O que fazer para garantir a segurança de seus e-mails corporativos?

em Soluções.

A utilização de um e-mail corporativo passou a ser fundamental para as empresas que necessitam passar mais credibilidade e confiança para o mercado, isso já não é mais segredo nenhum. É um diferencial em relação a concorrência.

Mas, assim como a adoção dos e-mails cresceu, o volume de troca de mensagens também aumentou e consequentemente o número de ameaças a segurança se tornou maior, fazendo com que a preocupação seja diminuir os riscos de ter uma conta invadida e as informações confidenciais roubadas.

Algumas ações que podem (e devem!) ser tomadas para ajudar a diminuir os riscos ainda são encaradas de forma banal por muitas empresas, porém, nós vamos provar que através de atitudes simples e orientações corretas, você pode garantir que seus e-mails estejam protegidos contra os famosos spams, malwares, spywares, phishings, etc. Às vezes, pequenos detalhes podem fazer a diferença

Adote uma política interna de segurança de e-mails

Defina uma política interna de segurança nos e-mails, crie diretrizes para a utilização, faça treinamentos e campanhas de incentivo e conscientização mostrando as boas práticas de e-mail. Guias de segurança, tutoriais de ferramentas utilizadas, também podem auxiliar na “orientação digital” das pessoas da empresa. É importante apresentar aos colaboradores a importância e os motivos pelos quais essas ações são importantes para garantir a segurança, e mostrar as consequências negativas, que vão desde vazamento de dados e danificação de equipamentos, até a prejuízos tecnológicos e financeiros.

Utilização de senhas mais complexas, com trocas mensais e autenticação dois passos

Ao utilizar senhas complexas, variando entre letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos (data de aniversário nem pensar!), você dificulta a vida de softwares maliciosos que utilizam algoritmos específicos para descobrir os dados. Efetuar a troca mensal de senhas, também pode auxiliar nessa maior segurança, além de exercitar a memória dos colaboradores sobre a importância da segurança nos dados, virando uma rotina para ele. Utilizando mais de um dispositivo para que você valide o acesso à uma plataforma (senha inserida, pede confirmação por celular e e-mail), por exemplo, ajudará a dar mais segurança ainda para as suas informações pessoais e corporativas.

Evitar a troca excessiva de mensagens com arquivos e dados confidenciais

Com o volume cada vez maior de trabalhos desenvolvidos diariamente, é inevitável que muitos dados e muitos arquivos importantes sejam compartilhados através do e-mail, pois, devido também ao tempo escasso, a realização de atividades e reuniões estão sendo cada vez mais realizadas no ambiente virtual, do que no ambiente pessoal. Porém, é importante tentar se manter um controle sobre essas mensagens, atente-se para evitar ao máximo para que essas informações sejam compartilhadas por e-mail.

Uma boa sugestão para que os dados fiquem mais protegidos, é evitar abrir arquivos com extensões menos utilizadas e anexos de endereços desconhecidos de remetente que estejam na caixa de entrada, ou que foram direcionados diretamente para o lixo eletrônico (nesse caso, verificar com mais rigor ainda), então, procure sempre se certificar de que conheça o remetente. Outra boa sugestão, é investir em rotinas de segurança que atuem diretamente no servidor do e-mail, que acabam filtrando os e-mails que considera potencialmente ofensivos. As rotinas ainda podem fazer uso de protocolos de segurança e VPNs.

Utilizar uma solução de e-mail qualificada

Todas essas dicas comentadas, podem ser muito úteis para tentar garantir a segurança de suas informações, porém, podem não adiantar nada, se não tiver uma solução de e-mail qualificada. O E-mail Locaweb, possui segurança e flexibilidade necessárias para que você consiga executar suas tarefas. Com grande espaço de armazenamento e número de caixas postais variados, existem diferentes tipos de planos que podem se encaixar na necessidade da empresa, seja ela grande ou pequena. O E-mail Locaweb possibilita ainda o acesso ao webmail, painel administrativo com interface intuitiva e SSL (Secure Sockets Layer), tecnologia que possibilita a privacidade e integridade de dados entre duas aplicações que se comunicam pela Internet. Saiba mais aqui

Quer também conhecer as soluções da Locaweb Corp? Acesse nosso site!