Como garantir segurança na loja virtual durante a Black Friday?

em Black Friday.

Um evento que entrou definitivamente no calendário do brasileiro: a Black Friday. Nos últimos anos, a data gerou um alto volume de negócios para o e-commerce, que vê seu faturamento crescer neste período. No entanto, essa ótima opção para comerciantes e consumidores também gera uma preocupação quanto à segurança na loja virtual. Você sabe como garanti-la?

Pois é exatamente sobre isso que vamos falar hoje. Então, se você tem uma loja virtual e quer aproveitar a Black Friday para alavancar suas vendas, saiba como se preparar para esse dia. Vamos às dicas?

6 dicas para a segurança na loja virtual na Black Friday

Segurança é um assunto que merece a atenção do lojista durante todo o ano. Porém, como a Black Friday envolve um volume de negócios muito maior, é fundamental redobrar os cuidados para garantir um bom resultado para a loja e proteção do consumidor.

1. Faça um levantamento dos pontos críticos

A internet praticamente universalizou o direito ao comércio e hoje todo empreendedor pode ter seu próprio e-commerce. Porém, essa gigantesca janela de oportunidades virtuais traz riscos muito reais, com consequências financeiras que podem ser devastadoras.

Por isso, mesmo que um comércio tenha se iniciado de uma forma modesta, ele precisa se profissionalizar. A segurança da loja virtual é um dos aspectos que requer maior atenção.

Fazer um levantamento dos pontos críticos com profissionais especializados ou uma empresa terceirizada é fundamental para detectar brechas no código que podem levar à invasão de sites. Essa medida evita a ação de hackers e a utilização dos dados do cliente e da empresa para a realização de golpes.

2. Use selos de segurança e certificados

Este é um dos principais cuidados com a segurança de uma loja virtual. Além de garantir a preservação dos dados do cliente e da compra, ela contribui para que o site conquiste credibilidade junto aos usuários.

Isso acontece porque, quando entra em uma loja virtual com certificado digital SSL, o consumidor logo vê aquele pequeno cadeado que aparece na barra de navegação. Mesmo que ele não entenda de internet, ele saberá que seus dados são preservados.

O certificado SSL atesta que as informações que usuário fornece serão criptografadas. Isso quer dizer que, entre o momento em que elas são digitadas e a recepção lá no servidor, elas ficarão completamente ilegíveis, inacessíveis para pessoas mal intencionadas.

Por isso, o certificado é um recurso de segurança que a empresa deve não só utilizar, mas divulgar. Ele fará o consumidor se sentir confiante em relação àquela loja, que provavelmente terá a preferência do consumidor diante de ofertas semelhantes.

3. Evite fraudes de cartão de crédito

Infelizmente, o Brasil “ostenta” o quinto lugar em fraudes de cartão de crédito no mundo. Apesar de todos os transtornos que isso traz ao consumidor, o fato é que quem paga esta conta é o comerciante.

Por isso, tomar os devidos cuidados para evitar fraudes em cartão de crédito é uma medida essencial para evitar o prejuízo no e-commerce. O mercado já disponibiliza algumas opções interessantes, como o “pague com um clique” ou o 3D Security.

O sistema “pague com um clique” funciona a partir de dados já armazenados do cliente. Assim, ele não precisa preencher o formulário todas as vezes e que tenham suas informações sequestradas em um desses processos de compra.

Já no caso do 3D Security, o consumidor é direcionado à página do próprio banco na hora de efetuar o pagamento. Assim, é a instituição financeira que fica com a responsabilidade de checar, por meio da senha e token, se a operação está correta.

4. Tenha um bom sistema de criptografia de dados

Já falamos do certificado, mas precisamos voltar ao assunto da criptografia. Atualmente, ela é o método mais avançado para proteger o site, o que significa que o seu banco de dados e as informações dos clientes estarão resguardadas.

A função da criptografia é cifrar as informações do cliente e do servidor destino responsável pela conexão. Ela cria duas chaves de segurança, sem as quais não é possível decifrar os dados no meio deste processo.

Portanto, durante todo o trajeto entre a inserção da informação e a recepção do servidor os dados estarão ilegíveis para qualquer terceiro, especialmente no caso de um cibercriminoso.

5. Invista em segurança para sites responsivos

Atualmente, mais da metade dos consumidores já não compra em lojas virtuais por meio de seus computadores. Eles utilizam o dispositivo que está à mão, incluindo os móveis, como smartphones e tablets, além de aplicativos.

Por isso, um site responsivo é fundamental para potencializar suas vendas. Ele garante que as pessoas tenham sua loja disponível nas mãos, 24 horas por dia, no lugar onde elas estiverem.

Mas ao mesmo tempo em que as pessoas buscam o acesso móvel e as empresas oferecem essa opção ao cliente, os criminosos também desenvolvem ameaças compatíveis com esses dispositivos e sistemas.

Por esse motivo, um dos cuidados essenciais para o e-commerce é investir em sistemas que prevejam medidas de segurança de dados para dispositivos móveis. Eles devem identificar vulnerabilidades e fazer correções necessárias para garantir que essas aplicações sejam utilizadas de forma segura.

6. Crie um alerta para operações fora do padrão

Cada tipo de comércio tem um padrão esperado para suas operações, baseado em um ticket médio. Quando a compra do usuário ultrapassa esse parâmetro de forma muito nítida, isso pode indicar fraude.

Você pode ter um sistema configurado para se colocar em alerta diante dessas situações e estabelecer uma política de análise de risco diferenciada para esse tipo de operação. Esta é uma excelente forma de prevenir fraudes no e-commerce.

Colocando essas dicas em prática, você vai conseguir aumentar a segurança na loja virtual. Isso será importantíssimo não só para o seu comércio, mas também para os seus clientes. Assim, sua Black Friday garantirá apenas lucros, contribuindo para o sucesso do seu negócio!

 

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