7 dicas para escolher a empresa de data center ideal

em Tendências.

Escolher um data center é sempre uma decisão de peso para o gestor. Afinal de contas, você hospedará uma parte crítica da infraestrutura tecnológica de sua empresa dentro das instalações de outra empresa.

Antes de fazer a sua escolha, há uma série de critérios que devem ser levados em consideração. Você pode usá-los como base para sua busca ou suas solicitações de propostas a cada empresa de data center que encontrar.

Preparamos para o post de hoje uma lista com várias dicas para ajudá-lo a avaliar esses critérios. Confira a seguir:

1. Escolha uma empresa de data center bem localizada

A localização é um dos fatores mais importantes envolvidos na seleção de um data center, por vários motivos. A primeira coisa a levar em consideração é a facilidade com que alguém da sua empresa pode chegar à localização física do data center no caso de algum evento.

Pense em quão caro pode custar ficar com seu data center parado por um longo período de tempo. Por isso, se você precisar atualizar ou fazer alguma manutenção do seu equipamento, é interessante que consiga chegar ao local rapidamente.

Você também deve levar em conta se a região é propensa a desastres naturais como inundações ou falta de energia causados por fortes chuvas. É bem provável que o provedor do data center tenha considerado esses aspectos quando a instalação foi projetada. Mas quando se trata da infraestrutura que hospedará os seus dados, tomar precauções extras nunca é demais.

O último fator a ponderar é saber como é a estrutura do prédio. Especialmente, deve-se verificar se há boas redes de fibra disponíveis para fazer o tráfego de dados com o melhor desempenho possível.

2. Avalie a capacidade de flexibilidade e expansão (escalabilidade)

O ideal na prestação de um serviço como este é que o seu provedor possa atender às suas necessidades de momento e durante vários anos após sua seleção. Dito isso, diferentes empresas de data center oferecem níveis diversos de escalabilidade.

Algumas fornecem soluções interessantes e diferenciadas, mas que podem não atender às suas necessidades específicas, ao passo que outras disponibilizam soluções mais personalizadas e flexíveis, indo além das ofertas mais padronizadas.

Descubra também sobre a disponibilidade de espaço, energia e conectividade adicionais. Não prejudique o seu negócio escolhendo uma empresa que não possa crescer junto com a sua ao longo do tempo!

3. Valorize a confiabilidade dos serviços prestados

A confiabilidade é fundamental ao escolher uma empresa de data center. Um provedor confiável deve possuir um alto tempo de atividade, isso significa que os serviços da empresa são confiáveis ​por um maior tempo.

Parte da confiabilidade de um empreendimento vem da sensação do cliente poder contar com o suporte necessário em caso de algum problema. Por isso, a qualidade do atendimento da empresa deve ser não só excelente, mas um diferencial da empresa que você escolher. Imagine ficar sem auxílio diante de um imprevisto, ou não conseguir manter um bom relacionamento com a sua empresa de data center? Busque quem é capaz de acolher bem os clientes e preza uma assistência de alto padrão.

Outras coisas a serem verificadas são as certificações da equipe, os comentários dos atuais clientes (você pode usar a internet e as redes sociais para isso) e o nível de suporte no local que ela oferece.

4. Leve em conta a eficiência e o desempenho geral das conexões

Quão rápido você precisa de sua infraestrutura funcionando? Quão rápido você acha que vai necessitar de uma nova conexão cruzada ou espaço de rack adicional no futuro? A maioria das empresas quer que seu novo espaço seja configurado de forma tão rápida e eficiente quanto possível.

A eficiência de implantação pode ser difícil de quantificar em um estatuto ou número específico, mas, antes de fazer sua escolha, certifique-se de que seus fornecedores potenciais comunicam claramente os prazos para essas ações.

5. Analise o ecossistema de rede oferecido

Antes de fazer uma seleção, saiba mais sobre as opções de conectividade disponíveis. O operador da instalação é neutro? Eles têm um grande ecossistema de clientes já interconectados uns com os outros?

Uma das maiores vantagens de uma empresa de data center é a capacidade de se interligar dentro de um espaço de data center compartilhado. Se você deseja se conectar com parceiros, distribuidores ou mesmo concorrentes para peering, a interconexão pode trazer um grande valor para o seu negócio.

6. Valorize as empresas com estabilidade financeira

Leve em consideração a estabilidade financeira do prestador de serviços. Você não quer gastar muito tempo e dinheiro investindo em um data center que vai estar fechado em alguns anos. O ideal é que o seu data center possa ser capaz de apoiá-lo por pelo menos 5 anos.

Você pode procurar por comunicados de imprensa, relatórios financeiros e histórico financeiro para ter uma ideia do quanto a empresa é financeiramente viável.

7. Informe-se sobre o nível de segurança

Muitas empresas de data center não podem fornecer o mesmo nível de segurança que as mais experientes, simplesmente por não possuírem os recursos necessários. A lista a seguir destaca as considerações de segurança física para soluções de data center que você deve procurar no seu fornecedor:

  • zonas de segurança em camadas: para limitar o acesso em uma instalação, sistemas e processos são implantados para permitir apenas pessoal autorizado em determinadas áreas do data center. Os exemplos incluem acesso por cartões-chave, sistemas de alarme, portas seguras e checkpoints com pessoal;
  • barreiras físicas: os provedores geralmente instalam barreiras físicas, cercas e paredes reforçadas para proteger suas instalações;
  • sistemas de monitoramento: a tecnologia de vigilância avançada oferece controle de acesso adicional, monitorando e registrando atividades nas entradas, saídas e áreas de equipamentos. Além de auxiliar no controle de acesso, os sistemas de monitoramento identificam emergências de incêndio e humidade do ar. Usando tecnologias avançadas, eles fornecem detecção rápida para reduzir ou evitar perdas em caso de algum evento.

Uma empresa de data center oferece à sua organização serviços de qualidade sem exigir o gasto de alto capital em estruturas próprias. Também permite proteger seus dados em caso de emergência, atuando como um local para recuperação de desastres.

Ao avaliar as empresas com base nas dicas que listamos aqui, você pode garantir que seu investimento renderá da melhor forma possível.

Quer saber mais sobre as soluções da Locaweb Corp? Acesse nosso site!.