As 7 vantagens de adotar a cloud computing híbrida na sua empresa

em Soluções.

Se você está pensando em implantar a cloud computing em sua empresa, pode estar certo de que essa é uma boa escolha, pois é provável que as ferramentas virtuais oferecidas pelo sistema possam atender às necessidades de seu negócio. Porém, alguns empresários ainda têm dúvidas sobre um tipo específico de cloud: a híbrida.

Neste artigo, vamos começar explicando o que é a cloud computing híbrida e então apresentaremos 7 vantagens. Acompanhe nosso post!

Como funciona a cloud computing híbrida?

A cloud híbrida surgiu da união da cloud pública com a privada, uma vez que ambas oferecem vantagens para as empresas. Nesse serviço, é possível que uma instituição mantenha seus dados críticos ou sigilosos em um servidor próprio, enquanto informações que podem ser compartilhadas ficam alocadas em um servidor público, como os disponibilizados por empresas que hospedam essas máquinas.

A F5 Networks 0151, corporação líder em aplicações de ADN (application delivery networking), fez uma pesquisa com mais de 3.000 profissionais de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e mostrou que 81% das empresas pretendem migrar para a cloud híbrida em 2016.

O que faz com que tantas companhias queiram adquirir esse tipo de serviço de armazenamento de dados? Apresentaremos alguns desses motivos.

Quais são as vantagens da cloud híbrida?

Como as vantagens apresentadas pela cloud híbrida podem suprir as necessidades dessas grandes empresas? Para entender melhor, continue lendo nosso post.

1. Flexibilidade

Esse item é um dos mais importantes diferenciais da cloud híbrida. As demandas de serviços empresariais aumentam constantemente e o servidor que hospeda essas cargas de trabalho precisa acompanhar esse crescimento.

Esse desafio é bem conhecido pelos profissionais de TI e o problema não está só em aumentar a capacidade do servidor, mas também nos custos envolvidos e no tempo necessário para expandir a eficiência da máquina. A cloud híbrida ajuda a empresa a vencer tal desafio, pois o sistema tem a capacidade de expansão que uma companhia necessita de acordo com suas demandas. Além disso, o software pode identificar automaticamente a urgência de uma expansão do servidor e também fazer o deslocamento de recursos entre as plataformas disponíveis.

2. Eficiência

Existe uma enorme variedade de serviços prestados pelo setor de TI de uma empresa, Muitas vezes, são necessárias diferentes ferramentas para executá-los e um grande projeto exige rapidez em encontrar essas soluções. Sendo assim, a eficiência é uma das práticas que uma instituição precisa para cumprir seus objetivos.

Para esse fim, o serviço de cloud híbrida é altamente recomendado, porque o sistema funciona como gestor de serviços que oferece a solução exata para atender as demandas de um negócio, com a garantia de qualidade da aplicação.

3. Integração

Somar o que os diferentes tipos de cloud têm de melhor é o objetivo da cloud computing híbrida, e é justamente a integração dos serviços de um servidor privado com um público que otimiza a infraestrutura da empresa.

Pense um pouco sobre a customização de uma cloud privada. Nesse processo, foi analisado com cuidado o tipo de máquina que seria ideal para a companhia, bem como o tipo de segurança necessária para o sigilo dos dados.

Sendo assim, seria insensato desfazer todo esse trabalho a fim de migrar para a cloud pública. Porém, a cloud pública alcança desempenhos muito acima de um servidor particular e uma empresa precisa dessa performance. A solução é unir esses dois importantes elos, formando, assim, a vigorosa cloud híbrida.

4. Segurança

O quesito segurança na cloud híbrida ainda causa muita desconfiança no mundo corporativo. Para dissolver esse receio, é preciso lembrar que a empresa tem a opção de manter seus dados sigilosos na cloud privada, tendo assim todo o controle sobre a segurança de suas informações.

Então, a cloud pública poderá ser utilizada para dados menos críticos que podem ser hospedados em um ambiente compartilhado com outras empresas. Os sistemas que serão alocados na cloud pública podem ser: e-mail, backup, CRM, entre outros.

5. Redução de custos

redução de custos é bem expressiva quando se adota a cloud híbrida, e esse fator logo é percebido no TCO (sigla em inglês para custo total de propriedade). A economia acontece em duas áreas: primeiro no capital da empresa, pois é descartada, por exemplo, a necessidade de compra de um novo hardware para aumentar o armazenamento dos dados.

A segunda área é a despesa operacional, que envolve todos os serviços voltados para o funcionamento do servidor, visto que essa responsabilidade passa a ser da empresa de hospedagem. Em uma nota divulgada pela empresa Oracle Brasil, o CIO (chief information officer) do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, Valter Ferreira da Silva, apontou a redução de custos como um dos motivos da adoção da cloud híbrida na instituição.

6. Disponibilidade

Ao implantar a cloud híbrida, a empresa terá um sistema altamente disponível, com links de conexão redundantes que tornam o acesso de dados seguro e estável. A disponibilidade é um dos processos mais seguros da cloud computing, pois as empresas de hospedagem cuidam para que nada, nem mesmo panes elétricas, impeçam a conexão entre o data center e as empresas contratantes das aplicações em cloud.

7. Mobilidade

Atualmente, a mobilidade corporativa está crescendo entre as instituições. Isso significa que não importa onde estejam os colaboradores de uma empresa, eles terão acesso ao sistema da companhia por meio de dispositivos eletrônicos.

Para atender a esse alto tráfego de informações, a cloud híbrida permite a conexão rápida e de alta performance para os serviços remotos de uma empresa. Dessa forma, os projetos da instituição não ficarão imobilizados por falta de conexão adequada.

Como vimos no artigo, a cloud computing híbrida pode transformar a maneira com que uma empresa lida com sua infraestrutura de TI. Por meio de um bom planejamento, essa modalidade de cloud pode fazer seu negócio avançar com toda segurança.

Quer saber mais sobre as soluções da Locaweb Corp? Acesse nosso site!