Compra ou locação de equipamentos de TI?

em Tendências.

Em busca da redução de custos e de uma operação mais eficiente e enxuta, muitos gestores passam pela dúvida entre a compra ou a locação de equipamentos de TI. Investir em tecnologia é importante em qualquer tipo de negócio, mas, ao mesmo tempo, esse gasto deve ser planejado de forma responsável.

Para entender se o mais vantajoso é a compra ou a locação, é importante avaliar uma série de fatores, como a expectativa de crescimento da operação, o custo total de aquisição e a finalidade de cada equipamento.

Com o objetivo de ajudá-lo nessa escolha, falaremos sobre o que deve ser analisado antes de tomar uma decisão e quais são as possíveis vantagens da locação de equipamentos de TI para o seu empreendimento.

Pontos para análise na escolha entre compra e aluguel

O custo é apenas um dos pontos que devem ser avaliados na hora de decidir entre a compra ou o aluguel de equipamentos de TI. Além dele, o tipo da operação, a necessidade de atualização e diversos outros fatores podem pesar nessa escolha. Conheça todos eles a seguir.

Custo total de aquisição

Naturalmente, o investimento é o primeiro fator de comparação entre a locação ou a compra de equipamentos de TI. No entanto, em vez de simplesmente comparar preços, é preciso calcular o chamado custo total de aquisição, também chamado de TCO (Total Cost of Ownership).

Na compra, é preciso somar não só o preço de tabela do produto como também gastos com manutenção ao longo da vida útil do produto, além de transporte, estocagem e até possíveis treinamentos que precisem ser realizados para que a equipe se adapte ao novo equipamento.

Por outro lado, no aluguel, o cálculo já vem mais “mastigado”, pois, normalmente, considera-se a manutenção e atualização dos equipamentos, além do transporte até a organização. Ainda assim, é importante avaliar o contrato de locação com atenção para saber o que está e o que não está incluído no acordo.

Com os dois números, é possível uma comparação mais justa, mas mesmo que uma opção seja mais cara que a outra, ainda é necessário avaliar outros aspectos da aquisição.

Frequência de uso dos equipamentos

Quando um equipamento fica ocioso, seja de TI ou não, ele deixa de produzir para empresa, mas continua gerando custos. Portanto, é interessante avaliar qual será a frequência de uso desses itens para entender se a compra ou locação é mais interessante.

Quase sempre a locação será uma escolha melhor para equipamentos que não são utilizados todos os dias.

Taxa de depreciação

Quando uma empresa adquire qualquer tipo de patrimônio, ela imobiliza uma parte dos recursos naquele ativo. Contudo, se surgir a necessidade, é possível vender o material para se obter liquidez.

Diferentemente de um investimento em um terreno, que só valoriza ao longo dos anos, equipamentos de TI depreciam à medida que ficam usados e obsoletos. Logo, pode ser interessante considerar a taxa de depreciação antes de optar pela compra.

Expectativa de crescimento

Quando o negócio cresce e aumenta de tamanho, é preciso investir para ampliar a operação.

Muitas vezes, será necessário comprar mais equipamentos de TI, como computadores e elementos de infraestrutura.

Por essa razão, se uma empresa tem uma expectativa de crescimento muito alta, pode ser mais estratégico alugar os equipamentos, já que a compra é um investimento mais alto e imediato, com um risco maior.

Condições de pagamento

Por fim, as condições de pagamento também importam na hora da compra. Mesmo que a aquisição pareça interessante, o investimento necessário pode ser alto demais para o momento atual da empresa, ainda mais se tiver que ser feito à vista.

Vantagens da locação de equipamentos de TI

A locação de equipamentos de TI pode ser vantajosa para uma empresa por diversas razões. Veja algumas delas abaixo.

Disponibilidade de equipamentos

Em algumas compras, pode ser necessário esperar muito tempo para poder utilizar os produtos, especialmente quando o volume é alto e os equipamentos precisam ser produzidos e configurados. No entanto, com o aluguel, eles podem ser disponibilizados de imediato, muitas vezes de forma emergencial.

Manutenção incluída

Boa parte das empresas que realizam a locação de equipamentos de TI assumem as principais responsabilidades de manutenção. E ela é feita com uma mão-de-obra mais especializada nesse tipo de tarefa, o que significa resultados melhores com um gasto menor que a contratação de novos colaboradores.

A disponibilidade de peças sobressalentes e equipamentos de reposição imediata é outra vantagem da manutenção fornecida pelo locador, pois reduz os tempos de parada da operação.

Benefício fiscal

Como a locação de produtos é considerada uma despesa operacional e não um investimento, ela pode ser abatida na base de cálculo do imposto de renda de empresas que estão no regime tributário de Lucro Real.

Se for o caso do negócio, esse custo é algo que precisa ser considerado na hora de realizar a comparação do TCO entre as duas modalidades.

Facilidade de contratação

O serviço de locação oferece um processo de contratação mais simples do que o de compra, tanto na questão burocrática quanto na gerencial. O risco nessa modalidade é menor e, com isso, os processos de decisão se tornam mais ágeis e as possibilidades são mais flexíveis.

Atualização de hardware

A tecnologia evolui com velocidade e, muitas vezes, uma novidade disruptiva pode forçar uma atualização precoce do parque tecnológico da empresa. Se os equipamentos são de propriedade dela, a venda e aquisição pode virar uma grande dor de cabeça.

Por outro lado, mesmo que algum tipo de contrato precise ser renegociado, na locação é bem mais fácil atualizar o hardware: basta devolver o antigo e pedir o mais recente.

Escalabilidade

Por fim, mas não menos importante, na locação a escalabilidade do negócio é potencializada. Os investimentos para expandir a operação são menores, assim como os riscos e prazo para que isso aconteça.

Conforme podemos concluir, a locação de equipamentos de TI se torna uma opção bastante interessante para empresas que projetam um crescimento operacional significativo em curto e médio prazo.

E agora que você já conhece as vantagens da locação de equipamentos de TI e quando é mais interessante alugar do que comprar, que tal seguir a Locaweb Corp no Instagram e Facebook?