Convergência tecnológica: o que é e qual sua importância?

em Tendências.

O setor de Tecnologia da Informação tem um papel muito importante na estrutura de um empreendimento. Quanto mais for investido nessa área, maiores serão as chances de o negócio ser bem-sucedido no longo prazo. E um dos conceitos que mais têm recebido destaque ultimamente é a convergência tecnológica nas empresas.

Mas o que isso significa? Simplificando, trata-se da unificação de múltiplas estruturas tecnológicas em uma só, fazendo com que o sistema possa executar diversas tarefas de forma integrada, sem o atraso de transição entre uma ferramenta e outra.

Não é algo fora da realidade de qualquer pessoa comum, já que dispositivos como smartphones, tablets e computadores de desktop adquiriram várias funções que antes eram executadas por aparelhos periféricos.

Investir em convergência tecnológica tem um grande efeito no desempenho da empresa, com benefícios no curto, médio e longo prazo. A fim de evidenciar ainda mais sua importância, listamos algumas vantagens que essa inovação traz para o seu negócio. Confira!

Redução da complexidade da estrutura

Um dos principais motivos para a popularidade dos smartphones é a sua praticidade. Em vez de exigir que o usuário compre múltiplos aparelhos a fim de realizar diferentes funções, como ligações, mensagens, fotografia, controle de agenda e acesso à internet, tudo se converge em um único sistema. Ao reduzir o número de ferramentas, a execução de qualquer uma dessas aplicações se torna muito mais fácil.

Da mesma forma, a convergência tecnológica dentro de uma empresa pode simplificar todo o fluxo de trabalho. Em vez de ter que carregar mensagens e arquivos para diferentes setores em mídias físicas ou por e-mails, todos os dados podem ser colocados em um servidor compartilhado, acessado por um único software de gestão.

À medida que o processo começa a ser implementado, é possível notar a economia de tempo que esse recurso proporciona e seu impacto na produtividade da equipe.

Maior agilidade no processamento da informação

Todo empreendedor sabe que pode ser gigante a quantidade de elementos necessários para tomar uma boa decisão. É preciso reunir dados de múltiplas fontes, colocá-los sob a mesma lente, avaliar e comparar todos em conjunto e depois ponderar sobre as possíveis conclusões. Esse processo requer bastante tempo, que nem sempre está disponível. Por isso, o melhor a fazer é encontrar formas de reduzi-lo.

Com investimentos em convergência tecnológica, é possível encurtar de maneira considerável essa etapa. Primeiro, com a maior facilidade em captar informações, não será necessário dedicar tanto tempo à coleta de dados. Segundo, como a mesma ferramenta será dedicada a múltiplos setores e tarefas, é possível automatizar boa parte do processo de análise, permitindo que os profissionais de gestão já recebam os fatos de forma ordenada.

Melhoria na tomada de decisões

Além de tomar decisões rapidamente, também é possível aumentar o índice de sucesso delas. Com um sistema devidamente programado para fazer a coleta, comparação e apresentação correta de dados, será mais fácil prever o futuro da empresa e encontrar meios de interferir de forma positiva. Pode ser a diferença entre alcançar um novo patamar de lucratividade ou perder todo um investimento.

Digamos, por exemplo, que você precisa decidir sobre uma aplicação de recursos em uma das áreas da sua empresa com base no retorno que ela pode proporcionar. Ao utilizar um sistema de convergência tecnológica para reunir suas informações, você será capaz de notar quais áreas tiveram rendimento melhor e em quais há maior potencial não explorado. Ao realizar o investimento em tecnologia primeiro, você estará mais preparado para suas decisões posteriores.

Soluções inovadoras para problemas recorrentes

Vários pequenos erros (como a perda de um cliente, contatos repetidos e anotações incorretas) ocorrem regularmente dentro de qualquer empresa. Não é necessário entrar em desespero ou tomar medidas drásticas para corrigi-los. Mas não devemos ignorar que eles possuem impacto na produtividade total do seu negócio, especialmente se acontecerem com muita frequência. Se você já possui ferramentas para repará-los, não há motivo para não utilizá-las.

Com os diversos sistemas da empresa reunidos sob uma mesma lente de análise, é possível encontrar soluções tecnológicas mais baratas, práticas e rápidas para problemas comuns do dia a dia. Por exemplo, o conflito de algumas agendas pode ser causado quando os diferentes softwares utilizados pelos setores não são conectados. Ao interligá-los ou migrar os compromissos para um só programa, todos terão acesso às tarefas uns dos outros, evitando o choque de horário.

Redução do operacional e foco no core business

Outra vantagem da convergência tecnológica é a grande possibilidade de automação de processos operacionais repetitivos e cansativos.

Antigamente, era necessário que ao menos um colaborador ficasse responsável pelo controle e organização de arquivos. Hoje em dia, é possível padronizar e automatizar tanto o armazenamento quanto a busca por esses documentos. Dessa forma, um profissional que antes passaria o dia inteiro nesse trabalho agora pode se dedicar a outras tarefas que beneficiam mais a empresa.

Além disso, um ser humano possui uma taxa de erro relativamente alta quando se trata de funções monótonas e que consomem muito tempo. A máquina, por outro lado, pode trabalhar de forma diligente por períodos prolongados, sem comprometer sua eficácia, além de realizar as mesmas tarefas com mais agilidade.

Constante adaptação e evolução

A tecnologia é um ramo que está sempre mudando. Novos recursos são adicionados praticamente todos os dias, além de ferramentas de segurança e de aumento de produtividade. Uma empresa que pretende investir em convergência tecnológica deve, obrigatoriamente, estar preparada para se atualizar quando necessário.

Um dos motivos para que tantos empreendimentos tenham um desempenho baixo em seus processos tecnológicos é a acomodação. Com novas exigências de software e hardware surgindo diariamente, é necessário ser flexível e sempre encontrar formas de melhorar a qualidade do seu método. Não adotar novas soluções e ferramentas apenas faz com que o seu negócio seja deixado para trás diante da concorrência.

Quer saber mais sobre as soluções da Locaweb Corp? Acesse nosso site!.