Saiba por que o storage é essencial para a rede da sua empresa

em Soluções.

A necessidade de armazenamento de dados é cada vez maior para as empresas. É preciso ter uma capacidade ampla para o volume cada vez maior de informações que as empresas armazenam. Na medida em que as empresas precisam arquivar informações sigilosas, também é essencial que esses arquivos estejam seguros.

Há diversas soluções, desde o uso de cloud computing até o armazenamento em servidores. Uma solução que oferece todas as garantias necessárias com um custo menor é o storage, que é totalmente dedicado ao armazenamento dos dados.

Quer saber por que o storage pode ser a solução ideal para a sua empresa? Continue lendo o post de hoje!

O que é um storage?

Um storage é um sistema voltado especificamente para o armazenamento de dados. Ele funciona como uma redundância de discos rígidos para fazer o armazenamento de uma alta quantidade de informações. Devido ao uso de uma tecnologia mais barata, os sistemas de storage possuem um custo mais baixo em relação a soluções como a nuvem e o uso de servidores. Além disso, por não realizarem processamento, os storages consomem menos energia do que os servidores.

A versatilidade do storage, em conjunto com o seu baixo custo, faz com que ele seja a solução ideal para a maioria das empresas. A seguir, vamos apresentar os benefícios de usar um storage!

Storages proveem mais segurança

Como são sistemas dedicados ao armazenamento de dados, storages contam com componentes especiais para a garantia de segurança. Alguns dos principais são controladores e fontes redundantes para assegurar que o sistema esteja sempre funcionando. Além disso, ele possui menos vulnerabilidades que um servidor e possui diversas soluções para prover ainda mais segurança, de acordo com a necessidade do cliente.

Storages oferecem versatilidade de soluções

Storages não usam de sistemas operacionais. Para fazer o gerenciamento do acesso de arquivos por meio da rede, esses sistemas usam protocolos específicos voltados para a transferência de arquivos que proveem segurança e eficiência. O uso dos protocolos varia de acordo com a solução ideal para a empresa.

Chamados de Network Attached Storage, esses sistemas usam protocolos como o Common Internet File System (CIFS), o Network File System (NFS) e o Internet Small Computer System Interface (iSCSI). Em geral, eles proporcionam um alto desempenho, baixo custo e flexibilidade.

Para aumentar ainda mais a segurança, sistemas de storage também podem ser usados em redes separadas. Nesse caso, eles usam um protocolo chamado Fiber Channel, com foco em soluções específicas de alguns negócios que precisam de um desempenho ainda maior para bancos de dados com informações sigilosas.

Storages podem ser usados em conjunto com outras soluções

Uma forma muito comum de usar um storage é em rede com um servidor. Assim, é possível alcançar a facilidade de acesso do servidor com um custo menor para o armazenamento. Isso permite que os recursos do servidor fiquem dedicados ao processamento de dados, que é a sua função principal.

Por meio dos protocolos que citamos acima, também é possível alcançar a centralização dos dados no storage e realizar até mesmo soluções de Private Cloud por meio do Fibre Channel ou do iSCSI. Isso permite que dados sigilosos possam ser armazenados com mais segurança, enquanto a nuvem é usada para outros fins.

Storages são econômicos

Como já citamos, storages não fazem processamento e são soluções dedicadas ao armazenamento. Em relação ao armazenamento em servidores, o seu custo de compra e manutenção é mais baixo devido ao menor número de componentes usados. Isso também reflete nos custos de energia elétrica, já que servidores não só consomem mais energia, como também precisam de mais refrigeração.

Além disso, há algumas maneiras de usar storages para reduzir custos dentro da empresa:

  • Diminuição dos gastos com armazenamento dos PCs: em vez de armazenar os dados em máquinas individuais, é possível armazená-los no storage para reduzir custos.
  • Facilidade de expansão: storages possuem grande capacidade de suporte a gavetas de expansão, o que aumenta ainda mais a economia em longo prazo e a vida útil do equipamento.

Storages são a solução ideal para backups

O principal motivo pelo qual storages são ideais para fazer backups é a alta segurança dos dados armazenados. Além disso, como é um sistema de baixo custo e tem alta capacidade de expansão, é menos oneroso para manter uma redundância maior de backups, algo crucial para assegurar que os dados não sejam perdidos.

Outro benefício do uso de storage para backup é a redução nos tempos de reparo com relação ao uso de fitas, que é a estratégia mais tradicional. Também há maior segurança e a possibilidade de backup off-site.

Storages proporcionam centralização de dados

Por meio da centralização, é possível eliminar problemas relacionados à sincronização e atualização de arquivos, o que propicia o trabalho em equipe. Hoje, a centralização é reconhecida como um dos maiores benefícios citados para o uso de cloud computing, mas isso não é exclusividade desse tipo de solução.

O uso de storage também possibilita o armazenamento de dados de forma centralizada dentro de um sistema na empresa. Como os dados ficam todos armazenados no mesmo sistema, é possível realizar a integração por meio da rede ou por soluções de Private Cloud que conectem o storage aos outros computadores ou dispositivos.

Outro fator pelo qual o storage é ideal para esse uso é que ele não possui um sistema operacional definido, o que facilita a integração com diversos computadores de diferentes SO. Além de preços competitivos, o uso de storage também provê maior segurança que algumas soluções de nuvem, já que os dados permanecem dentro da empresa.

Storages facilitam o uso de virtualização

Soluções de virtualização têm se tornado cada vez mais populares entre as empresas como uma forma de reduzir os custos. No entanto, um dos obstáculos ao uso da virtualização é a necessidade de um grande espaço de armazenamento.

Com storages, é possível optar por um armazenamento centralizado de baixo custo e com alta segurança, o que diminui ainda mais o custo com máquinas individuais.

Quer saber mais sobre as soluções da Locaweb Corp? Acesse nosso site!