Você sabe o que é cloud hosting e porque adotar essa solução?

em Soluções.

Você já pensou no quanto é importante escolher uma boa solução de hospedagem para o seu site? Talvez não, até que a sua página deixe de carregar e o seu negócio fique à mercê do servidor.

Se você ainda não passou por nenhum sufoco relacionado à quedas do website, por exemplo, pode comemorar. Mas saiba que talvez essa seja a melhor hora para que você conheça o cloud hosting — uma solução moderna e que vem ganhando muita popularidade.

Seus benefícios são diversos, desde gerenciamento simplificado até maior estabilidade para a página virtual. Por isso o cloud hosting tem se tornado a solução mais procurada por empresas que buscam segurança, um investimento sob demanda e um gerenciamento simples. Entenda de uma vez por todas, neste post, o que é cloud hosting e como essa solução pode beneficiar o seu negócio.

Entenda o que é cloud hosting

Os serviços de cloud hosting oferecem hospedagem para site em servidores virtuais, na nuvem, com a transferência de dados dimensionáveis. A solução é escalável, o que significa que se adapta à flutuações de acessos. Além disso, a aplicação é considerada o que há de mais moderno no segmento, por ser uma alternativa que combina a hospedagem dos dados de um site em várias máquinas físicas.

Na hospedagem em nuvem, diferentemente do que há quando o website está alojado em um host, não há um local físico, visível dentro da empresa, que guarda aquelas informações — chamado de servidor.

No caso do cloud hosting, tudo acontece pela internet. A nuvem se comporta como um processador de poder e capacidade de processamento infinitos! Ficou perdido? Explicamos a seguir do que se trata.

Como funciona a hospedagem em nuvem

Diferentemente do que há na hospedagem tradicional, com servidor, no cloud hosting o serviço não está limitado a apenas uma máquina. A solução usa uma série de servidores virtuais ligados à servidores físicos. Por isso, o seu site não fica tão dependente, já que ele conta com uma rede de servidores chamada de nuvem.

Como citamos anteriormente, no modelo de armazenamento de dados e aplicações na nuvem não é preciso investir em um main server local, o que aumenta significamente os gastos de uma empresa, principalmente com manutenção.

Baseado no compartilhamento de recursos, o cloud hosting é um cluster com uma série de servidores recebe as informações do website. Dessa forma, se um host individual cair, a página continua ativa, sustentada por um dos vários outros servidores virtuais do sistema.

Mas a estabilidade não é a única vantagem da hospedagem na nuvem. Agora que você já sabe o que é cloud hosting, chegou a hora de conhecer alguns dos benefícios dessa solução para a sua empresa.

Saiba quais são os benefícios da hospedagem cloud

Até agora já falamos bastante sobre o funcionamento do cloud hosting, mas como a hospedagem em nuvem pode beneficiar o seu negócio? Veja a seguir.

Mais segurança para seus arquivos

Uma das garantias do cloud hosting é a segurança dos seus dados. Isso entrega mais tranquilidade para o cliente. Como os servidores físicos do serviço de hospedagem em nuvem estão localizados em data centers, os controles de segurança costumam ser rígidos.

Otimização do espaço da empresa

Com a hospedagem em nuvem não há mais a dependência física de um espaço dedicado ao servidor. Em tempos de ambientes de trabalho altamente otimizados, e grandes empresas que funcionam quase que 100% no virtual, esse é um enorme diferencial.

Configuração simples e intuitiva

Geralmente, os serviços de cloud hosting contam com painéis de configuração simplificados e com etapas de configuração intuitivas. Não é preciso conhecimento muito avançado para manipular a demanda de mais fluxo, por exemplo. Por isso, é possível controlar com alguns cliques as alterações de demanda.

Economia de recursos

A solução permite que o cliente pague apenas pelo que usar. Como a hospedagem em nuvem é utilizada sob demanda, não há desperdício com a contratação de um plano que não é aproveitado em sua totalidade.

Infinitamente escalável

Ao explicar o que é cloud hosting, falamos sobre como a solução pode se adaptar naturalmente a crescimentos de demanda. Por meio da plataforma de gerenciamento, é possível adequar as necessidades de acordo com o planejamento ou expectativa de aumento no uso.

Altamente elástica

A hospedagem em nuvem faz com que seja mais simples encontrar formas adequadas de atender as necessidades de hospedagem de uma empresa. Além disso, funciona para qualquer tamanho de negócio!

Economia de gastos

Como com a cloud hosting não há a necessidade da manutenção física de um servidor, ou mesmo contratação de funcionários dedicados exclusivamente à área, por isso há economia de recursos. No mais, apesar da solução ser muito moderna, ela vem se popularizando, o que impacta diretamente nos preços praticados para a hospedagem cloud.

Agora ficou claro que a cloud hosting é uma solução que conta com muitas vantagens e tecnologia de ponta. Mas, antes de contratar o serviço, confira o que buscar para que sua empresa tire máximo proveito da funcionalidade.

O que buscar em uma cloud hosting

As vantagens da hospedagem em nuvem são realmente incríveis. Mas antes de escolher uma solução cloud hosting é importante avaliar quais são as vantagens oferecidas pela empresa de hospedagem. Separamos uma seleção de pontos que fazem toda diferença na qualidade. Confira:

  • backup diário, que permite a segurança dos seus dados;
  • SQL Server, pronto para configurar durante a contratação do serviço;
  • cache disponível para uso em Linux;
  • IP grátis, o que reduz os gastos da empresa;
  • instalador de aplicativos, para maior autonomia no gerenciamento do site;
  • painel intuitivo e de simples utilização;
  • pagamento em real, evitando flutuações cambiais e surpresas desagradáveis;
  • opções de formas de pagamento que se adequem às suas necessidades.

Também é importante conferir a oferta de serviços disponibilizada pelo serviço de hospedagem a ser contratado. Confira se há espaço de armazenamento, e-mails, e até mesmo pacotes adicionais de transferência que podem ser necessários para o seu site (e para o seu negócio) — e que auxiliem no crescimento da sua empresa.

A nuvem é flexível e também uma solução que pode ser atualizada de acordo com o crescimento do seu site, ou mesmo junto à evolução do seu negócio. Para garantir que a presença online do seu projeto seja forte e sólida, invista em um serviço que acompanhe as novas tecnologias.

Achou interessante? Agora que você já sabe o que é cloud hosting, entre em contato para entender melhor como a solução pode beneficiar o seu negócio.