Entenda os diferentes tipos de redes de dados e suas utilidades

em Soluções.

Siglas como LAN e WLAN são conhecidas por vários técnicos de informática e gestores de redes. Mas, além das nomenclaturas utilizadas para definir os tipos de rede de dados locais, o mundo da tecnologia conta com uma série de termos para indicar a presença de infraestruturas mais amplas e com objetivos variados.

Quer saber quais são os principais? Então veja no nosso post de hoje quais são os tipos de redes de dados mais populares do mercado!

Principais características das redes de dados PAN

Sigla para Personal Area Network (algo que em português pode ser traduzido como Rede de Área Pessoal), as PANs são caracterizadas pelo uso restrito. Em geral, elas são implementadas para a comunicação entre dispositivos (como computadores, telefones e teclados sem fio) ou para a conexão com um outro dispositivo, que vai direcionar o tráfego para uma conexão de maior capacidade (como um roteador). Elas podem utilizar interfaces como:

  • IrDA;
  • cabo USB;
  • cabo FireWire;
  • cabo Thunderbolt;
  • Dongle USB (para conexão sem fio);
  • Z-Wave.

Principais características das redes de dados LAN

As redes LAN (Local Area Network, ou Rede de Área Local, em tradução direta), são infraestruturas de pequeno porte utilizadas em empresas, universidades, escolas ou mesmo no ambiente doméstico para conectar dispositivos. Em geral, além do alcance reduzido, a LAN possui um custo menor de manutenção e instalação.

Esse tipo de topologia pode utilizar uma série de tecnologias para ser estruturada. Cabos de fibra óptica, por exemplo, podem ser adotados caso o empreendimento possua um ambiente com alto nível de interferências e trocas de dados em alta quantidade.

Já cabos ethernet são acessíveis e fáceis de serem instalados, o que tornou a sua popularização mais ágil e econômica. Em algumas instalações, redes LAN acabam sendo conectadas entre si, dando flexibilidade operacional e ampliando a capacidade de pessoas trocarem informações em um ambiente de trabalho colaborativo.

Principais características das redes de dados MAN

As redes MAN (Metropolitan Area Network, ou Rede de Área Metropolitana, em tradução livre) são redes de dados de alto alcance. Em geral, a rede MAN é maior do que uma infraestrutura LAN, porém menor do que uma rede MAN. Em outras palavras, elas são redes utilizadas para conectar dispositivos de cidades diferentes por meio de uma única conexão ou conexões entre várias redes LAN por meio de um backbone de alta capacidade.

Principais características das redes de dados WLAN

As redes de dados WLAN (Wireless Local Area Network, ou Rede de Área Local Sem Fio, em tradução direta) tornaram-se populares ao longo dos últimos anos, com o crescimento da presença dos smartphones no dia a dia do usuário e o maior uso de notebooks e dispositivos móveis como tablets. Elas podem ser caracterizadas como redes sem fio e possuem uma abrangência limitada, semelhante à de uma rede LAN.

A grande maioria das redes WLAN modernas são baseadas no padrão IEEE 802.11, mantido pelo IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), seja para comunicações no modo ad hoc ou modo infraestrutura. No primeiro caso, o dispositivo envia e recebe informações diretamente por meio de uma conexão peer-to-peer. Já no modo infraestrutura, os dados são trocados com o auxílio de um ponto de acesso que funcionará como uma “ponte” entre duas redes.

Uma rede WLAN pode adotar vários padrões de segurança, como WPA e WEP. Eles se diferenciam pela capacidade de se proteger contra ataques e pelos métodos de login.

Em relação às velocidades de transmissão e alcance, o padrão possui as mesmas características das redes mobile para celulares. Quanto maior a frequência, maior a velocidade de troca de informações e menor o alcance. Assim, redes que trabalham em frequências como 2.4 GHz são capazes de enviar facilmente pacotes de dados a pontos mais distantes e com um número grande de interferências.

Principais características das redes de dados WAN

Termo utilizado para definir as Wide Area Networks (algo que em português pode ser traduzido como Redes de Longo Alcance), as WAN são infraestruturas que podem ser expandidas para grandes áreas, como cidades, estados ou até mesmo países. Elas são o resultado da união de várias redes menores (como LANs, MANs ou WLANs) em uma única cadeia.

Em geral, esse tipo de rede de dados é utilizado por grandes empresas, universidades e órgãos governamentais para disponibilizar aos seus colaboradores uma rede privada de alta capacidade e personalizada de acordo com o seu perfil de uso. Como consequência, instituições podem funcionar de maneira integrada, contando com o apoio de uma infraestrutura robusta e de alta capacidade.

Principais características das redes de dados IAN

As redes IAN (Internet Area Network, ou apenas Rede Local de Internet) é um novo conceito, que busca flexibilizar a comunicação entre dispositivos com o auxílio da internet e de data centers. Por meio dela, serviços de voz e conexões de dados são enviados para uma plataforma de cloud computing, que pode simular uma rede local (LAN) ou uma rede WAN.

Ela é vista por muitos especialistas como uma das principais tendências para o mercado corporativo para os próximos anos. Computadores, tablets, smartphones e outros dispositivos são conectados com o auxílio da internet e passam a enviar e receber pacotes de dados entre si com o auxílio da rede.

Esse modelo se diferencia, por exemplo, das redes LAN, que utilizam cabeamento para habilitar a troca de registros digitais entre máquinas geograficamente próximas entre si. A infraestrutura de rede será virtualizada completamente. Como consequência, o negócio terá mais capacidade de reduzir custos, flexibilizar rotinas e manter os seus sistemas web com alto nível de disponibilidade.

Todas as redes de grande alcance listadas no nosso post de hoje não seriam tão poderosas se não fossem os data centers. Tais pontos de armazenamento de dados e execução de soluções de TI têm ganhado um grande destaque no meio corporativo, permitindo que gestores definam estratégiaspersonalizadas e inovem mais.

Mas, para atingir o nível elevado de performance e confiabilidade esperado, o investimento em segurança digital deve ser visto com uma prioridade. Saiba mais sobre segurança em data center e descubra como proteger os dados da sua empresa.

Quer saber mais sobre as soluções da Locaweb Corp? Acesse nosso site!