11 ferramentas do G Suite para aumentar a produtividade

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Combinando uma série de recursos e soluções desenvolvidas para empresas, o G Suite é o conjunto de ferramentas profissionais da Google que podem ser personalizadas e utilizadas de forma privada por seus clientes.

Ao contratar o G Suite, uma empresa ganha acesso a uma diversidade de soluções, como o Google Agenda e o Hangouts, em versões mais robustas e completas que aquelas disponíveis para usuários comuns.

Para você conhecer um pouco mais o poder do G Suite, destacamos 11 ferramentas que podem ser utilizadas para potencializar a sua produtividade. Confira todas elas a seguir! 

1. Documentos

O Google Documentos pode ser descrito de forma simples como um editor de textos online. Mas, na prática, ele é muito mais que isso. Como está na nuvem, os arquivos escritos na plataforma são salvos a cada alteração, e não existe risco algum de perder dados por uma descarga de luz ou falha no sistema local.

Além disso, os documentos podem ser acessados remotamente por qualquer pessoa que receba permissão para tal. Dessa maneira, é possível criar documentos que podem ser editados de forma colaborativa por múltiplos usuários ao mesmo tempo, com segurança e praticidade.

O Google Documentos também tem uma opção de compartilhamento que permite apenas a visualização, o que é utilizado quando não é interessante ativar a permissão para editar. E para garantir a segurança do que é desenvolvido na plataforma, existe uma ferramenta incrível de controle de versão que permite reverter um documento para qualquer edição anterior.

2. Planilhas

Assim como o Google Documentos, o Google Planilhas é um aplicativo que possibilita o compartilhamento de um mesmo documento online por múltiplos usuários, com muita segurança e controle.

Mas, em vez de textos, esse software lida com planilhas de qualquer tamanho que podem ser utilizadas para organizar dados, realizar cálculos, gerar gráficos automaticamente e muito mais.

As possibilidades de uso aqui são tantas que o próprio Google Planilhas conta com uma galeria de templates, com sugestões como tabelas de orçamento, listas de tarefas, calendários, ordens de compra e muito mais.

3. Formulários

Criar, publicar e divulgar formulários nunca foi tão fácil. O Google Formulários é uma ferramenta simples que permite que qualquer um elabore um formulário interativo online para coletar dados em pesquisas, agilizar a entrada de ordens de serviço em um sistema e muito mais.

E o melhor é que as respostas dos formulários são automaticamente inseridas no Google Planilhas, uma integração que agiliza processos e facilita a compreensão dos dados coletados.

4. Apresentações

Completando o pacote de ferramentas de escritório do Google, o Google Apresentações é um aplicativo que permite a criação de apresentações online por slides, com múltiplos usuários colaborando simultaneamente em um documento.

Além de contar com centenas de funcionalidades exclusivas que agilizam a criação de apresentações, esse software também permite que elas sejam exportadas em diversos formatos. E para facilitar ainda mais o processo, tudo fica disponível na nuvem e pode ser acessado em qualquer computador com internet.

5. Sites

O Google Sites é uma ferramenta para criação ágil de sites na web com modelos pré-fabricados e ferramentas “arraste e solte”. Isso significa que qualquer um com um pouco de familiaridade com informática consegue desenvolver um site com a ferramenta, mesmo sem saber programar.

Os sites criados aqui já são responsivos e podem ser acessados de qualquer dispositivo, sem comprometer seu conteúdo. Essa é uma ferramenta muita utilizada na criação de intranets.

6. App Maker

Assim como o Google Sites permite a criação de páginas na web com um sistema “arraste e solte”, o App Maker faz o mesmo na criação de aplicativos. Apesar de não ser tão acessível do ponto de vista técnico como o Sites, o App Maker também agiliza e simplifica a criação de apps para celular que podem ser utilizados pela empresa.

A ferramenta conta ainda com uma poderosa interface de administrador para gerenciar todos os dados e o uso dos apps.

7. Keep

Excelente para potencializar a produtividade, o Google Keep é uma ferramenta que permite a criação rápida de notas e listas, substituindo cadernos de anotações e blocos de autoadesivos.

Tomar notas é muito prático com o Keep, mas o mais interessante desse app é a possibilidade de organizar tudo rapidamente e encontrar informações sem perder tempo. Como era de se esperar, ele se integra com outras soluções do G Suite, como o Documentos e o Agenda.

8. Drive

O Google Drive é o nome da solução de armazenamento na nuvem da Google. Com ele, é possível realizar upload de arquivos de qualquer tipo e tamanho em uma interface simples e extremamente completa.

Equipado com antivírus e sustentado por todo aparato de segurança da Google, o Drive é um local seguro para o armazenamento de dados sensíveis e ao mesmo tempo muito acessível para todos da equipe.

9. Hangouts

Com funções de chamadas em grupo por vídeo ou áudio, o Google Hangouts é um aplicativo de mensagens leve, simples e super poderoso. Ele facilita a comunicação entre membros de uma equipe e a realização de reuniões entre times remotos.

No Hangouts, é possível criar grupos diferentes de usuários para dividir os colaboradores em equipes e colocar todos alinhados na mesma página. É possível criar salas com até 8 mil usuários!

Ele é totalmente integrado ao G Suite e conta também com criptografia para garantir a segurança das mensagens.

10. Gmail

O cliente de e-mail do Google também está disponível como parte do G Suite, com tudo que a ferramenta aberta ao público disponibiliza e muito mais. É possível configurar usuários com endereços de e-mail no domínio da sua empresa e configurar a caixa de entrada para ter todo armazenamento que for necessário.

E caso surja qualquer dúvida ou situação inesperada, o Gmail no G Suite tem suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana.

11. Google Agenda

Por fim, o Google Agenda é a poderosa agenda virtual da Google, que permite a criação de calendários compartilhados e a programação de reuniões com facilidade. É uma ferramenta muito utilizada no mundo corporativo, mesmo em sua versão mais simples, gratuita e aberta ao público.

No pacote do G Suite, o Google Agenda se integra com todas as demais ferramentas do pacote, permite a criação de agendas de equipes e muito mais. É uma solução de alto nível para praticamente todo tipo de contexto.

E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre as ferramentas do G Suite? Aproveite e saiba como essas soluções mudaram a vida do Carlos!