5 motivos para investir em uma solução de streaming

em Tendências.

Do mainframe ao smartphone, do código morse à solução de streaming. A tecnologia da informação (TI) está em constante evolução e oferece inúmeras facilidades de comunicação para pessoas e empresas. Hoje é praticamente impossível tocar um negócio sem ela. Sem streaming, o marketing digital como conhecemos hoje não existiria, nem a integração facilitada de equipes remotas.

Mas, o que é uma solução de streaming? Por que ela está cada dia mais popular nas empresas brasileiras e quais benefícios oferece? É sobre esse recurso avançado de comunicação virtual que vamos refletir neste artigo.

Continue lendo para entender como ele pode fazer toda a diferença no cotidiano da sua empresa!

Solução de streaming: o conceito e como funciona

Para compreendermos o que é uma solução de streaming, precisamos entender a tecnologia por trás dela.

Segundo o glossário de TI da Gartner, streaming é uma “técnica que suporta a transmissão contínua e unidirecional de dados de áudio e/ou vídeo via internet e, mais recentemente, por meio de uma rede móvel”.

Portanto, estamos falando da transferência de dados, necessária para que possam ser processados como um fluxo constante e contínuo. Popularmente, o streaming é conhecido como o “ao vivo na internet”.

A Gartner vai além e aponta que arquivos de áudio MP3 e de vídeo do tipo MPEG não são considerados streaming justamente porque precisam ser baixados primeiro. “O streaming requer um codificador de fluxo contínuo (que converte a fonte de áudio ou vídeo em um fluxo de dados), um servidor de streaming que fornece a mídia codificada em uma rede e um media player que coopera com o servidor para fornecer mídia ininterrupta”, diz.

Para que o streaming funcione, os usuários que recebem os dados devem poder coletá-los e enviá-los com um fluxo contínuo para o aplicativo que os está processando e convertendo em som ou imagens. Isso significa que, se o cliente de streaming receber os dados mais rápido do que o necessário, ele precisará salvá-los em um buffer (uma área de armazenamento temporário, geralmente na RAM). No entanto, se os dados não chegarem rápido o suficiente a apresentação dos dados não será suave.

Enfim, uma solução de streaming é um produto tecnológico fornecido por um desenvolvedor especializado, que opera a tecnologia, a empacota e a entrega pronta para ser utilizada — de preferência sem complexidades técnicas, pois os usuários normalmente não são profundos conhecedores do assunto e só precisam realizar transmissões em áudio e/ou vídeo.

5 motivos para sua empresa investir em uma solução streaming

Confira, a seguir, as principais vantagens de uma solução de streaming, ou seja, como ela pode facilitar o dia a dia de trabalho no seu negócio.

1. Streaming é uma tendência em alta — seus concorrentes estão utilizando

As soluções de streaming começaram a se popularizar com o crescimento da internet, sobretudo com a chegada da banda larga. Como a maioria dos usuários não tem acesso rápido o suficiente para baixar grandes arquivos multimídia, aplicações desse tipo caíram como uma luva. Com a transmissão, o navegador ou plug-in pode começar a exibir os dados antes que todo o arquivo seja transmitido.

Em pouco tempo, as empresas perceberam que podiam encurtar distâncias na hora de se reunir com clientes, prospects, filiais e parceiros de negócios geograficamente distantes.

Se sua empresa ainda não utiliza nenhuma solução de streaming, fique atento. Certamente seus concorrentes já estão aproveitando as facilidades de comunicação e realização de negócios dessa tecnologia.

2. Oferece uma grande diversidade de usos — excelente custo-benefício

Há uma grande variedade coisas que se pode fazer com uma boa solução de streaming. Das mais óbvias, como a realização de reuniões com pessoaade s em qualquer parte do mundo, às mais elaboradas, como a transmissão de webinars em estratégias de marketing, passando por transmissão de eventos etc.

Nunca foi tão fácil realizar comunicações em tempo real e em alta qualidade como com a tecnologia streaming. Você consegue imaginar a quantidade de dinheiro que uma empresa pode economizar ao não ter a necessidade de deslocar pessoas para cidades e até países diferentes para a realização de reuniões, eventos etc.?

3. Possibilita a realização do trabalho remoto — libera os profissionais das quatro paredes do escritório

Com a prática do home office se firmando no mundo corporativo, a tecnologia streaming vem se tornando uma excelente aliada.

Além de contar com tecnologias de gestão alocadas na nuvem para não precisar ir até o escritório com regularidade, os profissionais agora podem se comunicar com as lideranças (e vice-versa), contatar clientes etc. com bastante comodidade.

4. Aumenta a produtividade do negócio — integra equipes e facilita o contato com clientes e prospects

A integração de equipes que estão em prédios, cidades e até países diferentes por meio da transmissão ao vivo de imagem e som também colabora com a produtividade.

A tecnologia streaming facilita o espírito de colaboração, o que pode gerar mais inovação. Além disso, proporciona um canal mais próximo e afetivo de contato com clientes, prospects, fornecedores, parceiros de negócio e outros públicos de interesse da empresa.

5. Facilita o controle do que é transmitido — garante a segurança da informação

Há hoje muitos aplicativos de transmissão ao vivo disponíveis, incluindo Periscope, Facebook Live e Instagram Live. Essas aplicações são excelentes para o marketing digital, mas não são recomendadas para qualquer uso.

Quando falamos de uso corporativo interno ou comercial, o melhor investimento é uma solução de streaming desenvolvida especialmente para isso. Com ela, é possível monitorar o que os visitantes estão assistindo e por quanto tempo.

Além disso, as preocupações com a segurança da informação diminuem consideravelmente, uma vez que é possível selecionar a audiência que pode participar de reuniões confidenciais, o que não acontece com o Facebook Live e o Instagram Live, por exemplo, que têm um caráter mais público.

 

Quer saber mais sobre as soluções da Locaweb Corp? Acesse nosso site!