8 ferramentas de business intelligence que vão otimizar a sua gestão

em Tendências.

 

Business Intelligence (também conhecido pela sigla BI) é um termo amplamente discutido no mundo dos negócios. E por mais complicado que pareça, os novos modelos de BI são simples de usar, têm interfaces enxutas e podem ser operados por colaboradores de diversos campos do conhecimento.

Esse recurso orientado para a análise de dados e apresentação de informações tem como foco ajudar executivos, gerentes de negócios, gestores de TI e outros usuários a tomar decisões de negócios mais precisas.

Para isso, as ferramentas de Business Intelligence englobam uma variedade de aplicativos, metodologias e diversas fontes de informação que visam melhorar a competitividade da empresa.

Esses recursos permitem às organizações coletarem dados de sistemas internos ou fontes externas, prepará-los para análise, efetuar consultas visando a elaboração de relatórios e dashboards e aprimorar a performance.

Quer entender como as ferramentas de Business Intelligence podem ajudar a sua empresa e quais são as mais utilizadas pelas gestões empresariais? Acompanhe!

Quais são os benefícios dos processos de Business Intelligence?

Uma das maiores forças de um sistema de BI é permitir que você compreenda o status de seu negócio em um dado período de tempo, bem como quantos produtos foram vendidos, em quais locais e entre quais tipos de consumidores.

Essas informações podem ser utilizadas para obter vantagens entre seus concorrentes, já que elas trazem uma visualização completa do comportamento do consumidor e da experiência que é proporcionada pelo produto. Com as métricas certas, fica mais fácil traçar cenários futuros para a empresa, bem como tornar as decisões mais acertadas. Entenda como a seguir!

Acabe com achismos e minimize riscos no processo decisório

Muitas vezes, a administração de um negócio se aproxima do mundo das apostas. Em filmes e livros, vemos grandes líderes serem tratados como verdadeiros gurus, guiados apenas pela intuição em processos que envolvem uma grande quantidade de dinheiro. Porém, na realidade as empresas não funcionam bem assim.

Embora a boa intuição de um líder seja admirável, é importante que todo processo decisório passe por uma análise aprimorada de dados, atualizações e verificações de tendências, de forma que você possa projetar os possíveis cenários e se preparar.

Quando uma decisão é baseada em acontecimentos, que podem ser apurados com maior rapidez graças ao auxílio da plataforma de BI, os riscos são minimizados.

Isso também ajuda a criar uma cultura de transparência entre os colaboradores, que passam a entender os motivos que amparam as decisões dos gestores. A confiabilidade cresce, bem como a autoestima das equipes, que começam a gerar resultados e a dialogar mais.

Obtenha respostas rápidas

Outro grande incentivo para implantar o Business Intelligence é a obtenção de respostas rápidas para as questões relativas à empresa.

A estrutura das plataformas de BI é arquitetada para possibilitar facilidade de uso e também rapidez nas repostas. Assim, você pode acelerar o processo de tomada de decisões, sem ter de se debruçar sobre páginas e páginas de relatórios.

Isso não significa, contudo, que as decisões serão menos apuradas. Pelo contrário: o processo de pesquisa será apenas facilitado, já que a “mineração de dados” torna-se mais precisa.

A coleta por meio do BI pode incluir informações históricas, bem como novos dados recolhidos a partir de sistemas de origem. Ou seja, a análise de Business Intelligence apoia os processos de tomada de decisões estratégicas e táticas, levando em consideração o histórico da empresa no mercado. Aos poucos, a empresa consegue antever acontecimentos e se antecipar.

Reduza os custos

A inserção de recursos tecnológicos estratégicos pode parecer dispendiosa no início, mas o retorno sobre o investimento se mostra satisfatório em questão de meses.

Graças ao monitoramento e à gestão dos gastos, é possível diminuir custos, tais como equipamentos, cursos, salários e viagens, por exemplo. Fica mais simples analisar esses gastos e administrá-los por meio de uma plataforma de BI.

A participação da plataforma de BI na gestão financeira também ocorre devido à possibilidade de focar diretamente nos principais objetivos da empresa. O alinhamento das equipes é facilitado por meio da adoção de uma única plataforma.

Otimize o controle de estoque

O controle de estoque não pode ser colocado em segundo plano pois é um dos maiores motivos para a perda de dinheiro em empresas. O Business Intelligence traz uma série de funcionalidades para aprimorar o armazenamento e a contagem dos produtos.

Graças ao BI, é possível detectar com precisão a gestão do estoque. Com ele, a análise da quantidade de mercadorias armazenadas permite visualizar se o estoque tem excesso ou escassez, bem como quais são os itens que acabam mais rapidamente e o custo de armazenamento dos produtos. O corte de gastos desnecessários na gestão do estoque se torna mais rápido.

Tenha relatórios em mãos sempre que precisar deles

Com os recursos oferecidos pelos softwares de inteligência, todo membro qualificado da sua empresa pode ter acesso a dados importantes. Contanto que haja internet, seus colaboradores podem operar de qualquer lugar.

Ganhe insights importantes sobre o comportamento do consumidor

Um dos maiores benefícios do Business Intelligence em uma organização é ter a habilidade de lançar um olhar apurado sobre o mercado para entender quais ideias são discutidas, quais produtos e serviços foram mais bem assimilados e quais são as demandas ainda não preenchidas entre o público.

Assim, você tem a oportunidade de transformar essas informações em produtos e serviços inovadores. Além de ganhar credibilidade entre o público, você obtém mais chances para aumentar seus lucros.

Aprimore seus processos de vendas

As plataformas de Business Intelligence permitem que você use os dados de seus clientes para aprimorar modelos e processos de vendas.

Para empresas de grande escala, o BI permite trazer melhorias na experiência do cliente graças à personalização do questionamento e a obtenção de respostas mais precisas.

Desenvolva eficiência

Há muitas organizações que desperdiçam um tempo valioso procurando informações em diferentes fontes de dados quando precisam de um entendimento mais profundo do negócio.

Quando elas finalmente encontram esses dados, ainda têm que converter, cruzar e reunir tais informações em relatórios que comuniquem a opinião dos analistas para os demais tomadores de decisão.

Com um bom sistema de BI, muitas das informações necessárias para os processo decisórios ficam concentradas em um só lugar, o que facilita a elaboração de relatórios. Isso ajuda a economizar o tempo e a energia de seus colaboradores, melhorando a eficiência da organização.

Simplifique suas operações

Quando uma plataforma de Business Intelligence é instalada, você ganha insights mais detalhados de sua performance. Com isso, é possível fazer levantamentos sobre o que precisa ser modificado de uma maneira mais simples.

Identifique os reais custos de suas operações

Uma boa plataforma de BI fornece recursos suficientes para que você mensure os custos de suas operações e adquira a habilidade de fazer mudanças em seu processo produtivo, o que melhora a obtenção de custos.

Dependendo do tipo de organização em que você opera, pode ser difícil adotar grandes mudanças na cultura da empresa e nos processos de tomada de decisões. É preciso demonstrar, portanto, o quanto novos dispositivos tecnológicos ajudam a tornar o processo decisório mais transparente e embasado.

Saiba por que usar ferramentas de Business Intelligence

As empresas estão repletas de dados sobre os seus clientes, prospects, processos internos do negócio, fornecedores, parceiros e concorrentes. Muitas vezes, não podem assimilar essa grande quantidade de dados e convertê-los em informações acionáveis para o crescimento da receita, ou para aumentar a rentabilidade e a eficiência operacional do negócio, por exemplo.

As ferramentas de Business Intelligence permitem que você transforme os dados coletados em informações seguras que ajudarão a otimizar a sua gestão, a fim de que não haja impacto para o seu cliente.

Conheça as ferramentas de Business Intelligence

Ao longo dos anos, muitas ferramentas de Business Intelligence têm surgido para atender às variadas demandas que os empresários têm de analisar os seus dados. Além disso, compensa ressaltar que as ferramentas costumam estar agrupadas em categorias para atender às necessidades dos empreendedores e gestores de TI. Conheça algumas delas a seguir:

Palo

Palo é processamento analítico online multidimensional, o qual age como servidor de banco de dados e, normalmente, é usado como uma ferramenta de inteligência de negócios para controlar o orçamento.

Esse software de planilha atua na interface do usuário. Além do conceito de dados multidimensionais, Palo permite que múltiplos usuários compartilhem o armazenamento de dados.

Pentaho

Pentaho age nas barreiras que bloqueiam a capacidade da sua organização obter valor (renda) a partir de todos os seus dados. Nessa plataforma, é simplificada a preparação e a mistura de todos os dados.

Ela ainda inclui um espectro de ferramentas para analisar, visualizar, explorar, reportar e prever. Aberta, incorporável e extensível, Pentaho é arquitetada para assegurar que cada membro de sua equipe saiba desenvolver o negócio utilizando a data.

Profit base

O Profit Base é uma ferramenta de Business Intelligence de planejamento financeiro e simulação em escala real para orçamento e previsão de ganho e perdas, demonstrações verídicas dos fluxos de caixa, em um sistema totalmente integrado.

Permite o gerenciamento para simular cenários de negócios e a visão imediata do impacto financeiro, além de ainda oferecer uma grande variedade de relatórios padrão e cartas gráficas.

QlikView

A plataforma QlikView Business Discovery permite que os usuários de negócios inovem na tomada de decisões, no desenvolvimento dos processos e a manutenção de aplicações.

Ele possibilita ainda a criação de serviços robustos em torno de requisitos de negócios para informar e compreender todos os dados que a empresa detém e criar soluções de relatórios sustentáveis que garantam a exatidão dos dados.

Rapid Insight

O Rapid Insight é um fornecedor líder de inteligência de negócios e um software automatizado de análise preditiva. Com foco na facilidade de uso e eficiência, o Rapid Insight permite que os usuários transformem seus dados brutos em informações acionáveis.

É um software analítico que simplifica a extração e a análise de dados, permitindo que os clientes utilizem plenamente as suas informações para a tomada de decisões com base em informações sólidas.

SAP Business Intelligence

A análise preditiva proporciona aos seus tomadores de decisão a percepção do que eles necessitam prever para novos desenvolvimentos, para capitalizar sobre as tendências futuras e responder aos desafios antes que eles aconteçam.

A combinação de inteligência em tempo real de negócios e análise preditiva da SAP torna-se mais fácil para você extrair insights de big data e criar visualizações de dados impressionantes com facilidade.

Jaspersoft

A Jaspersoft disponibiliza uma série de maneiras para que os usuários realizem análises interativas. Para o usuário mais casual, este pode envolver simplesmente mudar uma configuração de filtro em um relatório para exibir uma fatia de dados diferente. Para um analista de dados, isso poderia significar escrever expressões multidimensionais.

Looker

O Looker é uma plataforma de descoberta de dados que ajuda as empresas a tomar melhores decisões de negócios por meio de acesso em tempo real aos dados. Sobre estes, não importa o tamanho, já que podem ser analisados 100% ou não.

A partir dessas ferramentas, podemos perceber que um sistema de Business Intelligence pode fornecer a percepção do que você precisa para fazer planos estratégicos de sucesso para a sua organização.

Afinal, tal sistema seria capaz de identificar tendências e padrões-chave em seus dados e, consequentemente, tornar mais fácil as conexões entre as diferentes áreas do seu negócio que podem não estar relacionadas.

Isso pode ajudá-lo a compreender as implicações de vários processos organizacionais e a melhorar a sua capacidade de identificar oportunidades adequadas para a sua organização, permitindo que você planeje um futuro de sucesso.

Poucas empresas fazem os devidos investimentos em inovação e recursos tecnológicos. Aquelas que se aliaram ao TI e apostaram nos benefícios do Business Intelligence desfrutaram de retornos afirmativos nos processos e resultados organizacionais.

Outro ponto relevante: você pode usar as ferramentas de Business Intelligence para compartilhar informações entre diferentes departamentos em sua organização, aperfeiçoando o trabalho de toda a equipe, fazendo relatórios precisos sobre a utilidade dos dados. Já pensou nisso? Então, comece a aproveitar as vantagens de contar com essas ferramentas de Business Intelligence na rotina de sua empresa.

A otimização de processos internos, o aumento da eficiência operacional e a obtenção de vantagens competitivas sobre os concorrentes são fundamentais para que a sua organização conquiste espaço em um mercado cada vez mais acirrado. Com uma boa plataforma de BI, identificar tendências de mercado e problemas em tempo hábil torna-se mais simples.

Quer saber mais sobre as soluções da Locaweb Corp? Acesse nosso site!