Como os espaços coworking beneficiam as empresas de tecnologia?

em Tendências.

O uso do escritório tradicional como espaço físico para desenvolver as atividades profissionais por muito tempo foi regra no universo corporativo. Contudo, está cada vez mais difícil justificar e sustentar esse investimento no caso de empresas de tecnologia, muitas vezes formadas por uma pequena equipe ou por apenas uma pessoa.

Por isso, uma prática muito adotada atualmente é o coworking.

O coworking, para quem não sabe, é o termo utilizado para se referir a um escritório compartilhado que especifica um espaço ou ambiente de trabalho onde muitas pessoas — inclusive de diferentes áreas de atuação — exercem suas atividades profissionais. Além da interação, o compartilhamento é um elemento fundamental nesses ambientes.

Mesmo assim, muitos gestores ainda têm certa apreensão em adotar esse modelo. Porém, ele apresenta uma série de benefícios para as empresas de tecnologia. Se você ainda tem dúvidas, listamos neste artigo as principais vantagens dessa prática. Confira!

Estimula a inovação

O segredo do êxito das empresas bem sucedidas é a prática da cultura da inovação. Para tanto, o coworking favorece o compartilhamento de ideias entre os profissionais que lá trabalham, graças ao seu DNA colaborativo.

Isso porque, no modelo tradicional, profissionais acostumados sempre com o mesmo ambiente, vendo as mesmas pessoas diariamente e com os mesmos tipos de conversa, tendem a não mudar quase nada o jeito de pensar. Portanto, interagir com pessoas que tenham diferentes experiências proporcionam estímulos externos que certamente colaboram para a inovação.

Dessa forma, o ganho é maior porque a experiência proporciona vantagens, como a integração entre indivíduos com perfis semelhantes: existem aqueles que ficam isolados nas empresas sem sequer compartilhar estilos de trabalho e de vida. Estão juntos em um mesmo espaço, mas estão sós.

No coworking, por sua vez, você não está só em aspectos como a problemática profissional e os desafios, pois todos os que se encontram ali têm estilos de trabalho muito parecidos, ainda que sejam profissionais diferentes. Nesse cenário, os grupos criam políticas próprias em vez de se pautarem por práticas já estabelecidas.

Contribui para a redução de custos

Fora as inúmeras possibilidades de estrutura e conexões, o coworking tem um grande benefício se comparado aos escritórios convencionais: os custos. Manter seu escritório próprio é muito caro e dependendo do quanto a sua empresa de tecnologia fatura fica completamente inviável fazer essa opção. Isso porque você gasta com despesas como móveis, aluguel, limpeza, conta de energia, condomínio, dentre tantos outros gastos.

Diante desse cenário, faz muito mais sentido apostar na redução de custos e investir todo esse recurso no seu próprio negócio, não acha?

Oferece a flexibilidade de localização

No caso de muitas empresas, ter uma filial em algumas cidades e regiões não é uma tarefa nada fácil. Quando se tem uma demanda maior, as organizações precisam agir rápido com o objetivo de atendê-la. Assim, o coworking para médias e grandes empresas representa uma alternativa muito mais prática e vantajosa.

Apesar de que não importa o tamanho ou o porte de seu empreendimento, um coworking oferece a você comodidade e facilidade com baixo custo e ainda o benefício de se escolher uma boa localização, que seja próxima a sua residência ou perto de onde for de seu interesse.

Apresenta versatilidade e boa infraestrutura

Além de salas privativas, o coworking disponibiliza também espaços individuais e infraestrutura adequada para trabalhar e receber clientes. Isso sem contar o auxílio com os recados, seja por um escritório virtual ou um serviço do próprio espaço, em que a gestão dos contatos e correspondências deixam de ser uma preocupação sua, uma vez que o suporte é total.

A verdade é que uma simples sala de um escritório particular pode não ser tão grande quanto um espaço de coworking. Como dissemos, eles têm flexibilidade, assim sendo, grande parte permite que seus usuários ocupem e tirem proveito do espaço da forma como preferirem, com a união de tecnologia e produtividade.

Alguns espaços de coworking pelo mundo, por exemplo, têm sediado coquetéis de lançamentos de livro, treinamentos, encontros de empreendedores, workshops e até mesmo inauguração de empresas. Os coworkers têm a liberdade de se sentirem dentro do próprio escritório.

Possibilita o networking com outros profissionais

Você já sabe que em um ambiente de coworking acontece naturalmente a reunião de diversos profissionais, desde especialistas em TI, designers, produtores de conteúdo até startups. Portanto, esse é um ótimo ambiente para aprender sobre outra área de atuação. Além de ampliar seus conhecimentos e seu networking, essa diversidade de perfis profissionais também é muito favorável para um ambiente colaborativo, no qual todos têm a chance de se ajudar.

Diante disso, dentro de um coworking você tem a oportunidade de encontrar possíveis clientes, uma futura parceria estratégica ou até mesmo o trabalho dos sonhos, quem sabe? A dica preciosa aqui é conversar com as pessoas, dar uma volta para falar sobre outras coisas e participar dos eventos do espaço. Aproveite para fazer cursos, uma pausa para um café e, principalmente, não deixe de curtir o happy hour.

Além de tudo isso, de fato, as pessoas ficam com uma sensação de pertencimento, que é interessante porque não é apenas uma fuga da solidão; é uma maneira de trazer perspectivas. Ao perceber a sua empresa e as dos que estão em volta, você consegue entender em que etapa ela está e o que é preciso fazer para expandir seu negócio.

Por fim, mas não menos importante, fale com as pessoas a respeito do seu projeto, ouça o que elas têm a dizer, esteja disponível. Isso fará com que os demais profissionais conheçam você e saibam de sua atividade. Afinal, nada melhor e mais oportuno do que uma boa vitrine.

Viu só como falamos de um espaço democrático e extremamente vantajoso para as empresas de tecnologia? O coworking não é mais apenas o futuro das relações de trabalho, mas sim o presente delas. É o ambiente favorável a inovações e tendências que nos dá a chance de desbravar as nossas fronteiras e superar muitos limites.

Se você gostou deste artigo e acredita que ele ajudará seus contatos a perceberem as principais vantagens de um coworking para empresas de tecnologia, compartilhe-o agora mesmo nas redes sociais!