7 benefícios do e-mail na nuvem para sua empresa

em Tendências.

Apesar de ser uma solução de comunicação com décadas de existência, o e-mail ainda é uma das principais ferramentas para que as pessoas se mantenham conectadas no ambiente corporativo. Com ele, profissionais conseguem ter conversas utilizando recursos mais completos que não estão disponíveis em meios como o telefone e aplicativos de mensagens instantâneas.

Para ter um sistema de e-mail funcional, empresas podem utilizar diferentes estratégias. Uma delas é a hospedagem em servidores próprios, o que dá ao negócio total controle sobre como o serviço será gerenciado. Por outro lado, os custos são maiores e a expansão dos recursos pode ser mais complexa quando comparamos com outras opções.

Há também a possibilidade de manter um e-mail na nuvem. Nesse caso, o negócio terá uma solução que contribui para a redução de gastos e atendimento a várias demandas do mercado corporativo. Conheça abaixo as vantagens dessa alternativa!

1. Maior controle sobre as políticas de segurança

O e-mail na nuvem permite que os gestores de TI tenha um controle mais amplo sobre as políticas de segurança que são aplicadas a diferentes grupos de usuários. Ao definir novas regras de uso, o time de TI conseguirá replicar as normas rapidamente: bastam alguns cliques para que todos passem a trabalhar dentro das políticas implementadas.

2. Redução de custos

A capacidade de diminuir os custos operacionais tornou-se uma preocupação para várias empresas, em particular nos momentos de crise. Negócios podem contar com a tecnologia, especialmente a computação na nuvem, para diminuir gastos e conseguir um controle maior sobre o direcionamento dos recursos financeiros disponíveis.

Com o e-mail na nuvem, a empresa tem despesas que variam conforme o número de usuários ativos e o espaço de armazenamento utilizado por cada um.

Isso contribui para que os custos com TI sejam mais precisos e, ao mesmo tempo, a empresa tenha como controlar a evolução dos seus gastos operacionais a médio e longo prazo.

Além disso, uma quantidade maior de recursos ficará disponível para investimentos estratégicos, colaborando para que o negócio seja capaz de aumentar sua competitividade.

3. Ganho de flexibilidade operacional

Conforme as últimas tendências de TI — como a computação na nuvem, o BYOD (Bring Your Own Device) e a Internet das Coisas — ganham o ambiente corporativo, mais pessoas precisam de ferramentas de trabalho que facilitem a criação de uma rotina flexível e ágil.

Nesse sentido, nada melhor do que um e-mail na nuvem para que o negócio consiga atender a demandas de consumidores e parceiros comerciais com agilidade e precisão.

O e-mail na nuvem é conhecido pela sua alta disponibilidade. As mensagens são replicadas por múltiplos servidores. Assim, ao contrário de soluções privadas, o acesso será mantido se um problema ocorrer em uma das máquinas.

Isso é um fator fundamental no dia a dia do negócio. Profissionais terão a certeza de que nenhuma mensagem será perdida, seja no processo de envio ou de recebimento de conteúdos importantes.

4. Monitoramento de recursos mais simples

O e-mail na nuvem é uma ferramenta de TI que permite o controle centralizado dos recursos da empresa e da forma como cada usuário utiliza a solução. Isso é crucial para que gestores consigam identificar pontos que necessitam de melhoria, avaliar o impacto das medidas de gestão tomadas e verificar como cada ação influencia no desempenho do serviço de mensagens.

Se problemas ocorrerem, o time de TI poderá entrar em ação para aplicar as medidas corretivas rapidamente. Como consequência, falhas e ataques terão o seu impacto reduzido ao máximo.

Monitorando recursos, a empresa conseguirá encontrar as melhores formas de configurar o seu serviço de mensagens para diferentes situações. O desempenho da aplicação será avaliado continuamente, facilitando a criação de um longo histórico com a maneira como o sistema de e-mail reagiu em vários momentos. Com isso, o negócio poderá garantir o máximo de desempenho sempre.

5. Maior mobilidade operacional

mobilidade operacional é um fator que tem preocupado várias empresas. A possibilidade de utilizar smartphones e tablets como ferramentas de trabalho permite que negócios consigam uma atuação mais próxima dos clientes e parceiros comerciais. Isso acontece porque os profissionais podem acessar recursos em qualquer local, sem implicar em perda de desempenho ou falhas operacionais.

O e-mail na nuvem é mais acessível do que outros sistemas de correio eletrônico. A empresa poderá disponibilizar mensagens em vários ambientes. Isso contribuirá para que os profissionais possam ter uma rotina com maior agilidade, respondendo mensagens importantes em múltiplos dispositivos.

6. Mais escalabilidade

A escalabilidade operacional é um fator que colabora para que as empresas mantenham sua competitividade e possuam uma infraestrutura de TI eficaz. Por meio do e-mail na nuvem, o negócio terá um sistema capaz de garantir que os dados estarão acessíveis a qualquer momento, independentemente da quantidade de recursos, de contas ativas ou de e-mails enviados diariamente.

Sempre que necessário, o gestor de TI poderá ampliar fatores como o espaço de armazenamento para os usuários. Assim, é possível que todos possuam a quantidade exata de recursos disponíveis para atuar continuamente, sem perda de performance ou interrupções nas atividades.

7. Uso de um serviço que possui uma infraestrutura de ponta

Ferramentas baseadas em infraestruturas de cloud computing são conhecidas por utilizarem equipamentos de ponta. Os custos de manutenção são distribuídos entre várias pessoas, o que simplifica a troca de peças e softwares: ela normalmente é feita com maior agilidade, ao contrário do que acontece em infraestruturas privadas.

Como consequência, a empresa responsável pela gestão dos serviços terá dispositivos de última geração para a execução das suas soluções de cloud computing.

Para a empresa que contrata um e-mail na nuvem, isso é um fator estratégico. Em vez de ser responsável por trocar manualmente todos os equipamentos e manter o software atualizado, o negócio terá a certeza de que o seu serviço de e-mail sempre será executado em uma infraestrutura moderna e preparada para enfrentar vários desafios.

 

Quer saber mais sobre as soluções da Locaweb Corp? Acesse nosso site!.