Soluções de Firewall: aprenda a proteger os sistemas da sua empresa

em Soluções.

O avanço da tecnologia trouxe soluções para as empresas alavancarem seus negócios, otimizando seus processos e o relacionamento com o público. As ferramentas tecnológicas evoluíram em ritmo acelerado nas últimas décadas, transformando rotinas antes complexas em atividades simples e automatizadas. Mas ataques cibernéticos também se aperfeiçoaram e os riscos de roubos de dados se intensificaram, tornando as soluções de firewall vitais para a proteção das redes corporativas.

O que são as soluções de firewall?

Firewall, traduzido literalmente como “Parede de Fogo”, basicamente é um sistema que bloqueia tráfego externo indesejado, malicioso ou que possa causar prejuízos para a rede interna (intranet) — ou local (LAN) — de uma organização.

Ou seja, atua como uma espécie de barreira de proteção seguindo configurações, instruções ou regras previamente estabelecidas para avaliar quais recepções de dados, ou até transmissões, podem ser liberadas e executas. Essas regras podem ser alteradas pelos usuários ou administradores conforme seus níveis de permissão de acesso.

Soluções de firewall podem ser softwares ou hardwares. Os primeiros consistem em sistemas operacionais dedicados a agirem como filtros de proxy ou pacotes de dados, impedindo intrusões.

Já os hardwares são equipamentos com interfaces de rede, que geralmente vêm acoplados aos roteadores e modens de banda larga, aumentando a proteção das máquinas que acessam a rede. Quando ambos são usados em conjunto, eles melhoram as defesas de um computador ou rede.

Qual a importância das soluções de firewall?

Por muito tempo o firewall foi considerado a primeira barreira contra invasões e outras ameaças cibernéticas nas empresas. Todavia, com o passar dos anos se tornou necessária a implementação de uma série de políticas complexas e monitoração constante, visando garantir a proteção dos sistemas corporativos.

Ou seja, as soluções de firewall evoluíram e, ao serem integradas com sistemas de segurança, como antivírus, ampliaram a proteção das informações organizacionais.

Informações estratégicas também ficam seguras de ataques de crackers (indivíduos que usam seus conhecimentos avançados de informática para invadirem ou quebrarem sistemas de segurança), inclusive de ações promovidas por concorrentes (espionagem empresarial). Resumindo, a segurança da informação, preocupação constante das empresas, é fortalecida.

Outro ponto importante é que a estabilidade da rede interna e o funcionamento correto de computadores e equipamentos de informática também são fortalecidos, pois o firewall ajuda a evitar que ataques externos ou vírus os desliguem ou danifiquem. Isso reduz as chances de prejuízo corporativo por processos parados devido a necessidades de conserto ou sistemas e equipamentos inoperantes.

Como se aplicam?

As soluções de firewall podem ser aplicadas entre setores, para dividir acesso a redes externas conforme permissões de cada área. Podem ser instaladas em soluções móveis e fixas usadas pelos funcionários, como laptops, tablets ou PCs, e também na conexão com os roteadores que enviam sinal wireless. E na intranet da empresa, no local onde servidores realizam a conexão com a web ou com outras redes externas (WANs), além de diferentes pontos da rede local.

Para aplicá-las, primeiro é preciso definir uma política de acesso com níveis de permissões para os colaboradores, especificando o que pode ser acessado e o que não pode. Soluções de firewall geralmente podem ser configuradas para proibir todo acesso externo, liberando determinadas mídias e sites, ou permitindo o acesso completo, com exceção de alguns domínios.

Quais as vantagens das soluções de firewall?

O uso de uma solução de firewall eficaz nos sistemas e dispositivos tecnológicos empresariais traz inúmeras vantagens de segurança de dados, além de manter a eficiência de processos e equipamentos graças à proteção contra softwares prejudiciais que tornam dispositivos lentos ou os danificam. Outras vantagens incluem:

1. Monitoramento

Soluções de firewall permitem monitorar acessos indevidos a sites, portais, mídias sociais etc. nas redes externas às da empresa, como a internet. Além disso, possibilita controlar os logs para a confecção de relatórios sobre os acessos realizados por cada colaborador da empresa.

Também ajudam na verificação de quais tentativas de invasões e ações maliciosas têm ocorrido com maior frequência, para que medidas mais firmes de segurança sejam tomadas.

2. Bloqueio de download de arquivos suspeitos ou prejudiciais

Firewalls também podem bloquear downloads de arquivos suspeitos realizados, evitando contaminações por malwares, instalação de softwares de espionagem ou de roubo de dados, e barrando acesso não autorizado de indivíduos suspeitos.

3. Segurança para bloqueio de vírus e outras ações maliciosas

Malwares (softwares maliciosos) são constantemente barrados pelos firewalls, bem como tentativas de phishing e outras ações intrusivas. Assim, a intranet é protegida, seus computadores ficam livres de roubos de dados e até seu data center se mantém seguro e eficiente.

E, no caso de já ter ocorrido a contaminação de vírus, alguns firewalls bloqueiam o tráfego de saída, evitando que protocolos específicos sejam usados para difundir os malwares para outros terminais, redes internas e externas.

4. Confiabilidade

Firewalls transmitem maior confiabilidade para os processos administrativos, pois ajudam a proteger contra ataques DoS (Denial of Service) e DDoS (Distributed Denial of Service Attack) que visam derrubar servidores, prejudicando sites e sistemas da empresa, além de rotinas ligadas a eles.

Vale destacar que as soluções de firewall precisam estar atualizadas para que sejam efetivas e confiáveis. Também é importante capacitar funcionários para que saibam acessar corretamente e-mails, sistemas online e até redes sociais, evitando facilitar o acesso de arquivos nocivos à rede interna corporativa, colaborando assim com o firewall da empresa.

Além de adotar uma ou mais soluções de firewall, é importante que os gestores, especialmente o CIO, busquem ferramentas integradas que possam ajudar na defesa contra ataques de vírus, intrusões e ações de crackers. É preciso acompanhar as tendências e métodos de otimização da segurança de dados corporativos não só no mercado nacional, como nos principais polos tecnológicos mundiais ou junto a empresas que são referência na área.

Quer saber mais sobre as soluções da Locaweb Corp? Acesse nosso site!