Armazenamento de dados: servidores, storage e cloud computing, qual o ideal?

em Soluções.

Escolher qual é a melhor solução para o armazenamento de dados da empresa é o dilema de muitos gestores de tecnologia da informação, e tal decisão não deve ser feita sem um planejamento prévio. Para esse fim, é necessário conhecer bem os sistemas disponíveis no mercado.

Se você deseja implantar um equipamento de armazenamento de informações adequado ao seu negócio e quer conhecer as possibilidades que o mercado de TI oferece, este artigo foi feito para você. Continue a leitura e descubra!

A importância do armazenamento de dados para a empresa

Definir o equipamento que vai guardar os dados de uma companhia é algo que afetará todos os departamentos da empresa, principalmente na atualidade, em que as informações devem estar disponíveis para acesso em qualquer momento e lugar e, ao mesmo tempo, precisam estar seguras, além de hospedadas em um sistema escalável, virtuoso e de processamento impecável.

Além de fatores internos, alocar os dados em máquinas adequadas ajuda a empresa a enfrentar os fatores externos, como a concorrência. No mundo empresarial, as companhias que investem em soluções eficientes de armazenamento se destacam em oferecer serviços de qualidade para seus clientes, e ofuscam as que não conseguem implantar um sistema de dados adequado.

De olho nesse negócio em expansão, grandes empresas no mundo têm desenvolvido produtos de software que facilitam o armazenamento de dados para atender companhias que precisam investir nessa solução. E quais são as opções desse tipo de serviço disponíveis no mercado? Vamos conhecê-las a seguir.

Armazenamento em storage

Os dispositivos de storage são uma solução confiável de armazenamento de dados. Esses equipamentos são mais simples do que outras soluções, como servidores em nuvem, mas cumprem bem seu papel quando utilizados por companhias que precisam apenas guardar dados e arquivos e que não tenham um tráfego alto e constante de transferência de informações entre os equipamentos usados pelos colaboradores da empresa.

Visto que o storage não tem um sistema operacional que ofereça a opção de transferência de dados e conexão com vários computadores da rede, ele pode ser comparado a um HD externo. Dessa forma, companhias que precisam apenas de um local para armazenar suas informações escolhem esse sistema.

Conectá-lo em um servidor é outra alternativa, usada por instituições que optam por esse tipo de armazenamento e têm um tráfego de dados contínuo entre os equipamentos de TI. Dessa forma, conseguem unir duas vantagens: a capacidade de acúmulo de dados de um com a rapidez na disponibilidade do outro. Essa prática de unir os dois sistemas reduz o custo com a necessidade de expandir a capacidade do servidor do negócio.

A atenuação de custos do storage é uma vantagem, pois o consumo de energia da máquina é menor em relação a outros equipamentos, e se houver a necessidade de fazer melhorias no sistema, a despesa será menor do que terá com um servidor básico. Além disso, o sistema é seguro e com a configuração correta pode atender às necessidades de uma empresa.

Armazenamento em nuvem

Os benefícios do armazenamento em nuvem vêm sendo muito discutidos no mundo empresarial. A KPMG International divulgou um relatório mundial (Elevation business in the cloud) sobre o armazenamento em nuvem e apontou o crescimento do sistema entre as empresas. Nesse artigo, o CIO do Cancer Treatment Centers of America, Kristin Darby, resumiu o que a cloud computing significa para uma organização. Segundo ele, o sistema oferece todas as ferramentas de que precisa para atender às necessidades da instituição em que trabalha.

De fato, a nuvem possibilita uma infinidade de soluções para as empresas, uma vez que permite que todo tipo de dado seja alocado em máquinas de alta performance de corporações que hospedam servidores. De modo que basta uma conexão com a internet para acessar os dados em um data center externo.

O armazenamento em nuvem reduz o tempo gasto com o planejamento do tipo de servidor privado que a companhia implantará, diminui o valor investido na instalação da máquina, bem como a preparação do ambiente para hospedar o servidor, que precisa de uma excelente refrigeração.

A vantagem sobre outros sistemas como o storage é a alta disponibilidade de dados. Para uma empresa com vários equipamentos conectados entre si, compartilhando e acessando informações a todo instante, a cloud computing é a escolha ideal.

Outro fator a ser levado em consideração é a projeção de crescimento da instituição, porque para atender uma demanda maior de serviços, a infraestrutura de TI terá de expandir, e o serviço em nuvem tem a escalabilidade necessária para esse fim.

Armazenamento em servidor

Para empresas que não precisam de um sistema de alta performance, como a cloud computing, e que necessitam de uma máquina mais robusta que um storage, então a opção a considerar é o servidor. Essa categoria de equipamento possibilita o armazenamento de dados que podem ser acessados, adicionados e alterados por computadores da rede.

Os servidores variam de acordo com o sistema operacional, capacidade de acúmulo de dados e velocidade de transmissão das informações. Caso a empresa precise de uma máquina com maior desempenho, novas configurações podem ser adicionadas ao equipamento.

Geralmente, empresas que não carecem de um sistema de grande performance escolhem um servidor modelo torre, que é mais simples, enquanto as instituições que precisam de um equipamento de capacidade de armazenamento maior e também rapidez no tráfego de informações optam pelo modelo rack.

Em vista de todas essas informações, chegamos a que conclusão? Se a sua empresa precisa apenas de uma máquina que sirva para armazenamento dados, como faz um HD externo, a escolha ideal é o storage. Caso sua companhia precise da alta disponibilidade e escalabilidade de dados, o sistema perfeito é o cloud computing (nuvem). Se o objetivo é ter um equipamento com um desempenho menor, mas que permita um tráfego constante de informações, opte pelo servidor.

Quer saber mais sobre as soluções da Locaweb Corp? Acesse nosso site!