6 dicas para manter o seu data center mais seguro e eficiente

em Tendências.

O data center, ou Centro de Processamento de Dados (CPD) é um local especialmente projetado para abrigar os servidores, ativos de rede e sistemas de armazenamento de dados da empresa. O seu principal objetivo é fazer com que seu negócio tenha disponibilidade de dados contínua e funcione corretamente. Por isso, é fundamental garantir a segurança digital de toda essa estrutura, já que ela é extremamente relevante para toda a operação da organização.

Você deseja manter a segurança digital no data center de sua empresa, mas não sabe por onde começar? Então continue lendo este artigo até o final e veja todos os detalhes!

A importância de ter um data center mais eficiente

A segurança digital não é apenas um simples investimento, mas sim uma estratégia para o seu negócio, já que, a partir dela, o data center vai oferecer uma maior confiabilidade, flexibilidade, redução de custos e, principalmente, a proteção de todos os dados da empresa.

Por isso, veja a seguir 6 dicas para garantir a segurança e a eficiência do seu data center:

1. Aposte no outsourcing de TI

Em primeiro lugar, nem todos os serviços de TI precisam ser executados por uma equipe interna especializada — e cara! Ao optar pelo outsourcing, sua empresa não precisa mais se preocupar com as questões relacionadas ao data center, servidores e sua manutenção, que ficam por conta da terceirizada contratada, que receberá um valor estabelecido em contrato para oferecer todos os serviços que o seu negócio precisa.

Assim, a equipe interna pode se concentrar em áreas estratégicas para o negócio e apostar em novas ideias para inovação e expansão da organização. Outra grande vantagem do outsourcing é a redução de custos para a sua empresa, permitindo que todas as suas demandas sejam atendidas e, que, ao mesmo tempo, ela disponha de com um sistema flexível, robusto e seguro.

2. Escolha um data center seguro e de confiança

Trabalhar com um data center obsoleto é algo absolutamente proibido para quem busca segurança digital e eficiência. Por isso, se você pretende apostar em um centro de processamento de dados externo (fornecido por outra empresa), é importante ficar atento se a segurança, confiabilidade e disponibilidade oferecidas seguem aquilo que diz o contrato.

Um sistema antigo, com uma tecnologia antiga ou que apresenta indisponibilidade frequente, falhas e vulnerabilidades é bem menos eficiente e gera diversos problemas de lentidão e indisponibilidade para a empresa. Portanto, faça uma escolha bem pensada e adequada às necessidades do seu negócio, lembrando sempre que o data center é um ambiente projetado para o uso em longo prazo.

3. Conheça de perto as necessidades do seu negócio

Para investir no data center ideal para a sua empresa, é importante conhecer todas as demandas e necessidades da organização. Quanto maior for o número de operações e servidores, mais robusto e de resposta rápida deve ser o Centro de Processamento de Dados (CPD).

Se você já percebeu que a sua estrutura atual não consegue acompanhar o crescimento da empresa, dificilmente ela atenderá às suas demandas com rapidez e segurança digital. Nessa hora, surge a necessidade de redimensionar o data center da organização, especialmente se você busca mais modernidade e velocidade no processamento de dados.

4. Implemente o backup para aumentar a segurança digital da empresa

Para as organizações que desejam evitar imprevistos e manter a segurança digital, é imprescindível apostar no backup. Ele é a ferramenta que faz cópias dos dados, documentos e arquivos mais importantes para a organização, especialmente no caso de recuperação de desastres.

Quando o sistema passa por um backup periodicamente, gestores e colaboradores — com a devida autorização, é claro — conseguem ter acesso às informações salvas, sempre que haja necessidade, como em uma perda temporária de dados gerada por uma queda na rede elétrica, por exemplo. Dessa forma, ao definir a permissão dos colaboradores que podem ter acesso ao backup, é mais simples monitorar as informações corporativas, o que as torna muito mais seguras e com menor risco de vazamentos.

Portanto, as empresas que optam pelo serviço de outsourcing de TI devem solicitar no contrato o serviço de backup. Isso amplia bastante a proteção de todos os dados da empresa, armazenados no data center, o que aumenta significativamente a sua segurança digital e a confiabilidade do sistema.

5. Invista na segurança física do data center

O ambiente no qual está o data center precisa necessariamente contar com sistemas de segurança, para impedir o acesso de pessoas não autorizadas ao local.

Para garantir a segurança física de toda a estrutura, é importante investir em câmeras de segurança, sistemas de identificação – de forma que apenas os funcionários autorizados possam ter acesso.

Esse é um item extremamente importante para manter a segurança digital do data center da empresa. Pois, se todos os colaboradores tiverem acesso ao ambiente, a empresa corre um sério risco de ter os seus dados copiados e vazados até mesmo para empresas concorrentes, o que pode trazer sérios prejuízos para o negócio.

6. Fique de olho na infraestrutura do data center

O data center é responsável por um grande processamento de dados, que deve ser realizado de forma rápida, eficaz e segura. Por isso, é imprescindível que os serviços e a infraestrutura de rede sejam sistemas dinâmicos e permitam uma boa flexibilidade, de acordo com a demanda da empresa.

Por isso, o data center deve acompanhar as novas tendências e avanços tecnológicos, especialmente quando se pensa em escalabilidade, flexibilidade e sustentabilidade. Todas esses itens são fundamentais para as atividades corporativas e para o funcionamento ideal do seu negócio.

Portanto, ao gerenciar o centro de processamento de dados de forma correta — especialmente com o outsourcing — você previne grandes problemas, ganha maior eficiência nos trabalhos e reduz significativamente os custos, aliviando o orçamento. Além disso, ainda garante um suporte técnico habilitado para resolver qualquer problema e garantir a segurança digital dos dados e informações confidenciais da empresa.

Quer saber mais sobre as soluções da Locaweb Corp? Acesse nosso site!