Soluções híbridas: integração para melhora de performance, disponibilidade e economia

em Soluções.

No ambiente corporativo, um dos maiores desafios enfrentados por gestores de TI é manter a infraestrutura com alta performance mesmo em momentos em que a demanda é elevada. Independentemente da área do negócio, as tecnologias utilizadas pelos profissionais precisam ter um bom índice de disponibilidade, permitindo que os fluxos de trabalho sejam executados com economia e integração.

Nesse sentido, as soluções híbridas se destacam, fornecendo um conjunto de características que permitem a criação de uma rotina de trabalho com integração e baixo índice de erros. Saiba mais sobre elas no nosso post de hoje!

Como a integração entre tecnologias e soluções pode beneficiar a empresa

Em um cenário competitivo, o investimento em tecnologia se tornou um fator de destaque nas estratégias para várias empresas. Possuir uma infraestrutura de cloud computing, por exemplo, garante mobilidade, escalabilidade e capacidade de executar processos com baixo custo operacional. Nesse sentido, a TI híbrida se destaca por combinar uma série de plataformas em um ambiente unificado e personalizável.

A empresa pode gerenciar a sua infraestrutura de forma simplificada, permitindo que o setor de TI foque em processos críticos com facilidade. Ao mesmo tempo, recursos são otimizados com maior automação e integração entre soluções híbridas. Vale destacar, também, que a coordenação de estratégias garantirá que o negócio consiga atingir novos resultados por meio de serviços de maior qualidade.

As soluções híbridas podem ser vistas como uma forma de obter o máximo do cloud computing. Setores poderão atuar lado a lado para atingir metas e, assim, garantir novas receitas para a empresa. Tudo isso com o auxílio de ferramentas com alta performance e disponibilidade.

5 estratégias para garantir o sucesso da abordagem baseada em soluções híbridas

A adoção de uma infraestrutura de TI híbrida tem feito a diferença em vários setores. Tendência que tem ganhado destaque nos últimos anos, a sua aplicação deve ser feita com foco em resultados e nas necessidades do usuário. Assim, é possível garantir que as novas ferramentas viabilizem um fluxo de trabalho de alta performance.

Nesse sentido, destacamos cinco medidas a serem tomadas para que a adoção de uma infraestrutura integrada ao cloud computing híbrido tenha sucesso:

1. Mantenha o direcionamento das abordagens de implementação de acordo com o foco dos usuários finais

Esse é um dos pontos mais importantes da adoção de uma solução híbrida. Hoje, as principais metodologias de gestão de TI estão focando na busca por uma qualidade de serviço (também conhecida como QoS, sigla para Quality of Service) superior. Os ativos de TI devem servir para ampliar a produtividade de profissionais, seja por meio do ganho de mobilidade ou da integração entre setores.

Nesse sentido, a implementação de uma infraestrutura de TI híbrida deve considerar as principais demandas dos usuários. Os investimentos realizados precisam levar em conta não só o perfil do negócio, mas também a necessidade de integrar as soluções ao dia a dia de cada profissional. Dessa forma, é possível instaurar mudanças com maior agilidade e baixo índice de erros.

2. Otimize os recursos continuamente

Em um ambiente de TI híbrido, o empreendimento deve adotar ferramentas de gestão que garantam a otimização sucessiva dos recursos, capaz de integrar plataformas de forma contínua e com baixo índice de erros. Métricas, alertas e outros processos podem ser instaurados para que o setor de TI consiga coletar dados sobre a performance de cada solução, independentemente do local em que elas estejam. Em consequência, é possível implementar uma abordagem que facilite a correção de problemas que possam ocorrer em médio e longo prazo.

3. Monitore ao máximo os recursos

Em um ambiente com soluções híbridas, recursos devem ser monitorados ativamente. As ferramentas de gerenciamento e monitoramento permitem que o setor de TI consiga identificar problemas e ameaças com agilidade e precisão. Assim, a gestão de TI se torna proativa, otimizando o desempenho de dispositivos com a velocidade necessária para o empreendimento atender às demandas do mercado.

4. Tenha uma gestão de TI focada em resultados

Gestores de TI devem criar rotinas de gestão focada na integração com outros setores, em uma boa relação com fornecedores e na criação de um time de técnicos capazes de trabalhar com todas as tecnologias utilizadas no ambiente de trabalho. Tudo isso exige uma grande habilidade do profissional de TI e possui um impacto direto no resultado de processos de compliance.

Além disso, fluxos de trabalho, orçamentos e prazos precisam estar adaptados ao perfil do negócio. Já os contratos de nível de serviço precisam atender aos objetivos do negócio em médio e longo prazo.

5. Treine os profissionais do setor para que o trabalho executado pelo time tenha profundos aprimoramentos

Para que as soluções adotadas no ambiente corporativo tenham o máximo de performance, o time de técnicos e analistas do setor deve ser treinado para adquirir conhecimentos multidisciplinares. As suas competências precisam abranger várias áreas, como o gerenciamento de fornecedores, automação de processos, manutenção de infraestruturas orientadas a serviços e migração de aplicativos. Isso permite, por exemplo, que times de suporte consigam identificar a origem de problemas com agilidade, reduzindo o impacto causado por falhas operacionais no fluxo de trabalho interno.

Tornando rotinas mais integradas e eficazes

As soluções híbridas são a ferramenta ideal para empresas que integram cloud computing com legacy software, aplicativos modernos, gestão de TI com foco nas demandas de usuários e processos com alta mobilidade. A nuvem privada é unificada com a nuvem pública, gerando modos inovadores de trabalho. Ao mesmo tempo, a gestão de recursos é simplificada, otimizando o fluxo de trabalho do setor de TI.

Nesse cenário, a governança de TI passa a ter um novo papel na empresa. Ela deve garantir que todos os profissionais possam desfrutar de ferramentas robustas, confiáveis e com alta disponibilidade. Estratégias podem ser integradas, permitindo que as rotinas do setor de TI sejam direcionadas da maneira correta. Dessa forma, as soluções híbridas podem ampliar o nível de automação no ambiente corporativo, canalizar produtos e serviços mais inovadores e, ao mesmo tempo, gerar economia de tempo e recursos.

Quer saber mais sobre as soluções da Locaweb Corp? Acesse nosso site!