Entenda o que é Object Storage e os casos de uso

em Soluções.

Nas últimas décadas, tivemos um grande aumento na produção de dados virtuais, o que demandou sistemas de armazenamento mais seguros e processamento cada vez mais potentes.

Muitas empresas no mercado já estão produzindo acima das centenas de terabytes e chegando aos petabytes de dados por ano. Esse cenário demanda tecnologias efetivas, flexíveis e com um custo benefício para o trato desses dados. Nesse sentido, o Object Storage surge como uma excelente solução.

O que é Object Storage?

O termo Object Storage (também conhecido como Object-based Storage, um termo que pode ser traduzido para índice de armazenamento listado por objetos) é uma tecnologia de armazenamento de arquivos. Ela foi criada para solucionar os problemas que surgiram conforme empresas passaram a lidar com uma grande quantidade de informações não estruturadas ou binárias, como conteúdos multimídia.

O Object Storage permite que informações sejam endereçadas pelos sistemas a partir de pequenas unidades, chamadas de “objetos”, sendo mantidos em um único repositório.

Casos de usos de Object Storage

Object Storage pode ser usado para variados fins nos ambientes corporativos, desde que envolvam o armazenamento de informações. A seguir, selecionamos alguns dos principais, confira:

Armazenamento

Para começar, a principal função de uma solução de Object Storage é a armazenagem de dados. Nesse ponto, vale destacar que essa tecnologia é muito útil para grandes volumes de dados.

Isso porque eles podem ser bastante complicados de lidar no que toca à perspectiva de desempenho e à capacidade de crescimento. Além disso, há a necessidade de garantir que eles estejam seguros e protegidos contra danos maliciosos e acidentais.

As operações de escrita e leitura são simplificadas, pois, nessa tecnologia, fica-se livre da hierarquia usual de pastas de um sistema de arquivos.

Outro ponto importante é a escalabilidade, pois a infraestrutura para armazenar objetos pode crescer rapidamente e sem limites, acompanhando o aumento na quantidade de dados.

Tais pontos deixam o Object Storage mais ágil, o que o torna atraente para aplicações e soluções que demandam maior flexibilidade, principalmente as mais modernas do mercado.

Suporte ao armazenamento contínuo

Vale destacar que o Object Storage não atua só no armazenamento de grandes volumes de dados já produzidos, mas também guardando dados enquanto são feitos.

Por exemplo, é possível armazenar arquivos multimídia de câmeras de alta resolução que filmam em HD, 4K ou 8K continuamente (como em filmagens diárias de segurança).

Também devem ser consideradas informações internas dos equipamentos, que são geradas automaticamente e que necessitam de armazenamento, como logs. Além disso,  entram em situação semelhante os escaneamentos programados ou automáticos de arquivos maliciosos em uma rede grande de computadores interconectados.

Soluções de Backup

Soluções de backup são essenciais em grandes empresas, pois a perda de dados pode causar muitos problemas para a manutenção e prosseguimento das atividades organizacionais internas. Além disso, pode trazer transtornos com clientes e fornecedores, gerar retrabalho e até ocasionar prejuízos.

Por isso, nos últimos anos têm sido adotadas diferentes tecnologias que colaboram para a armazenagem de cópias e replicação de dados, como as grandes bibliotecas com fitas, CDs, DVDs e outros hardwares.

Todavia, essas soluções dão muito trabalho na hora de mover os registros e localizar informações, ou mesmo na preservação da integridade dos arquivos.

Uma solução de Object Storage diminui a necessidade de grandes espaços para alojamento de múltiplos hardwares de armazenamento. Por ser uma tecnologia inovadora, é mais atraente tanto financeiramente quanto em desempenho. Além disso, você também não precisa se desfazer do seu sistema de backup, pois esse tipo de solução se adapta ao que já existe e pode ser usado em conjunto.

Apoio à monetização de dados

Uma solução de Object Storage tem uma característica interessante, que é a capacidade de relacionar dados e metadados. Isso gera maiores possibilidades de monetização de dados, um processo que visa associar conjuntos de dados distintos para produzir novas informações.

Essas informações podem gerar receitas para uma organização, mas não só isso, já que os conteúdos obtidos também podem ser empregados na otimização da relação com clientes, na segmentação de programas e ações de marketing, entre outras finalidades.

Programas usados para esse tipo de monetização geralmente necessitam de acesso a gigantescos volumes de dados e metadados associados, o que faz com que o armazenamento de objetos seja perfeito para um processo assim.

Isso porque ele pode trabalhar com grandes volumes de dados em conjunto com os dados que armazena e seus metadados associados.

Por que adquirir uma solução de Object Storage?

Como visto acima, Object Storage possui múltiplos usos corporativos que podem trazer muitos benefícios para as empresas, especialmente para aquelas preocupadas em gerenciar um crescente volume de informações internas.

Isso se torna ainda mais importante quando esse conteúdo é constituído de dados críticos, sigilosos ou de grande valor para as companhias, os quais precisam ser armazenados em ambientes mais confiáveis que otimizem a segurança dos dados.

Portanto, investir em uma solução de Storage assim pode trazer inúmeras vantagens nesses tempos em que a tendência continua a ser a elevação da produção de dados de diferentes tipos.

Quer saber mais sobre as soluções da Locaweb Corp? Acesse nosso site!.