Como salvar e acessar arquivos na nuvem com o Office 365?

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Uma das grandes vantagens de poder compartilhar e acessar arquivos na nuvem por meio da solução Office 365, da Microsoft, é a agilidade no intercâmbio de informações em qualquer tipo de dispositivo (inclusive móvel) e do lugar onde qualquer um dos seus colaboradores estiver. Para tanto, basta ter uma boa conexão com a internet.

Por meio do Office 365 a sua empresa vai, de fato, estabelecer a vantajosa relação da tecnologia com a produtividade. Com a utilização de backup na nuvem, seu negócio ganha também em alavancagem de resultados.

Neste artigo você vai saber passo a passo como conseguir acessar arquivos na nuvem por meio dessa plataforma. Como bônus, mostraremos as funções possíveis do OneDrive. Acompanhe!

Passo a passo para salvar e acessar arquivos na nuvem com o Office 365

Passo 1

Assim que você conseguir instalar ou baixar o Office 365 a partir do seu dispositivo, uma janela será exibida, perguntando se você deseja conectar o software com a sua conta Microsoft. Caso você tenha pulado ou não tenha visto esse passo, clique na opção “Entrar” no canto superior esquerdo da janela de qualquer editor da suíte.

Passo 2

Em seguida ao passo 1, uma pequena janela será exibida. Nela, você deve inserir o e-mail e a senha — relativos à sua conta da Microsoft. Caso você não se recorde mais qual e-mail utilizou, faça a tentativa com o final @outlook.com ou @hotmail.com. É muito provável que seja alguma dessas duas opções.

Passo 3

Todos os editores do Office 365 estarão sincronizados com o seu OneDrive após a confirmação de cada um desses dados. Isso vai permitir, portanto, que você salve os documentos na nuvem diretamente deles. Assim, elimina-se a necessidade de instalação de programas de sincronização na máquina. Nesse cenário, ao criar algum documento, clique no botão “Salvar” para não perder tudo o que já foi feito e/ou alterado.

Passo 4

Depois desses três primeiros passos, é preciso fazer o armazenamento online. Você terá a oportunidade de escolher em quais pastas da sua nuvem deseja alocar aquele item. Por fim, grave bem a localização e o nome do arquivo para você não se perder na hora de acessá-lo remotamente.

Passo 5

Uma vez que você já tenha o seu documento salvo online, para o próximo passo basta acessar o OneDrive a partir de qualquer dispositivo, em qualquer lugar do mundo. Abra o seu navegador, digite http://onedrive.com e faça o login com sua conta Microsoft, da mesma forma que ensinamos no passo 2.

Passo 6

Até aqui, possivelmente seu navegador tenha carregado todas as pastas referentes ao seu armazenamento no OneDrive. A partir disso, navegue em busca do item que foi criado e salvo antecipadamente (passo 4). Com o botão direito do mouse, clique nele para ver todas as opções de abertura.

Passo 7

No último passo você terá a chance de escolher entre abrir a pasta com o Office Online (versão para navegadores do Office 365) ou abri-la no próprio programa instalado no seu dispositivo. Também é possível baixar e renomear o arquivo, compartilhar pastas, entre outras opções.

Ações possíveis com o OneDrive

Como bônus, seguem abaixo algumas dicas viáveis e úteis para você tirar o máximo de proveito da sua conta OneDrive:

  • salvar os documentos no OneDrive automaticamente no Windows;
  • obter mais espaço de armazenamento;
  • mover arquivos para ter acesso offline no Windows;
  • salvar qualquer anexo do Outlook;
  • realizar buscas dentro de arquivos e fotos;
  • colocar atalhos para pastas na tela inicial do seu dispositivo Android;
  • modificar as miniaturas das pastas;
  • recuperar versões antigas de seus documentos e arquivos;
  • colocar apresentações em qualquer lugar;
  • utilizar a sincronização seletiva no Mac;
  • editar os documentos de modo colaborativo.

Como usuário do Office 365, se você seguir de maneira correta esse passo a passo, certamente conseguirá salvar e acessar arquivos na nuvem. Afinal, tanto ele quanto o Microsoft OneDrive for Business são excelentes soluções, que geram um bom ROI (retorno sobre o investimento) — especialmente se for o caso de a sua empresa precisar armazenar e compartilhar documentos importantes com total segurança.

Em alguns casos, os recursos de armazenamento em nuvem podem não ser suficientes para todos os processos de negócios de uma organização, mas em empresas menores e com poucos funcionários, o OneDrive for Business é uma ótima ferramenta — atende às necessidades do negócio, tornando-o mais organizado e profissional.

A plataforma evita que dados, arquivos e apresentações, por exemplo, sejam perdidos, além de oferecer uma solução prática a todos os colaboradores que precisarem acessar documentos remotamente — seja por meio de computadores ou notebooks, seja por meio de dispositivos móveis.

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