Conheça 6 soluções do Azure que vão transformar sua empresa

em Soluções.

As soluções do Azure compõem uma plataforma flexível e completa que proporciona inúmeros benefícios para qualquer empresa e para todos os tipos de negócio. Tem sido crescente a demanda de serviços integrados em nuvem, conforme os dados do Gartner e outros institutos de pesquisa.

A Transformação Digital é o fator que tem acelerado a adoção dos serviços em nuvem, e estima-se que 83% dos workloads das empresas globais migrarão para nuvem até 2020, segundo publicação da Forbes.

A Microsoft é uma das empresas líderes do mercado de serviços em nuvem, tendo em seu portfólio milhares de empresas que atualmente rodam seus serviços em cloud. Diante disso, apresentaremos neste post as 6 principais soluções do Azure que você deve considerar para serem aplicadas em sua empresa. Confira!

1. Internet das Coisas (IoT)

Quando se consegue obter os insights dos dispositivos conectados e sistemas de back-end, a empresa tem a oportunidade de transformá-los em poderosos serviços e aplicativos que contribuem para alcançar níveis de desempenho de negócios e operacionais inigualáveis.

Dessa forma, é possível transformar todos os negócios com as soluções IoT Azure. Isso porque estas soluções permitem diminuir os custos, reduzir a complexidade e acelerar o processo de entrada no mercado. São diversas as maneiras de se explorar serviços de Internet das Coisas, uma vez que:

  • os serviços são totalmente gerenciados;
  • existem aceleradores de solução criados para setores e cenários, como:
    • monitoramentoremoto;
    • manutenção preditiva;
    • espaços inteligentes (smart cities)
    • produtos conectados.

Porém, os benefícios de aplicar a IoT como uma das soluções do Azure em sua empresa não param por aí. Veja abaixo o que mais pode ser obtido como vantagem.

Construa soluções de IoT em nuvem

Com as ofertas da Azure IoT, as empresas têm a chance de criar suas próprias soluções conforme as demandas do negócio, integrando diversos dispositivos na borda, na nuvem com seus sistemas de linha de produção, back-end e processos de negócios.

Obtenha os insights certos para os negócios da empresa

A capacidade de rastrear produtos e serviços em uso significa que a empresa poderá responder ao comportamento do cliente. Contando com inteligência e análises para os serviços, otimização de processos e experiências de atendimento ao cliente, as empresas conseguem criar insights mais profundos para promover uma tomada de decisão mais rápida.

 

Portanto, seja uma empresa de manufatura, de transporte ou de varejo, é possível encontrar oportunidades de novas receitas e novos negócios com as soluções de IoT direcionadas para as necessidades de cada setor.

2. Inteligência Artificial (IA)

Por meio das soluções de IA do Microsoft Azure, que é um extenso portfólio de ferramentas , sua empresa poderá criar a próxima geração de aplicativos inteligentes, com capacidade de analisar imagens, compreender a fala, interagir de maneiras naturais e fazer previsões utilizando dados que podem estar disponíveis localmente, na nuvem ou na borda.

Para que IA seja uma realidade do seu negócio, você poderá contar com serviços e APIs para:

  • Conversação via Bots, associadas aos Serviços Cognitivos;
  • Azure Machine Learning para criar, treinar e implantar modelos analíticos para diversos cenários;
  • Descobrir insights valiosos com a Mineração de Dados (Data Mining) do Azure;
  • Combinar estruturas de IA open source, como: Pytorch, Tensolrflow e sci-kit-Learn com as soluções de IA da Microsoft Azure.

Sua empresa terá acesso à uma infraestrutura de IA de nível empresarial na plataforma do Azure, que oferece suporte às cargas de trabalho em qualquer lugar e altamente escalável. Com tudo isso, as ferramentas de Inteligência Artificial Azure foram projetadas para cientistas de dados e desenvolvedores trabalharem de maneira colaborativa permitindo à empresa criar soluções inteligentes com muita facilidade e máxima produtividade.

3. DevOps

DevOps é um conceito para integrar tecnologia, processos e pessoas, que permite a automação da entrega de software com o objetivo de proporcionar valor contínuo aos seus usuários.

Nesse sentido, as soluções que compõe o Azure DevOps, possibilitam a entrega de aplicativos de software de maneira mais rápida e confiável, independentemente das ferramentas que a sua empresa fizer uso ou do tamanho do seu departamento de TI.

Confira outras vantagens, que simplificam e agilizam o desenvolvimento de aplicativos em nuvem:

  • Integração Contínua (CI) – melhorar a qualidade e a velocidade do desenvolvimento – o código será automaticamente compilado e testado, e os bugs serão detectados com mais rapidez.
  • Entrega Contínua (CD) – tenha sempre o código e a infraestrutura prontos para implantação em produção.
  • Implantação Contínua – utilizando práticas de CI/CD combinadas com ferramentas de monitoração, entregando recursos de maneira segura aos clientes.
  • Automatizar o provisionamento e a configuração de ambientes, mantendo as definições de ambiente na forma de código declarativo, como JSON ou YAML

4. Aplicativos Software como Serviço (SaaS) Comerciais

Com a utilização da inteligência e dos insights comerciais proporcionados pelas soluções do Azure, é possível criar aplicativos SaaS que oferecem segurança de dados, escala flexível e eficiência operacional. Assim, sua empresa poderá atender e envolver melhor os clientes, enquanto as soluções SaaS aumentam a oportunidade de receita quando comparados aos aplicativos tradicionais.

Como dissemos, entre as principais vantagens dos aplicativos SaaS comerciais para sua empresa, podemos citar:

  • alcance de uma eficiência inovadora, diminuindo os custos operacionais e consumindo dados conforme as demandas;
  • proteção dos dados de seus clientes
  • entregando mais valor aos clientes por meio da criação de experiências envolventes, recomendações personalizadas e sofisticadas criadas com algoritmos de aprendizado de máquina prontos para usar;
  • escala global e plataforma flexível, ao utilizar a tecnologia de contêineres ou a abordagem baseada em microsserviços, criando uma plataforma em nuvem confiável que pode ser dimensionada local ou globalmente, de acordo com a demanda e estratégia do negócio.

5. Computação Confidencial

A principal função da Computação Confidencial do Microsoft Azure é proteger os dados e os códigos enquanto estes estão sendo processados na nuvem pública. Isso porque a segurança e a detecção de ameaças são fatores importantes que aceleraram o processo de adoção da cloud. Porém, por outro lado, há uma grande preocupação quando se inicia a jornada para a nuvem pública, movendo cenários de dados extremamente confidenciais para esse ambiente.

É verdade que existem maneiras de assegurar que dados em trânsito ou em repouso estejam protegidos, mas a questão é: como protegê-los contra ameaças na medida que são processados? Isso agora é possível, uma vez que a Computação Confidencial acrescenta novas funcionalidades de segurança para os dados e os códigos em processamento com o uso de TEE’s (ambiente de execução confiável) com mecanismos de criptografia que encapsulam e protegem os dados e códigos.

O conceito de TEEs está ligado à implementações de hardware e software.

Ele basicamente funciona assim: o hardware disponibiliza um contêiner seguro ao proteger o código no processador e os dados na memória, onde somente o código autorizado pode ser executado e acessar dados, assim, dados e código ficam protegidos contra visualização e modificação de fora do TEE.

Portanto, a computação confidencial como parte das soluções do Azure, oferece:

  • proteção aos dados contra ameaças internas e mal-intencionadas, enquanto eles estiverem em processamento;
  • Controle dos dados durante todo seu tempo de vida;
  • Proteção e validação da integridade do código na nuvem;
  • Garantia de que os dados e o código sejam invisíveis para o provedor da plataforma de nuvem DBA’s
  • Protege a integridade e a confiabilidade do código e dos dados enquanto eles são processados na nuvem pública.

6. Blockchain

Blockchain é um sistema passível de verificação que modificará o modo como as pessoas e empresas pensam no intercâmbio de ativos de valores no compartilhamento de dados, reforçando a validade de contratos. Nesse sentido, a tecnologia faz o papel de uma solução inteligente, distribuída, compartilhada e segura de registro de transações que são difundidas entre uma rede de computadores, em vez de serem tratadas e mantidas em um único provedor.

A empresas têm utilizado o blockchain como uma camada de dados para criar uma nova classe de aplicativos.

Com a implementação da solução Blockchain Azure, os processos e dados das empresas podem ser compartilhados entre várias organizações, o que elimina o desperdício, reduz os riscos de fraude e cria fluxos de receita.

A tecnologia blockchain, então, pode:

  • criar cadeias de suprimentos mais eficientes e inteligentes;
  • redefinir as identidades digitais e a troca de dados,

Tudo isto é só o início, ainda há muitas outras oportunidades a serem exploradas.

Por fim, você viu como algumas das principais soluções do Azure têm o poder de transformar o dia a dia da sua empresa, certo? A Locaweb Corp oferece a assessoria necessária para auxiliar você na jornada para cloud de forma transparente e simples. Entre em contato conosco!