Aprenda os 5 erros mais comuns da TI para não repetir

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Para garantir que a política de gestão de TI seja eficiente, o gestor deve atuar continuamente evitando erros. Eles previnem que a empresa enfrente problemas que são consequências de falhas como o mau gerenciamento de recursos, a criação de estratégias pouco alinhadas com os objetivos do negócio e a definição de prazos não realistas. Assim, o empreendimento poderá contar sempre com uma infraestrutura de TI com alta performance e disponibilidade.

Quer saber quais são os 5 maiores erros da TI que podem ser cometidos por uma empresa e o seu time de técnicos? Então veja a nossa lista abaixo!

1. Não ter uma boa política de backups

A política de backups (tanto off-site quando on-site) possui um papel de destaque em empresas que pretendem manter a sua infraestrutura de TI protegida contra falhas operacionais e perda de dados. Por meio dela, gestores conseguem manter cópias de arquivos e sistemas em locais seguros, garantindo que todo registro digital importante poderá ser recuperado sempre que for necessário. Assim, o setor de TI poderá diminuir significativamente o impacto causado por problemas em dispositivos, ataques de malware ou falhas de software.

A política de backup deve ser abrangente, flexível e definida com um foco estratégico. Gestores de TI devem avaliar processos internos em busca dos sistemas mais importantes da empresa, uma vez que isso dará um direcionamento melhor para as atividades de criação de snapshots (que são os arquivos com cada versão de um sistema).

Outro ponto importante é a definição das mídias em que os dados serão armazenadas. Além de sistemas de armazenamento local criptografados, a empresa pode adotar o backup em ambientes de cloud computing. Como consequência, a capacidade de recuperar registros será ampliada ao máximo.

2. Dar privilégios em excesso aos usuários

Manter uma política de gestão em que usuários podem ter um amplo acesso aos recursos internos do negócio é um dos piores erros da TI que o gestor pode cometer. Quando isso ocorre, a empresa passa a ter um número maior de informações expostas a ataques, falhas de sistemas e malwares. Diante disso, o empreendimento deve adotar uma política de controle de acessos dinâmica e voltada para a segurança de todos os usuários.

A concessão de privilégios de acesso não deve ser baixa o bastante para que os fluxos de trabalho tornem-se pouco produtivos. Por outro lado, o excesso pode aumentar as chances de uma conta comprometida causar um grande impacto na segurança do sistema interno. Assim, o gestor deve garantir que o nível de privilégio definido para cada usuário seja sempre o mínimo possível.

3. Manter sistemas desatualizados

Parte das rotinas de manutenção de sistemas de uma empresa deve sempre incluir a necessidade de manter softwares corporativos atualizados. Os updates são modificações importantes, que podem trazer novas funções e tornar ferramentas mais eficientes, com um número de bugs menor. Diante disso, o gestor de TI deve sempre estar atento ao release de novas versões dos sistemas utilizados pela empresa.

Sempre que uma nova atualização torna-se disponível, o gestor de TI deve planejar com os usuários uma rotina de updates que não cause um impacto elevado nos níveis de produtividade do empreendimento. Isso é algo que merece atenção especialmente em grandes empresas, uma vez que é alto o número de pessoas que serão afetadas por um problema durante a migração para uma nova versão. Diante disso, uma boa estratégia é executar o processo de update em um momento de baixa demanda ou após o horário de trabalho da organização.

Quando o sistema se comunica com outros dispositivos ou faz uso de certificados próprios, o teste do software também deve ser realizado. Isso garante que a nova versão não criará conflitos com outros sistemas e ferramentas internas. Assim, o período de adaptação à nova versão será reduzido drasticamente.

Por fim, caso seja necessário, a empresa deve treinar profissionais de suporte. Assim que a nova versão começar a ser utilizada em larga escala, uma série de problemas e dúvidas podem ocorrer. Portanto, é fundamental que o time do help desk esteja pronto para auxiliar usuários a solucionarem os seus chamados com o máximo de precisão e agilidade possível.

4. Ignorar a necessidade de ter uma sólida política de segurança digital

As políticas de segurança digital devem fazer parte dos processos internos de qualquer empresa com uma grande infraestrutura de TI. Por meio delas, o gestor consegue garantir fluxos de trabalho em ambientes digitais confiáveis, com baixo nível de vulnerabilidades e uma ampla capacidade de eliminarem falhas. Além disso, os impactos causados por tentativas de ataque são reduzidos ao máximo.

A definição da política de segurança digital deve ser feita de maneira estratégica. Assim como os processos de backup de dados, o gestor de TI deve alinhar com outros setores as suas estratégias e rastrear os pontos críticos da infraestrutura. Dessa forma, é possível definir um conjunto de medidas que sejam abrangentes e, ao mesmo tempo, restritivos na medida certa.

Sistemas de monitoramento podem ser implementados para que o gestor de TI consiga avaliar o estado de toda a infraestrutura em tempo real. Tais ferramentas também tornam mais eficaz e ágil o rastreamento de falhas de segurança e outras vulnerabilidades. Dessa forma, problemas podem ser eliminados rapidamente antes que causem um grande prejuízo.

Bem estruturada, a política de segurança digital dará à empresa mais capacidade de se proteger contra ameaças e eliminar eventuais vulnerabilidades. Informações de clientes e parceiros serão protegidas contra terceiros.

5. Não criar mecanismos para a melhoria da performance dos profissionais do setor

Outro grande erro da TI que pode ser cometido por uma empresa é a ignorar a necessidade de possuir mecanismos que garantam a melhoria contínua do setor de TI. Nesse sentido, o uso de métricas de desempenho, implementação de boas práticas e treinamentos regulares são estratégias consolidadas em vários negócios. Elas dão uma capacidade maior para o empreendimento manter os seus profissionais com um trabalho de alta performance e qualidade.

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