Entenda os benefícios do backup offsite para as empresas

em Soluções.

As tecnologias evoluem a todo momento e isso não poderia ser diferente com o backup. Usado para preservar os dados das empresas, a prática evoluiu do tão conhecido armazenamento de informações em discos rígidos, nuvem e mídias físicas para a realização de cópias de segurança feitas em um local separado da empresa. Isso é conhecido como backup offsite.

Mas você sabe realmente o que é esse sistema, como funciona e quais são os benefícios do backup offsite? Se não sabe, preste atenção em nosso post e aprenda um pouco sobre essa tecnologia de backup.

 

O que é o backup offsite? 

Talvez você nunca tenha escutado falar nessa modalidade de backup. O backup offsite é uma garantia extra que sua empresa pode implementar de forma que as informações fiquem protegidas em um local remoto.

 

Como o sistema funciona?

O funcionamento do backup offsite é muito similar ao backup tradicional, o que difere os dois é justamente o local onde os dados serão armazenados. No backup offsite os dados ficam armazenados fora da empresa em um Data Center seguro e escalável.

Como os dados serão copiados para fora de sua empresa, você deve estar se perguntando: Qual é a largura de banda de Internet ou dedicada para que isso seja possível? Muito bem, como mencionamos no início do texto as tecnologias de backup evoluíram muito e o backup offsite faz uso destas tecnologias, possibilitando que grandes volumes de dados possam ser transferidos em uma banda pequena de Internet ou dedicada. Além disso, o backup offsite utiliza técnicas de desduplicação e compactação de dados.

Toda o controle dos dados trafegados e desduplicação é realizada por meio de um software instalado na infraestrutura local da empresa. É importante ressaltar que toda a transferência dos dados ocorre de maneira criptografada.

 

Quais os benefícios do backup off-site?

1. Evita consequências com as perdas de dados

Pense nos arquivos que você tem nos computadores de sua empresa, como e-mails, planilhas e documentos importantes. As empresas têm uma enorme quantidade de informações armazenadas digitalmente que muitas vezes são dados insubstituíveis.

Perder essas informações pode custar caro, não somente em relação à parte financeira, mas também em relação à reputação da sua companhia.

O backup offsite aumenta a segurança contra a perda de informações, pelo fato de salvar os dados em um lugar remoto, caso algum incidente ocorra localmente os dados estão seguros e prontos para serem recuperados.

 

2. Evita interrupção dos serviços em caso de desastres

No caso de um desastre como uma inundação, um ataque virtual ou até mesmo um incêndio, o backup ofsite vai evitar a interrupção dos serviços da sua empresa. É que essa prática garante que suas informações fiquem seguras e também mostra a seus clientes que sua empresa é confiável.

Seus dados estão seguros porque o backup offsite os replica para um local remoto e permite que eles ou seus aplicativos sejam recuperados em caso de desastres.

 

3. Reduz os custos totais do backup

O backup offsite em nuvem é um ótimo substituto dos tradicionais métodos caros e complexos de armazenamento de dados. Com esse tipo de backup, você elimina a compra de novos equipamentos e os custos de gestão.

Você compra o armazenamento em nuvem como serviço e adquire apenas o espaço que sua empresa tem necessidade.

Em relação ao custo do serviço, a empresa paga apenas uma taxa fixa mensal, sem custos adicionais, operacionais e de armazenamento em fita.

 

4. Possui janelas menores de backup

O sistema permite ter janelas menores de backup. Essa janela é o tempo disponível para você fazer o backup dos seus dados. Ela é o foco da programação e do dimensionamento do backup.

O que determina a janela é o ciclo de atualização de dados de uma aplicação. Para defini-la é necessário conciliar o ciclo de atividade da aplicação com a necessidade de salvar seus dados e o impacto de realizar o backup.

 

5. Recupera rapidamente os dados com gerenciamento simples

Se você passar por um desastre e tiver o sistema de backup offsite, você conseguirá recuperar seus dados de forma simples e segura.

O backup pode ser iniciado manualmente ou de forma agendada. Com um único clique, você pode iniciá-lo e ficar livre das situações desagradáveis.

A instalação e a configuração de um backup em nuvem são fáceis.

 

6. Possui segurança avançada

Os benefícios do backup offsite são muitos para quem deseja manter as informações da empresa em segurança. Esse sistema protege seus dados de qualquer desastre, fazendo com que o seu investimento nessa tecnologia seja recompensado, pois nunca sua empresa terá problemas com a perda de informações.

 

 

Quer saber mais sobre as soluções da Locaweb Corp? Acesse nosso site!.