1º dia de Google Cloud Next: lançamento da plataforma Anthos, Cloud Run, novos data centers, parceiros presentes em peso no evento e muito mais!

em Eventos, Locaweb Corp.

O Google Cloud Next trouxe muitas novidades em seu primeiro dia de evento!

O pontapé inicial foi dado pelo novo CEO do Google Cloud, Thomas Kurian, que citou planos da empresa e a clara intenção de acompanharem a tendência mundial, que é fazer com que todas as empresas migrem para a nuvem.

Segundo o vice-presidente de engenharia do Google, Eyal Manor, existe um grande desafio atual quando se fala em gerenciamento de dados em nuvens múltiplas, onde ele acredita que até o ano de 2024, 88% das empresas devem adotar uma estratégia de nuvem múltipla ou híbrida.

Se para Eyal, trabalhar com nuvens é um grande desafio, para João Bolonha, diretor do Google Cloud da América Latina, representa uma grande oportunidade, já que nas palavras do próprio “utilizar nuvens de uma forma simples e integrada permitirão às empresas estarem mais próximas de um mundo no qual uma aplicação pode ser registrada uma vez e seu código funcionar em qualquer lugar”.

Anthos

A grande novidade do dia foi o lançamento da plataforma híbrida Anthos, apresentada pelo VP de Infraestrutura Técnica do Google, Urs Hölzle.

Pensando em melhorar as experiências dos clientes e dar liberdade total de escolha na estratégia multicloud, o Google passará a oferecer, com a Anthos, um único serviço gerenciado, que permitirá gerenciar e implantar cargas de trabalho em nuvens sem precisar se preocupar com diferentes ambientes e APIs. Ele poderá, então, ser executado em nuvens de terceiros, incluindo AWS e Azure.

A Anthos é baseada no Google Kubernetes Engine, assim como outros projetos de código aberto. Também é agnóstico em relação ao hardware, o que significa dizer que os usuários poderão utilizar o hardware atual e executar o serviço, evitando a necessidade de investimentos em novos servidores. A justificativa desse lançamento, segundo Urs Hölzle, é atender um desejo antigo dos clientes.

Cloud Run

O primeiro dia também foi palco para o Google anunciar uma versão beta da plataforma Cloud Run, cujo objetivo é fazer com que os desenvolvedores estejam dedicados na escrita dos códigos e não se preocupem em qual infraestrutura a aplicação atuará.

Assim como a Anthos, a Cloud Run permite que os clientes possam usar infraestrutura própria combinada com nuvens de diferentes fornecedores.

Código aberto e novos Data Centers

O Google enfatizou muito o seu compromisso com o código aberto, dizendo ser o futuro da nuvem pública e mostrando-se favorável para conversar com empresas que estejam dedicadas a atuar nessa frente, bem como em áreas de gestão e análise de dados. Anunciou oficialmente parcerias com as empresas Confluent, DataStax, Elastic, InfluxData, MongoDB, Neo4j e Redis Labs.

Além do anúncio de alianças estratégicas, o Google anunciou a construção de mais dois novos data centers online até 2020, um em Seul, na Coreia do Sul e outro em Salt Lake City, nos Estados Unidos, mostrando um grande investimento em CAPEX no período de 2016 até 2018 (U$ 47 bilhões de dólares).

Summit Partners

O Summit Partners do primeiro dia (eventos voltados para os parceiros Google) apresentou diversas palestras voltadas para melhorias estratégicas dos negócios, com foco voltado para o produto e serviço oferecido, pensando sempre na melhoria de utilização do Google Cloud pelo cliente.

Além disso, trouxe alguns dados interessantes:

– O Brasil é o país que levou mais parceiros para o evento

– Entrada do Google na classificação LEADERS do quadrante mágico do Gartner para Cloud IaaS, o que significa dizer que Google está entre os líderes de empresas fornecedoras de solução cloud para infraestrutura como serviço na pesquisa de uma das maiores consultorias de tecnologia do mundo.

Por último, uma grande notícia: a Locaweb foi considerada pelo Google como um dos grandes parceiros estratégicos na área de SMB! Parabéns!

Ainda faltam dois dias de evento, amanhã voltaremos com um resumo dos principais acontecimentos do segundo dia de evento.

Continue acompanhando nossas redes sociais! FacebookYouTubeLinkedInInstagram