Entenda o funcionamento da replicação de dados na solução de continuidade de negócio

em Soluções.

Você conhece o conceito de replicação de dados? Sabe como funciona e quais são os benefícios para o ambiente de produção e a continuidade dos seus negócios? É sobre isso que vamos conversar neste artigo.

Continue lendo para entender em detalhes quais são os principais tipos de replicação, de que forma eles podem acontecer e também que vantagens oferecem às empresas!

O que é replicação de dados

glossário de TI da Gartner, maior e mais respeitada organização de pesquisa em tecnologia do mundo, define o “segmento de replicação de dados” como “um conjunto de produtos de replicação de dados que residem no controlador de matriz de disco, num dispositivo na rede de armazenamento ou num servidor”.

Segundo a instituição, neste contexto, “estão incluídos produtos de replicação local e remota, ferramentas de migração e produtos de imagem de disco. Também aqueles especificamente segmentados como alternativa aos aplicativos de backup. Não estão incluídos produtos de replicação de banco de dados, de DBMS baseados em log ou em aplicativo”.

Nós podemos simplificar ainda mais dizendo que o conceito de replicação de dados (do inglês data replication), nada mais é do que o processo de copiar dados de um local para outro.

Também é importante pontuar que a replicação não pode ser confundida com um backup de dados estático. Backup em si é o plano de contingência, enquanto a replicação de dados é uma parte desse plano.

Diferentemente do backup, a abordagem da replicação inclui duplicação de transações numa base contínua, de modo que a repetição (muitas vezes chamada de espelhamento) está num estado de constante atualização e sincronização com a fonte.

Replicação de dados síncrona e assíncrona

Existem diferentes metodologias de execução de replicação dependendo dos requisitos de disponibilidade específicos para os dados.

No entanto, o mais importante a saber é que a replicação de dados possui duas formas tradicionais. Ela pode ser síncrona ou assíncrona.

Entenda o que são e quais os benefícios de cada uma dessas abordagens:

Síncrona

Esse tipo de replicação ocorre em tempo real, e é a forma preferida para aplicações com baixas prioridades de tempo de recuperação que não podem perder dados. É usado principalmente com aplicativos transacionais de alta qualidade que requerem instantânea failover em caso de um fracasso.

Essa abordagem de replicação requer investimentos maiores e cria latência que retarda a aplicação primária. Ela é suportada por produtos de replicação baseados em matriz e também na rede, mas raramente em sistemas ancorados no host.

Assíncrona

Retardada, a replicação assíncrona é projetada para trabalhar em distâncias e requer menos largura de banda. Ela é suportada por produtos baseados em matriz, rede e host.

Essa replicação é destinada a empresas que podem suportar objetivos longos de ponto de recuperação. Como há um atraso no tempo de cópia, as duas cópias de dados podem não ser idênticas.

Na comparação com a abordagem síncrona, a replicação assíncrona oferece duas grandes vantagens:

  • ela tende a custar significativamente menos que a replicação síncrona;
  • requer menos largura de banda e não exige hardware especializado, o que pode acontecer na outra técnica (dependendo da aplicação);
  • é projetada para trabalhar em longas distâncias;
  • uma vez que o processo não tem que ocorrer em tempo real, a replicação assíncrona pode tolerar algumas degradações da conectividade.

Benefícios da replicação de dados para o negócio

Já vimos os benefícios do ponto de vista técnico, agora vamos às principais vantagens que uma boa estratégia de replicação de dados oferece para as empresas no nível de negócio:

Disponibilidade e confiabilidade

Com cópias dos dados corporativos em vários lugares, incluindo diferentes localizações geográficas, as empresas garantem que falhas em quaisquer locais não vão afetar suas operações (transações, funcionamento de produção, comunicações etc.).

Isso pode ser resumido em disponibilidade e confiabilidade, ou seja, os dados estarão sempre à mão e estarão sempre seguros e protegidos.

Segurança da informação

Entrando mais a fundo na proteção dos dados, uma estratégia de replicação é importante, pois a dependência da internet não para de crescer. Trafegar informações confidenciais e sensíveis nas diversas filiais, entre parceiros de negócios e até com clientes, merece um cuidado especial.

Melhorias no desempenho das aplicações

Ao usar a replicação, espalham-se leituras de dados em várias máquinas em rede. Com isso, ganha-se uma melhoria considerável no desempenho das aplicações. Essa estratégia pode ser particularmente interessante para aplicativos que possuem leitores em nós de rede remotos. É possível empurrar os dados para as bordas da rede, melhorando assim a resposta de leitura.

Mais durabilidade para os dados

A replicação permite aumentar a durabilidade dos dados, pois garante que as modificações sejam gravadas em várias máquinas e servidores. Em outras palavras, a replicação permite minimizar o problema de um único ponto de falha, usando mais hardwares e softwares para garantir que os dados estejam sempre íntegros.

Conclusão:

A replicação de dados é um divisor de águas na estratégia de dados das empresas

Como você viu ao longo do texto, a replicação de dados permite que as empresas reduzam custos e minimizem o tempo de inatividade de seus sistemas de várias maneiras, proporcionando uma importante vantagem estratégica sobre os concorrentes.

Ela pode acontecer de forma síncrona ou assíncrona, conforme uma série de fatores técnicos. E, logicamente, deve ser conduzida por uma equipe especializada com o apoio de fornecedores de serviços e ferramentas com background suficiente para não colocar as informações corporativas em risco.

A replicação de dados, devidamente incorporada em um bom plano de contingência, pode se tornar um divisor de águas no que diz respeito à proteção das organizações, e ajudá-las a crescer.

Empresas que já entenderam que seus dados são ativos muito importantes para o negócio, e estão conscientes das constantes ameaças a que eles são submetidos, devem ter uma boa estratégia de replicação. Só assim conseguem garantir total confiabilidade, integridade e disponibilidade para amparar suas operações em constante crescimento.

Quer saber mais sobre as soluções da Locaweb Corp? Acesse nosso site!