Como garantir uma presença online forte e vantajosa para a empresa?

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A internet mudou nossas vidas, principalmente depois que os smartphones se popularizaram. Com o universo digital inteiro a nosso dispor na palma da mão 24 horas por dia, as redes sociais cresceram ainda mais e alteraram a forma como nos relacionamos uns com os outros. Isso também vale para a interação dos clientes com as empresas — que, portanto, precisam de uma presença online.

Mas, para que as páginas do seu negócio na web sejam bem-sucedidas e realmente consigam encantar e engajar o consumidor, é preciso tomar certos cuidados. Assim, você garante uma presença online forte e que faça a diferença para a empresa e seu público. Quer ficar por dentro? Então, continue a leitura!

Conheça seu público

O primeiro passo para construir uma presença certeira na internet é conhecer seu público. Além de ser a base para a sua estratégia digital, esse cuidado também deve acompanhar todas as dicas seguintes. Não adianta dedicar-se a elaborar conteúdos excelentes para o Pinterest, por exemplo, apenas para descobrir que seus clientes (já fidelizados ou em potencial) não estão nessa rede social, não é mesmo?

Portanto, analise onde seu público-alvo está na internet e como ele interage nesses espaços. Seus clientes usam Instagram, Twitter, Facebook? Adoram ler blogs? Preferem conteúdos divertidos ou mais sérios? Interagem com postagens em vídeo ou com imagens? Essas respostas vão nortear as suas decisões.

Faça páginas nas redes sociais

É impossível falar de presença online forte sem mencionar as redes sociais. Elas estão entre as principais responsáveis por mudanças grandiosas que aconteceram no perfil dos consumidores nos últimos anos. Hoje, o público deseja uma experiência ágil e diferenciada de consumo, que inclui mais engajamento e interação com as marcas e um contato mais próximo.

As redes sociais tornam isso possível. Ao fazer páginas nas redes para sua empresa, você abre as portas para um contato mais dinâmico com seu público, seja para tirar dúvidas, seja para anunciar novidades ou até mesmo para responder a reclamações ou outros problemas.

Você não precisa estar em todas as redes sociais; esteja apenas naquelas que seu público mais utiliza. Essas mídias serão novos espaços onde sua empresa poderá engajar cada vez mais as pessoas que deseja alcançar.

A qualidade e a frequência das postagens também são fundamentais para conquistar cada vez mais seguidores e para manter o público engajado e envolvido. Além de anunciar novidades, aproveite o espaço para fazer promoções exclusivas e postar conteúdo relevante para os clientes.

A comunicação pode ser mais leve e divertida, se isso estiver alinhado ao perfil do seu público-alvo. Avalie como ele responde ao uso de memes, gifs e emojis, por exemplo — mas, mesmo que esses recursos façam sucesso, não abuse deles. Mesmo com mais dinamismo e menos seriedade, o cliente permanece em busca de atendimento eficiente e de qualidade.

Pense também no mobile

Muitas pessoas ainda não se deram conta disso, mas os celulares já se tornaram a principal forma de acesso à internet. Em relação à sua presença online, isso quer dizer que é imprescindível considerar que o principal meio de contato do seu público-alvo com seu site, blog e redes sociais é o smartphone.

Mesmo diante desse contexto, muitas empresas dedicam todos os seus esforços a desenhar páginas na web, por exemplo, que apresentam navegação e conteúdos excelentes apenas quando acessados pelo computador. O problema é que isso é uma barreira para a experiência do seu visitante.

Imagens em excesso na mesma página, por exemplo, vão demorar para abrir em um celular, além de gastar muitos dados da rede 3G ou 4G. Além disso, a navegação do site e do blog deve ser responsiva, ou seja, ter um layout que se adapta automaticamente à tela do aparelho do usuário. Isso garante uma experiência interessante, completa e de fácil navegação para todos que procurarem a sua empresa na internet.

Desenvolva conteúdo relevante para a internet

Para realmente conquistar seu público por meio da sua presença online, conteúdo relevante é fundamental. Isso vai fazer com que os seguidores realmente se envolvam com o que você posta e, assim, desenvolvam um relacionamento cada vez mais próximo com sua marca.

Esse conteúdo vai depender do perfil da sua loja e do público, além dos formatos mais adequados para cada espaço na web.

No blog da companhia, invista em dicas e tendências que ajudem o leitor a resolver algum problema ou dúvida — o que também contribui para estabelecer sua empresa como autoridade no assunto. Enquanto isso, as redes sociais são um ótimo espaço para conteúdos mais dinâmicos, além de servir para compartilhar as postagens do blog.

Valorize a qualidade do atendimento

Além do conteúdo de qualidade, a eficiência e a agilidade no atendimento são fundamentais para que as suas estratégias online sejam realmente bem-sucedidas. Na internet, seus seguidores estão atrás de novidades, promoções e notícias relevantes, mas também de interação, dinamismo e rapidez.

Portanto, organize sua equipe de atendimento para que ela possa também dedicar seu tempo às redes sociais, ao blog e aos demais espaços da empresa na web. Seu público não quer esperar por mais do que 24 horas! Tudo na internet acontece com muita rapidez e você deve acompanhar esse ritmo.

Fique de olho nas caixas de mensagens das redes sociais e responda também aos comentários públicos nas postagens — é recomendado respondê-los publicamente, para ajudar outros seguidores que possam ter a mesma dúvida e para agir com transparência diante dos demais clientes. Isso vale tanto para elogios e dúvidas quanto para reclamações.

Viu só? Para garantir uma presença online forte e bem-sucedida, decidir onde sua empresa vai estar é apenas a primeira etapa. O planejamento, o cuidado, a qualidade e a agilidade são fundamentais para que essa estratégia dê frutos no longo prazo e realmente faça a diferença na atração e fidelização de clientes e, consequentemente, na lucratividade e no crescimento do seu negócio.

A presença online tornou-se cada vez mais relevante e, hoje, já é uma necessidade. Como mostramos, isso é resultado também das mudanças que a internet trouxe para o perfil dos clientes. Quer saber mais? Então, leia nosso post sobre o que mudou nos últimos anos no comportamento do consumidor online!