Entenda como planejar a compra de equipamentos de TI para sua empresa

em Tendências.

As atualizações nos equipamentos de tecnologia da informação (TI) são essenciais para uma gestão eficiente da empresa com foco na produtividade. Para manter uma estrutura de TI de sucesso, é necessário realizar um planejamento estratégico, uma análise das necessidades da companhia e uma avaliação de possíveis fornecedores, entre outros fatores.

Como colocar em prática? Neste artigo, vamos ensinar você como planejar a compra de equipamentos de TI na sua empresa, a fim de que ela seja altamente eficiente!

Qual o momento ideal para investir na infraestrutura de TI?

Para 2019, é estimado um crescimento de 3,2% nos gastos ligados aos departamentos de TI — o que representa US$ 3,8 trilhões investidos no setor. No mundo, devem ser aplicados mais de US$1 trilhão em serviços de tecnologia da informação, uma alta de quase 5% se comparado ao ano anterior.

Isso mostra que não há um único momento adequado para melhorar a infraestrutura de TI da empresa — ela deve ser uma prioridade, tendo em vista seus efeitos colaterais nos mais diversos setores. Mas, sem dúvida, abrir mão desse cuidado deixa o seu negócio ultrapassado perante a concorrência e fragilizado no quesito segurança.

O que devo considerar como uma infraestrutura de TI?

É considerada parte da infraestrutura de tecnologia da informação todo o alicerce tecnológico de uma empresa, ou seja, os equipamentos, hardwares, sistemas, redes e serviços que compõem e permitem a realização das tarefas relacionadas ao uso de tecnologia.

Agora que você já sabe o que são equipamentos de TI e qual sua importância para uma organização, aprenda a planejar a compra dessa infraestrutura — seja para começar um negócio ou adequar a sua empresa na jornada digital.

Como planejar a compra de equipamentos de TI?

Como saber se a infraestrutura de TI da minha empresa está obsoleta e precisa ser alterada? Existem alguns importantes indicativos. São eles:

Entender quais são as reais necessidades da sua empresa e aliar ao orçamento disponível no momento dos investimentos é essencial para que sejam realizadas boas escolhas, evitando problemas e prejuízos. Confira, agora, como realizar o planejamento de compra!

Faça um diagnóstico com uso de dados e de desempenho

Utilize as métricas do seu negócio como uma maneira de avaliar quais recursos estão sobrecarregados e precisam de uma melhoria. Lançar mão da tecnologia de maneira estratégica para otimizar rotina e aprimorar a atuação dos colaboradores é uma forma de reduzir custos e aumentar a performance!

Para tal, é essencial que exista comunicação clara entre setores, a fim de encontrar quais as lacunas que podem ser preenchidas com a compra de serviços ou equipamentos de TI.

Verifique as tendências do mercado

Antes de investir na compra de equipamentos de TI, é essencial conhecer quais as melhores ferramentas disponíveis no mercado para entender como elas podem beneficiar o seu negócio!

Faça uma pesquisa e descubra em que os concorrentes estão apostando, ou mesmo invista na contratação de um executivo de serviços capacitado em encontrar as melhores soluções para alavancar o seu negócio.

Analise o retorno sobre cada investimento

Para realizar investimentos seguros, focados em resultados que melhorem a produtividade e venham a otimizar a rotina gerencial, é essencial apostar no cálculo do return on investment (ROI), métrica que indica se as suas apostas vão dar resultado.

O cálculo do ROI é realizado da seguinte forma:

ROI = (ganho obtido – investimento) / investimento.

Dessa forma, encontra-se a porcentagem estimada, que pode ser utilizada como métrica para avaliar aplicações realizadas anteriormente ou para estimar resultados futuros — indicando se o retorno deve, ou não, superar o investimento!

Também é possível avaliar o payback, por meio do prazo de retorno de investimento (PRI). Sua fórmula é:

PRI = investimento total / lucro líquido.

A métrica indica o tempo necessário para recuperar o investimento realizado.

Estimar os ganhos é importante antes de se comprometer com melhorias na adaptação tecnológica do seu negócio.

Busque pelos melhores fornecedores

Conhecer as tendências do mercado, estar ciente das necessidades da sua empresa e analisar o investimento a partir de métricas de desempenho são os primeiros passos para planejar a compra de equipamentos de TI para sua empresa.

No entanto, para que a execução dê certo, é importante estar em contato com os melhores fornecedores do mercado — que são aqueles capacitados para suprir demandas tanto no momento da contratação quanto na manutenção.

Pesquise sobre a reputação da empresa, busque por clientes e avalie os valores a serem cobrados. Além disso, avalie se as soluções apresentadas estão alinhadas às suas expectativas.

Invista em soluções escaláveis

A infraestrutura de TI deve crescer e se adequar aos novos momentos de uma empresa. Por isso, é essencial contar com soluções que sejam escaláveis e que possam ser utilizadas em outros momentos da empresa para que não sejam necessários novos grandes investimentos ou mesmo longas pausas para implementação.

Da mesma forma, dê preferência para os equipamentos e/ou serviços que tenham potencial, mas que também possam ser compreendidos e incorporados à rotina da empresa de maneira simplificada. Se não for o caso, analise o custo para treinamentos e como isso pode impactar os resultados e a produtividade da sua empresa.

Negocie preços e prazos

Agora você já conhece quais as necessidades da sua empresa para uma adequação tecnológica com foco na otimização do desempenho. Além de planejar, é essencial negociar não apenas preços, mas prazos!

A modernização deve estar alinhada com importantes pontos da sua companhia: seja com a saúde financeira ou mesmo com a disponibilidade para que essas melhorias sejam implementadas. Por isso, pondere sobre:

  • quais serão os resultados obtidos com a compra de equipamentos de TI?
  • quanto tempo será necessário para a implementação das melhorias?
  • como o meu negócio vai ou pode se comportar nesse espaço de tempo?
  • quais são as possíveis formas de pagamento e como melhorar essas opções?

Comprar novos equipamentos de TI requer alguns cuidados que devem ser avaliados, tendo em vista que este é um ponto estratégico de qualquer empresa e que contribui para o sucesso de uma companhia! Vale lembrar que garantir uma atuação preventiva, e não corretiva, é o que permite que o seu negócio se mantenha competitivo!

Está pronto para investir na compra de equipamentos de TI? Para ficar de olho nas principais tendências do mercado, assine a nossa newsletter!