1. Home
  2. SMTP Locaweb
  3. Dicas para construir uma boa lista de contatos – SMTP Locaweb

Dicas para construir uma boa lista de contatos – SMTP Locaweb

Informação!

Veremos neste artigo algumas dicas para construir uma lista de contatos saudável para envios.

Formulário Opt-in

A construção de uma boa lista, prefira captar os contatos de maneira que eles autorizem os envios que serão feitos por você. Sendo assim, a melhor alternativa é criar um formulário Opt-in, seria uma área no site, landing page ou rede social onde o cliente forneceria os dados para receber seu conteúdo. A captação através de um formulário é mais saudável, pois o próprio cliente está inserindo suas informações e demonstrando a intenção de receber.

  • Para os contatos existentes nas listas atuais, cadastre um a um no formulário, desta forma estes contatos receberão o link de confirmação de cadastro e aqueles que realmente desejarem receber suas mensagens, serão ativados nesta nova lista criada para o formulário.
  • Com esta ação todos os contatos suspeitos e/ou com denúncia de spam serão eliminados (caso o contato não confirme o cadastro através do link de confirmação) ou deixarão de ser considerados suspeitos e darão autorização para receber mensagens (caso o contato confirme o cadastro através do link de confirmação).
  • Desta forma sua lista será validada através do formulário Opt-In e seus envios voltarão a ter melhores resultados.
Importante!

Não utilize listas compradas.

  • Essas listas apesar de possuírem milhares de endereços eletrônicos, uma boa parte dos servidores de e-mails bloqueiam esses contatos. Portanto, apesar de dar mais trabalho e levar mais tempo, construa sua lista usando um dos processos indicados.
  • Os e-mails que estão em uma lista comprada geralmente são os piores possíveis. Pessoas que têm seu endereço nessas listas muito provavelmente recebem e-mails de diversas outras empresas que também compraram endereços.
  • Além disso, geralmente essas listas têm muitos e-mails que não existem ou que foram desativados. Ao incluir esses e-mails na lista e fazer o envio, os serviços de disparos disponíveis no mercado já identificam o “erro” e interpretam como um sinal claro de que a lista não é atual ou que não foi construída com qualidade.

Resultado: Sua empresa fica com uma reputação baixa para os próximos disparos e com isso a chance da sua mensagem ser considerada SPAM ou ser Recusada pelo Destinatário será maior.

Higienização da lista
  • É importante que você higienize suas listas antes e após os envios, pois sempre que você enviar e-mails para contatos desativados, inválidos ou com erro (um comportamento típico de spammers), os provedores podem penalizá-lo e bloquear futuros envios.
  • Portanto é fundamental remover da lista todos os endereços que já são saudáveis (os chamados bounces).
  • Você pode ver um pouco mais sobre os erros de envios aqui, veja mais em: Tudo sobre bounces.
Pronto!

Seguindo essas dicas é possível ter uma maior segurança no momento do envio das mensagens.

Conheça!

Aproveite e conheça outros produtos da Locaweb, como o Hospedagem de Sites, clique aqui e saiba mais!

Este artigo foi útil ?

Artigos relacionados