abaixo do esperado.

Quando isso acontece, a solução pode estar na contratação de uma consultoria externa ou na terceirização de atividades, o que adiciona conhecimento e agrega novas visões ao negócio. Porém, é preciso pesquisar bem para achar uma organização que atue como parceira e direcione um executivo de serviço especializado.

Com a ajuda desse profissional, você poderá melhorar seus fluxos de trabalho e obter economia, pois ele atua exatamente na busca de eficiência e maior produtividade. Isso é vital especialmente em empreendimentos online, cuja demanda também inclui potencialização da segurança de TI e do desempenho dos sistemas.

Quer saber quais são as vantagens de contratar um executivo de serviço? Continue lendo e descubra!

O que é um executivo de serviço?

Um executivo de serviço é um profissional altamente qualificado para ajudar a alavancar os resultados do seu negócio ou projeto. Ele é capaz de analisar, verificar e repassar conhecimentos importantes a fim de solucionar problemas tecnológicos, melhorar processos e evitar ineficiências na sua operação online. Dessa forma, ele atua como uma espécie de consultor.

Ele também pode apresentar os principais serviços que você necessita durante um processo de terceirização de TI, ajudando a suavizar e potencializar os benefícios dessa transição.

Quais são as principais tarefas executadas por ele?

O executivo de serviço consegue realizar estudos detalhados de tudo o que compõe o empreendimento. A partir disso, ele se reunirá com sua equipe de TI e propor mudanças ou um novo planejamento para as atividades, podendo ir além disso e sugerir a remodelação da estrutura de TI.

A identificação de novas possibilidades de funcionamento pode trazer alternativas mais econômicas e eficientes para a empresa, elevando sua competitividade no mercado.

Algumas empresas de terceirização de serviços online ou provedoras de soluções de TI podem disponibilizar um executivo de serviço aos seus clientes. Isso é feito para quem deseja ter um atendimento personalizado, além de soluções mais ágeis dentro da estrutura contratada junto a essas organizações.

O executivo de serviço então apoiará o cliente em questões técnicas e apresentará relatórios gerenciais que contenham estatísticas do ambiente, além de detalhes e informações gerais sobre o trabalho feito no período contratado.

Por exemplo, durante a terceirização de um serviço de tecnologia para uma empresa que atua no segmento online, ele poderá apresentar quais são as reais necessidades do negócio e de quais recursos ele necessita no momento.

Desse modo, evita que o empreendedor adquira funcionalidades que não agregarão valor e ainda o ajuda a tomar decisões mais acertadas sobre os serviços adquiridos.

O executivo de serviços geralmente trabalha com os seguintes pilares:

  • cliente: foco em um bom relacionamento e entrega de relatórios mensais sobre o ambiente do contratante. Com o apoio da empresa que o disponibiliza, ele poderá propor reuniões periódicas com o cliente para compreender suas exigências e necessidades de tecnologia;
  • recursos: auxilia na integração dos recursos contratados — ou terceirizados — com os da empresa. Também colabora no monitoramento de todo o ambiente, além de, com o apoio da terceirizada, analisar os SLAs e KPIs de modo exclusivo após a migração ocorrida no processo de terceirização;
  • projetos: fornece apoio no planejamento e também na execução de etapas e atividades. Analisa as demandas dos projetos e acompanha sua implementação com feedbacks em todas as fases.

Quais são as principais vantagens de contar com um executivo de serviço?

A contratação de um executivo de serviço traz muitas vantagens para o empreendimento, especialmente durante o planejamento e execução de um projeto de terceirização de atividades de tecnologia. Veja algumas das principais a seguir:

Flexibilidade

Um executivo de serviço tem ampla experiência com processos flexíveis, sendo que em alguns casos poderá seguir as melhores práticas da biblioteca ITIL (Information Technology Infrastructure Library). Ela corresponde a um conjunto de ações e diretrizes de excelência em operação, infraestrutura e manutenção de serviços de TI para as áreas tática e operacional da organização.

Graças a isso, ele pode colaborar com sugestões que visem flexibilizar os processos tecnológicos da empresa, proporcionando a melhoria constante de suas atividades. Isso inclui a correção de bugs, a implementação de recursos, a atualização de sistemas etc.

Vale destacar que empresas que possuem setores de TI pequenos nem sempre conseguem bons resultados, pois há a possibilidade de seus profissionais não darem conta de muitas máquinas. Um executivo de serviço poderá propor soluções de automação, de simplificação de etapas ou atividades para terceirização que podem ajudar a organização, flexibilizando sua operação.

Qualidade

Um executivo de serviço em TI pode ser especializado em redução de riscos graças ao conhecimento das melhores práticas da área. Com base nisso, será capaz de ajudar a empresa a se precaver contra ameaças virtuais de segurança e garantir a qualidade das operações.

Outro ponto interessante é a parceria entre organizações, que pode ser potencializada especialmente quando ele é enviado pela terceirizada ou provedora de soluções tecnológicas. Além disso, é possível integrar mais facilmente as práticas de ambas as companhias — processo que será acompanhado de perto por esse profissional, aumentando suas chances de êxito.

Sendo assim, você poderá contar com a ajuda de um especialista trabalhando a fim de solucionar suas demandas provenientes de processos de virtualização, conectividade, backup, entre outros.

Eficiência

Um executivo de serviço auxilia sua empresa desde o desenho até a obtenção de uma solução tecnológica. Ajuda a encontrar indicadores de desempenho mais apropriados para o seu negócio, dá orientações sobre consumo e performance do ambiente gerenciado e sugere ferramentas de automação que aumentem a produtividade e eficácia.

Também consegue ter uma visão macro das atividades de um projeto interno ou de terceirização, colaborando para o seu êxito. Tudo isso com o objetivo de que suas rotinas internas tenham maior eficiência e funcionem adequadamente.

Disponibilidade

É importante contar com um profissional que conheça funcionalidades e boas práticas de segurança de dados e que possa ajudar a empresa a implantá-las. Isso garante a proteção de dados críticos ao negócio e aumenta o nível de disponibilidade deles e do ambiente, a fim de que os colaboradores possam trabalhar adequadamente.

Contar com o apoio de um executivo de serviço é importante para quem deseja melhorar seus processos, mas está sem saber ao certo como fazer isso. Também é recomendado àqueles que pretendem terceirizar serviços de TI e querem otimizá-los ao máximo, visando contar com uma boa integração de suas operações com os sistemas contratados.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre como o trabalho de um executivo de serviços pode ser positivo para o seu negócio online? Entre em contatoconosco para que possamos ajudar!

 

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